A construção civil conta com uma série de procedimentos e materiais especiais para a obtenção de resultados como o estabelecido nos projetos, de modo que alguns itens são essenciais na otimização do setor.

Nesse contexto, os pisos e revestimentos são alguns dos componentes mais importantes por complementarem a eficiência dos espaços e contribuírem para mais resistência e, até mesmo, no quesito estético.

Para saber mais sobre o tema e conferir algumas opções disponíveis atualmente nesse segmento, acompanhe o artigo a seguir!

Pisos de concreto

Os revestimentos de cimento queimado têm se destacado na construção civil por apresentarem, além de funcionalidade excepcional, uma série de vantagens com relação à praticidade e à estética.

Uma das opções derivadas dessa estrutura é o Piso de concreto polido, que tem alcançado os espaços empresariais e residenciais, indo muito além do uso industrial.

Antigamente, esse tipo de piso só era empregado nas fábricas e indústrias, mas a modernização do setor e das alternativas nos canteiros de obras permitiu que ele alcançasse também outras demandas.

E não por acaso: a estética e o valor funcional desse produto é de alto desempenho e garante mais comodidade no cotidiano.

É por meio dos reagentes adicionados ao concreto que ele ganha uma superfície otimizada e visualmente agradável, sendo alguns desses componentes:

  • Nanosílica;
  • Silicato de sódio;
  • Flúor de silicato;
  • Resina epóxy.

Também chamado de piso zero, uma das maiores vantagens desse tipo de estrutura nos pisos é que ele proporciona uma superfície absolutamente lisa, sendo que há dois tipos de acabamento que podem ser feitos: o camurçado e o vassourado.

Entre os benefícios oferecidos, podemos destacar:

  • Manutenção simplificada;
  • Vida útil prolongada;
  • Redução da proliferação de mofo e bactérias;
  • Custo menor;
  • Eficiência energética;
  • Valor decorativo.

Com relação a esse último quesito, é possível, ainda, contar com diversas opções de concreto estampado, garantindo maior eficiência estética e promovendo um espaço mais aconchegante e personalizado.

Pisos autonivelantes

Uma alternativa extremamente eficaz para a sobreposição de pisos já existentes, sendo ideal para revestir o chão com qualidade e facilidade de aplicação, são os pisos autonivelantes.

Pisos de cerâmica com rejuntes podem acabar apresentando desníveis, de modo que o emprego do Piso autonivelante confere a estabilidade e a uniformização do chão.

Para isso, espalhe a camada úmida sobre o piso e basta esperar que ela seque, o que acontece rapidamente. Seja qual for o piso já instalado, a aplicação do autonivelante pode ser feita de modo prático e eficiente, garantindo resultados otimizados em relação à funcionalidade e, também, à estética do espaço.

Pisos pastilhados

Também conhecido como piso moeda e fabricado a partir de borracha, que proporciona o efeito antiderrapante sobre o qual falaremos mais logo a seguir, o piso pastilhado pode ser encontrado em uma grande variedade de ambientes, tais como em:

  • Estacionamentos;
  • Aeroportos;
  • Shoppings;
  • Rodoviárias;
  • Estabelecimentos empresariais.

Sua aplicação é encontrada, especialmente, em locais onde há a possibilidade de geração de umidade no chão, como em clubes e academias, pois ele promove maior eficiência em segurança a partir de seus componentes antiderrapantes, evitando riscos de quedas e acidentes.

Além disso, a relação custo-benefício apresentada por esse tipo de piso é elevada e promove rentabilidade na instalação, que é simples e pode ser feita por meio de um procedimento de colagem no contra-piso, utilizando produtos como argamassa.

Os modelos, as cores e os formatos também variam, de forma que é possível atender a várias demandas de forma satisfatória.

Pisos antiderrapantes

O piso antiderrapante é, como sugere o próprio nome, ideal para evitar riscos de quedas e acidentes em geral, pois conta com propriedades que previnem escorregões, especialmente em lugares mais úmidos.

Sendo assim, sua aplicação protege crianças e adultos e ainda confere um valor estético de alto desempenho ao ambiente.

Isso porque é possível contar com diferentes tipos de formatos e estampas, sem falar nas cores, que também podem variar de acordo com a preferência do cliente.

Além do estilo e da beleza proporcionados, porém, uma de suas maiores vantagens é justamente em relação à promoção de um local mais seguro.

Seja em porcelanato ou mesmo em cerâmica, as opções disponíveis oferecem diferenças de custos e de níveis de absorção da água.

Por isso, é fundamental realizar uma avaliação sobre as demandas do local antes de optar pelo melhor modelo a ser instalado.

O mais importante é garantir a aplicação de qualidade, realizada por profissionais devidamente habilitados e com os conhecimentos necessários para a obtenção de resultados mais ágeis e confiáveis, pois isso vai assegurar o máximo desempenho em cada tipo de piso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *