Uma decoração de casa pode ser feita de modo profissional. Com a ajuda do designer de interiores, é possível equilibrar o gosto dos moradores com as características do imóvel, seguindo técnicas específicas.
Assim, o espaço fica ao mesmo tempo agradável para os moradores e cada centímetro do local é bem aproveitado.
Todavia, nem todos sabem que também é possível – e desejável – planejar o design interior de uma empresa com a ajuda de um especialista.
Entretanto, o processo e os objetivos são bem diferentes de projetar os ambientes de uma casa. Afinal de contas, trata-se de um espaço que deve esbanjar seriedade e profissionalismo.
Aprenda, neste post, mais sobre as diferenças e as vantagens de cada tipo de serviço em casas e em negócios.
Como funciona este serviço?
Normalmente, o primeiro passo para decorar casa ou um negócio é uma avaliação do espaço. Neste momento, o profissional analisa o local, seus lados bons, que devem ser valorizados, e os ruins, que devem ser trabalhados.
Do mesmo modo, é muito importante reunir-se com os moradores – ou proprietários – para conhecer seus gostos e seus objetivos com o projeto decorativo.
Desta maneira, o profissional consegue equilibrar esses fatores com os aspectos físicos do ambiente em questão, tais como:
- Tamanho;
- Iluminação;
- Localização;
- Estado de conservação.
Quais as vantagens do serviço?
As vantagens deste serviço fazem com que os profissionais da área atendam em cada vez mais cidades.
Se antes ele se restringia às capitais, hoje é possível encontrar escritórios e design de interiores em São Bernardo do Campo e muitas outras localidades. Entre os benefícios deste serviço, tanto em residências quanto em comércios, é possível destacar:
- Melhor aproveitamento do espaço;
- Mais conforto no ambiente trabalhado;
- Melhor controle do orçamento do projeto;
- Equilíbrio entre gostos e necessidades dos clientes, e características do local.
Design de interiores para casas
O design de interiores para apartamentos pequenos é um serviço cada vez mais procurado nas grandes cidades.
Isto porque, como as metragens dos novos empreendimentos imobiliários são cada vez menores, é preciso trabalhar o espaço de uma maneira estratégica, com o objetivo de aproveitá-lo ao máximo.
Para isto, costuma-se indicar itens como móveis multifuncionais e o uso de armários e estantes fixados nas paredes.
Além disso, também é preciso pensar no conforto ambiental.
Isso significa usar materiais apropriados para o clima da região (o porcelanato, por exemplo, funciona muito bem em locais quentes, mas não em zonas frias), e promover o reforço acústico, quando necessário (em apartamentos, isso é importante para evitar atritos com os vizinhos).
Contudo, estes aspectos mais técnicos não significam que a personalidade e os gostos dos moradores não sejam levados em conta.
Muito pelo contrário: a opinião deles é levada em conta em todas as etapas do projeto, desde o briefing (o pré-projeto) até a fase de acabamento, na qual são escolhidos os últimos detalhes (como elementos decorativos).
Design de interiores para negócios
Por mais que o design de interiores comercial tenha algumas semelhanças com o residencial, também há alguns aspectos distintos, que precisam ser levados com consideração.
Antes de tudo, é preciso analisar a proposta e o direcionamento do negócio.
Por exemplo, uma loja de roupas popular, cujo diferencial são os preços mais baixos, não é decorada da mesma maneira que um estabelecimento premium, que se destaca por oferecer atendimento personalizado e itens de marcas de renome.
Do mesmo modo, facilitar o trabalho da equipe é fundamental. Clínicas, por exemplo, podem contar com móveis feitos sob medida, que organizem insumos como medicamentos, seringas e luvas sem comprometer a estética do local.
Além disso, na hora de escolher as cores do ambiente, é importante basear-se na identidade visual criada para o estabelecimento.
É importante aproveitar a mesma paleta de tons, de modo que o negócio fique reconhecível pelos clientes e reforçando a proposta da marca.
No entanto, o mais importante de tudo é que o projeto seja totalmente pensado para agradar os clientes.
O ponto tem que ser convidativo, encorajando-os a conhecer o negócio, passar o máximo de tempo possível em seu interior e fazendo com que eles se sintam à vontade para experimentar os produtos.
Quando a decoração é bem elaborada e estes objetivos são atendidos, é possível que o negócio aumente consideravelmente suas vendas.