Um dos itens mais importantes na concepção de uma casa, sem dúvida é o seu piso. Ele é o material que estará em contato com os circulantes em 100% das situações, e devido a isso, a preocupação com ele deve ser algo a se pensar.

O piso é a base da estética que se busca dar a uma casa, e saber escolher o melhor tipo a se utilizar é fundamental para que se possa delimitar o estilo que a casa terá.

Alguns pisos são mais duradouros que outros, alguns são mais fáceis de se limpar, já outros apresentam uma maior retenção de calor.

Para se escolher o ideal para a sua casa, deve-se ter em mente as necessidades e o que se busca, para assim, direcionar aquilo que se deseja e encontrar o material certo.

Neste texto, reunimos alguns tipos diferentes de piso e o que cada um deles pode oferecer para o conforto de seu lar. Continue com sua leitura e venha conhecer mais desses materiais.

Piso de concreto

Ao nos deparamos com locais do tipo de escritórios, hospitais, supermercados e afins, nos deparamos com um diferente e curioso tipo de piso, sem a existência de azulejos e rejuntes, esses que acabam por acumular muita sujeira. Este tipo específico, é o Piso de concreto polido.

Este é um tipo de piso que é reconhecido largamente por sua durabilidade e resistência, dando um prático e lindo acabamento no ambiente onde ele é colocado.

O grande diferencial presente neste tipo de piso é o fato dele poder ser utilizado em ambos os tipos de ambientes: internos e externos.

Sua popularidade tem aumentado cada vez mais e hoje já está sendo utilizado nas casas, devido à longa lista de vantagens que ele apresenta.

Antes, vale elucidarmos um pouco de como e com quais materiais ele é constituído.

Basicamente, os materiais que constituem o piso de concreto são a areia e a pedra brita, essa sem conter argila, barro ou outros tipos de materiais orgânicos. Para a sua realização, o cimento necessita ser de boa qualidade e a água deve ser realmente limpa.

Na hora de sua reparação, deve-se atentar às medidas inseridas na receita, ou seja, um ingrediente de mais e outro de menos, pode acabar prejudicando o resultado final do piso.

Esses pisos constituídos de concreto trazem uma grande variedade, e esta vai desde a sua resistência até o preço baixo no qual ele se mostra.

O motivo de sua resistência é justamente pela razão da mistura do cimento, este que após secar, vira uma densa camada, que virá a ser o piso, tendo em média 30 milímetros de espessura.

Dentre todas as suas vantagens, podemos listar as seguintes:

  • Imensa durabilidade;
  • Facilidade na limpeza;
  • Baixo custo;
  • Traz a sensação de amplitude e uma maior iluminação.

Ainda falando sobre os pisos de concreto, deve-se lembrar que devido ao calor e outras ocasiões naturais, existem comuns dilatações que acabam por gerar certa compressão entre esses materiais, ocasionando fissuras grandes.

Devido a isso, muitas empresas e pessoas optam pela a instalação das Juntas de dilatação em pisos de concreto armado. Isso garante a vedação e assegura a total integridade do piso

Para poder lidar com essas movimentações variadas, as juntas de dilatação são produzidas com alta resistência, além da máxima flexibilidade.

Estes atributos apenas se dão, pois se utilizam materiais de alto desempenho e qualidade como a resina epóxi, borracha nitrílica, neoprene e EPDM.

Taco de madeira

Clássico nas casas mais antigas, o Taco de madeira piso tem retornado nas atuais tendências da arquitetura e do design de interiores.

Considerando primeiramente a questão estética, este tipo de piso oferece ao ambiente uma sensação de aconchego e conforto, perfeito para dialogar com decorações mais rústicas e elegantes. Ele é termicamente neutro, ou seja, não acumula muito calor, nem é muito gelado.

O assoalho de madeira não reflete em grande densidade a iluminação local, e funciona muito bem na absorção de ruídos e barulhos, sendo um ótimo vedador acústico.

Sua limpeza é simples, porém, deve se ater aos cuidados necessários com a madeira para que essa possa ter uma maior longevidade e resistência.

Há no mercado o tipo de piso imitando madeira, feitos de materiais diversos. Não têm os mesmos méritos que um real taco de madeira, mas dependendo do projeto, pode funcionar muito bem na decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *