construção

Construir ou reformar demanda uma quantidade de tempo e planejamento muito grande, e com esse planejamento está incluso o orçamento e também a utilização de máquinas para a construção.

No entanto, em alguns casos, as máquinas podem sofrer pequenas avarias dado ao trabalho pesado contínuo, dessa forma deve então haver a troca de peças.

As peças são essenciais para que as máquinas se movam e façam seu trabalho de maneira adequada e fluida, ou seja, as peças ajudam os equipamentos e máquinas a manterem um desempenho muito grande.

Apontamentos sobre peças de máquinas de construção

Geralmente, as peças para as máquinas de construção, como as peças para retroescavadeira, são fortes, potentes e muito resistentes, entretanto, com o passar do tempo e o trabalho pesado contínuo é necessário fazer a troca das peças ou então uma manutenção profunda.

A troca é muito requerida, pois se uma máquina de grande porte, como as de construção, trabalharem com peças danificadas pode acontecer de novos problemas surgirem, atrasando em grande medida o trabalho da obra.

Em alguns casos, para verificar se uma peça precisa de troca é só verificar como está o seu estado. Em alguns casos a peça apresenta avarias antes mesmo da paralisia do seu funcionamento normal, dessa maneira, agindo de forma preventiva é aconselhado a troca das peças, seja peças para pá carregadeira ou qualquer outro tipo de máquina para construção.

Assim, verificando anteriormente o desgaste da peça, é possível evitar gastos futuros com manutenção, pois o problema foi sanado antes de acontecer.

Dessa forma, a reposição preventiva de peças para máquinas de construção deve ser sempre feitas para que se evite gastos maiores e também o atraso nas obras, ou no caso de trator peças o manuseio dos insumos agrícolas.

Os benefícios de efetuar a troca, preventivamente, das peças de máquinas de construção são:

  • Mantém o alto desempenho;
  • Evita gastos maiores;
  • Evita atrasos;
  • Traz confiabilidade.

Tipos de peças para máquinas

As peças são importantes para diversas máquinas, desde o trator, até os automóveis, e não é a toa que grande parte dos equipamentos estão em loja de auto peças.

Mas a maioria das máquinas de construção tem como peças principais, as engrenagens, afinal elas ajudam as máquinas na feitura dos movimentos, e por isso que elas são essenciais.

No entanto, existe uma gama variada de engrenagens, essenciais para as máquinas e conhecer os tipos ajuda a identificar se sua máquina está com algum problema relacionado a esse tipo de peça, que se encontra tanto na empilhadeira manual como em equipamentos automáticos.

Assim, podemos falar como os principais tipos de engrenagens presentes nas máquinas são:

1. Cilíndrica de dentes retos

Essa engrenagem tem como o objetivo fazer variações de força e também de velocidade nas rotações de eixos, por meio da chamada de tamanho do raio da engrenagem.

Sua característica são dentes retos, que dão nome à engrenagem, e são instalados em eixos paralelos, fazendo com que haja a ligação dos dentes de uma engrenagem com a outra.

O seu funcionamento é facilitado, e em alguns pontos fazem parte das peças bobcat, principalmente por ajudar nas variações de força e também de velocidade.

2. Cilíndrica de dentes helicoidais

Essas engrenagens possuem dentes inclinados, ou também chamados de helicoidais, e são construídas com dentes que não são alinhados e paralelos ao eixo, pelo contrário, são inclinados de forma a ter um ângulo entre o eixo e o segmento dos dentes.

Uma peça se engata na outra de forma mais devagar, gerando menos impacto e consequentemente menos ruído do que as de dentes retos.

Além do mais, esse tipo de peça é muito usado para máquinas que precisam sustentar mais cargas, por isso que ela é muito comum nas indústrias automobilísticas, em caixas de marcha, nas indústrias siderúrgicas, nas indústrias ferroviárias e, até mesmo, as alimentícias.

3. Cônica de dentes retos

Aqui a engrenagem tem forma cônica e um pouco inclinada, por conta disso ela pode sofrer mais com emperramentos e desencaixes, por isso que sua instalação nas máquinas de construção devem ser feitas com precisão.

Essas engrenagens não suportam grandes cargas e também altas velocidades.

Além desses tipos de peças há as engrenagens planetárias, cônicas de dentes helicoidais e outras. E todas elas têm como o objetivo fazer com que as máquinas se movam de maneira fluida e correta.