Uma das preocupações de quem vai fazer uma obra ou reforma, é o acúmulo de entulho decorrente do trabalho, que deve receber destino correto.

Pois os detritos podem causar poluição e, inclusive, atrapalhar o andamento do serviço, ocupando um espaço desnecessário no canteiro de obras.

Uma das maneiras de resolver o problema, é fazer a locação de caçamba com empresas especializadas neste serviço.

É importante verificar se a empresa possui o licenciamento necessário, para fazer o descarte em locais permitidos.

Como funciona o aluguel de caçambas?

O primeiro ponto a que deve-se estar atento, é verificar se a empresa oferece suporte à retirada de todos os tipos de materiais.

Pois o lixo pode ser classificado em reciclável e não reaproveitável. Existem, ainda, os dejetos que oferecem risco ao meio ambiente e precisam de coleta especial.

É importante que, antes de requisitar o caminhão caçamba, o responsável pela obra esteja atento a essa classificação e faça a separação de maneira adequada, para então solicitar os serviços.

A caçamba é levada ao local por caminhões e deixada para colocação do material e posteriormente retirada.

O número de dias que o suporte ficará disponível no local da obra, depende de cada empresa. O serviço pode ser solicitado por meio de tele entulho e agendado.

É importante lembrar que cada troca de caçamba, será cobrada como um novo serviço. Uma outra dica, é atentar-se à legislação pertinente para o uso do serviço.

Pois existem restrições de circulação caminhões em vias importantes de algumas cidades, como São Paulo.

Nessa cidade, a entrega e retirada da caçamba deve ser feita entre 22h e 4h da madrugada, horário permitido para circulação de caminhões, que levarão o suporte ao local da obra.

Quais são os materiais que podem ser coletados?

Os resíduos sólidos da construção, têm uma política de classificação para cada tipo de material.

O que é de fundamental importância na hora da contratação de um serviço de aluguel de caçamba zona norte, por exemplo.

A regulação é feita pela Resolução 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e dispõe os materiais da seguinte maneira:

Classe A

São os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados por empresas do próprio segmento, como:

  • Os resíduos gerados em obras de infraestrutura (construção, demolição e reforma de vias públicas, terraplanagem e obras de saneamento);
  • Materiais oriundos da construção, demolição e reforma de prédios, tais como como blocos, tijolos, cerâmicas e concreto;
  • Resíduos da fabricação ou demolição de peças como estruturas pré-moldadas como lajes e vigas.

Esses resíduos podem ser reaproveitados na própria obra ou encaminhados para usinas de reciclagem.

Classe B

São os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados por outras empresas. Vidro, madeira, alumínio, ferro, papelão, papel e plástico, são alguns dos materiais que podem ser recolhidos.

O aluguel de caçamba zona leste pode ser aliado à cooperativas de coleta reciclável na região, o que garante a destinação correta do material.

Classe C

São catalogados nessa classe, os resíduos da construção civil em que a recuperação ou reciclagem dos materiais não é viável.

Seja pelo alto custo ou pela impossibilidade total de aproveitamento. São destinados a aterros sanitários de construção civil.

Classe D

São os dejetos classificados como perigosos, por conta dos riscos de contaminação do solo e da água, além da possibilidade de causar danos à saúde.

Pertencem a esse grupo materiais como telhas de amianto, tintas, removedores e outros produtos químicos tóxicos. Devem ser encaminhados a aterros sanitários licenciados, para receber esses produtos.

Ao fazer uma obra de qualquer porte, o responsável deve ter ciência que o descarte inadequado dos materiais, pode causar inúmeros danos ao meio ambiente.

Como a poluição de rios e solos por produtos químicos, degradação de mananciais e o assoreamento de rios e córregos.

Além disso, a colocação de materiais em locais inadequados em obras feitas nas cidades, também pode obstruir vias públicas e gerar gastos desnecessários à administração pública.

Por ter que dar fim a resíduos, deixados em lugares de grande circulação. O aluguel de caçamba zona sul e em outras partes da cidade.

Onde o serviço está disponível é uma necessidade e uma responsabilidade de quem está fazendo as obras e não deve ser negligenciado.