É possível que em algum momento, quando andava pela estrada com seu carro, você já deva ter avistado alguns canteiros de obras funcionando a todo vapor. Talvez tenha ficado curioso ou não compreendeu ao certo o que realmente era aquilo.

Na verdade, a maioria de nós não conhece bem o que são esses projetos, porém, eles são de suma importância para a realização de obras de grande porte.

Em uma visão muito superficial, às vezes temos uma percepção que uma obra começa de fato com o levantamento das paredes, a alocação dos tijolos de concreto, a colocação de vigas. Enfim, quando a construção começa a ganhar seus primeiros traços.

Mas não é bem assim, para além disso, ou mais precisamente anteriormente à isso, existe uma série de serviços e projetos que são aplicados para estabelecer alguns quesitos essenciais para o começo de uma grande obra.

Basicamente, é necessário que se realize estudos específicos acerca da condição do solo, questão de licenciamento ambiental e questões relacionadas com a segurança da construção de determinada obra.

Assim, são feitos projetos que realizam mudanças, estruturações e fortificações, para que se possa viabilizar o erguimento de uma edificação com a devida qualidade e eficiência.

Esses serviços se mostram de fundamental necessidade e eles são bem recorrentes entre as construtoras e empreiteiras.

Devido a isso, neste texto, abordaremos alguns detalhes que envolvem esses serviços de engenharia e como eles possuem uma grande importância para a construção civil.

Portanto, aconselho que continue com a sua leitura para entender mais sobre como ocorrem e quais os detalhes que estão envolvidos na realização de projetos de engenharia.

Gestão de projetos e obras

O serviço de gestão de projetos e obras vem, cada vez mais, entrando em evidência e se tornando popular, tanto nas pequenas obras, como também nas grandes e mais robustas.

Para que você entenda, o serviço de gestão de projetos estabelece uma equipe para acompanhar cada detalhe e etapa de uma determinada obra. Sendo assim, a prestação desse serviço traz uma série de vantagens para a obra em si.

Sendo compostas por profissionais devidamente capacitados, as equipes irão supervisionar desde a realização do projeto inicial, atuando de forma incisiva em como se dará o desenvolvimento da obra, a gestão de materiais, como também será pela execução e mão de obra, garantindo o cumprimento de prazos e a realização do projeto inicial como ele foi concebido.

Desta maneira, se otimiza de forma enfática o uso do tempo pelos profissionais envolvidos na execução da obra. Ainda nesse aspecto, supervisiona tais profissionais para garantir que todos utilizem os EPIs corretos evitando a ocorrência de acidentes de trabalho que os envolvam.

Também é responsabilidade da empresa de gestão de obras, a fiscalização e averiguação do uso dos materiais da obra, para que se evite desperdícios ou mesmo a compra equivoca e inútil de determinados itens.

Em síntese, podemos resumir os benefícios da gestão de obras nos seguintes pontos, são eles:

  • Otimização do tempo e cumprimento dos prazos;
  • Utilização consciente e correta dos materiais;
  • Execução eficiente e boa resolução de problemas;
  • Eficiência e qualidade no resultado final.

Solo grampeado

Quando se fala em Solo grampeado, refere-se a uma técnica que visa a melhoria dos solos, permitindo que haja a contenção de taludes de ordem natural e de corte, por intermédio da execução de chumbadores, de concreto projetado e também da realização de drenagem do solo.

Como mencionado acima, a técnica é utilizada para a contenção de taludes de escavação e também dos de ordem natural. Aqueles que são gerados pela escavação são, de maneira eficiente, contidos por intermédio da técnica do solo grampeado.

Os taludes de ordem natural, também podem ser contidos pelo solo grampeado, antes ou depois de serem afetados por desastres naturais, como fortes chuvas ou desmoronamentos que os tornam instáveis e passíveis de rupturas e risco para as pessoas do entorno e de suas propriedades.

Rebaixamento de lençol freático

A técnica do Rebaixamento de lençol freático é altamente empregada na construção de prédios que possuem subsolos.

Deve-se saber que todo o terreno possui um lençol de água em sua região de subsolo. Essa água atrapalha a escavação do terreno, pois causa a formação de lama, dificultando a concretagem das fundações do prédio que virá a ser construído.

Para ficar livre da água, instala-se algumas bombas de alta potência que funcionam um dia inteiro. Elas são responsáveis por retirar a água do subsolo e deixar o terreno quase em aspecto seco, o que facilita contundentemente o trabalho de escavação e concretagem.