Atualmente não há dúvidas com relação à importância da sustentabilidade no planejamento e na execução de todos os tipos de projetos.

Essa necessidade está intimamente relacionada ao emprego de materiais mais ecológicos, que pode ser extremamente benéfico tanto para as obras quanto para os proprietários, mas principalmente para o planeta.

Uma dessas opções mais sustentáveis é o uso de MDF, desde a construção civil até a composição de móveis e utensílios como um expositor, por exemplo.

Além do baixo impacto ambiental, o material agrega outras vantagens aos projetos, como a durabilidade e a resistência.

O que é MDF?

MDF é uma sigla que corresponde à expressão “Medium Density Fiberboard”, cuja tradução livre para o português, significa “fibra de média densidade”.

O material é produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira, que geralmente são de diversas espécies de árvores reflorestadas, prensadas a 200º C.

As peças são fabricadas com as medidas específicas, ou são cortadas para a montagem de itens como uma mesa para escritório em MDF, por exemplo.

A fabricação nasceu nos anos 1990 e se popularizou. Atualmente, é utilizado principalmente na construção civil, composição de móveis, peças de decoração, na indústria automobilística ou para artesanatos.

Quais as características do MDF?

A popularidade do material se deu principalmente devido ao ótimo custo-benefício e da versatilidade do MDF. A estrutura do material possui as seguintes características:

  • Superfície lisa em formato de painéis;
  • Permite cortes ou perfurações em qualquer sentido;
  • Pode receber tratamentos como lixamento e pintura para acabamento;
  • Excelente resistência para as mais variadas instalações.

Outra característica do MDF é que o material é bastante estável e denso em comparação com materiais similares, como o MDP (produzido à partir de Pinus e Eucalipto).

As principais diferenças entre eles são o custo e as possibilidades com relação aos acabamentos, sendo que o MDP pode ser mais limitado.

Uma possibilidade é a confecção de expositor em MDF, uma peça bastante funcional que pode ser útil para empresas de diversos segmentos ou pontos de venda de diferentes tipos de produtos.

Já a composição de
painéis ou divisórias possibilita a privacidade e aproveitamento do espaço com uma solução acessível e eficiente. Entretanto, o material se faz bastante presente na fabricação de móveis planejados ou modulados.

Portanto, nas casas ou apartamentos, estabelecimentos comerciais, empresariais ou industriais, peças como por exemplo um rodapé de MDF podem ser facilmente encontradas.

Qual é a relação entre o MDF e a sustentabilidade?

O uso do MDF é possível em diversificadas peças e instalações, ampliando os benefícios da utilização do material, principalmente com relação ao meio ambiente.

O material utiliza apenas fibras de madeira originadas do reflorestamento como matéria-prima. Por isso pode-se dizer que a escolha de uma mesa de escritorio em MDF, por exemplo, pode ser considerada ecologicamente correta.

Pode-se dizer que o uso de MDF ajuda a evitar o desmatamento e uso indiscriminado de árvores nativas, que deveriam ser preservadas.

Um exemplo é o Mogno-brasileiro, nativo da Amazônia cujo nome científico é Swietenia macrophylla, e a extração clandestina deixou à beira da extinção. Esta é apenas uma das espécies que correm o risco de desaparecer justamente por conta da exploração desenfreada e ilegal.

A preservação dos recursos e riquezas naturais depende de pequenas ações realizadas por toda a sociedade. E o uso de materiais sustentáveis é um componente importante para o desenvolvimento em harmonia com a natureza.

Além disso, para os empreendedores, é preciso ter ciência de que a sustentabilidade é um valor cada vez mais valorizado no mercado e, principalmente, pelos clientes finais, que estão cada vez mais exigentes com relação à escolha de opções menos agressivas ao planeta.

Por fim, é preciso pensar que, se há uma alternativa mais ecológica e sustentável no mercado, principalmente com tamanha versatilidade (como é o caso do MDF, que permite a fabricação de cadeira de escritorio à item de decoração) não há dúvidas com relação à sua relevância.

Na contratação de empresas especializadas fornecedoras do material, como as marcenarias ou lojas de móveis planejados, é importante certificar-se da procedência da matéria-prima. Isso define o comprometimento da empresa com a sustentabilidade.

Também vale a pena ressaltar todos os cuidados rotineiros na contratação de serviços, como negociar formas de pagamento e atentar-se para as condições contratuais, evitando desentendimentos e problemas ou gastos extras.