As empilhadeiras são veículos industriais  e  usados nas construções de grande porte e são muito empregados em diversas atividades logísticas. Eles têm capacidade para operar em serviços que envolvem empilhar e transportar cargas de volume e peso elevados.

O uso dos equipamentos cresceu nos últimos anos, devido ao fato de ele estar mais acessível, afinal, hoje em dia também há empresas especializadas no aluguel de maquinários, além da possibilidade de compra de usados, desde que em boas condições.

Desta forma, a empilhadeira manual e elétrica se popularizam como soluções para facilitar o acondicionamento de cargas, com segurança, aumentando a produtividade das atividades relacionadas à logística, principalmente.

Contudo, é preciso pensar na importância das manutenções dos maquinários. Principalmente no caráter preventivo, as ações são fundamentais para evitar falhas e quebras que podem diminuir a vida útil do equipamento.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é fundamental para a durabilidade de qualquer tipo de equipamento ou maquinário, pois garante a eficiência e o funcionamento adequado durante as funções.

Isso é feito por meio de inspeções regulares em todas as peças que compõe o equipamento, como o eixo sem fim, por exemplo, relacionado à tração dos veículos.

Para saber quando realizar a manutenção preventiva, é preciso pensar nas condições e no tempo de uso do equipamento em questão.

Se for uma empilhadeira nova, basta seguir as indicações do fabricante, seguindo as recomendações com relação ao período de revisão de cada uma das diversas peças para empilhadeira.

Entretanto, em situações em que as máquinas são submetidas a usos mais intensos, a manutenção preventiva pode ser adiantada.

Já no caso dos equipamentos mais antigos, a recomendação é que uma revisão completa seja feita a cada quinhentas horas de uso, o que também pode variar dependendo das condições de uso.

Quais os principais itens avaliados nas manutenções?

A compra de equipamentos mais modernos, cujas condições contratuais incluem a assistência técnica e a substituição de auto peças costumam contar com rotinas bem definidas de manutenções.

Os diagnósticos passam a servir como um histórico sobre o equipamento, ajudando na resolução de problemas de maneira inteligente.

No caso de maquinários mais antigos ou seminovos, é fundamental a avaliação contínua de profissionais ou empresas especializadas de confiança.

Os trabalhos realizados no distribuidor de peças para empilhadeiras podem variar bastante de acordo com a situação em que se encontram os componentes que formam o equipamento.

Entretanto, há alguns elementos que não podem ser deixados de fora das inspeções e vistorias. São eles:

  • Filtro do óleo do motor, que barra impurezas nas peças;
  • Água do radiador, para que refrigere adequadamente;
  • Filtro do combustível, que barra impurezas na bomba injetora;
  • Filtro do óleo da transmissão, essencial para seu funcionamento.

No caso de trator peças à combustão, é preciso dar uma atenção especial para filtros e troca de óleo, que ajudam a regular o consumo de combustível e a durabilidade das peças. A lubrificação também é central nos modelos elétricos.

Quais os benefícios da manutenção preventiva de empilhadeira?

Além do aumento da vida útil do equipamento, o investimento em manutenções preventivas de empilhadeiras e outros veículos de carga resulta em outros benefícios para o maquinário e seu proprietário.

O primeiro é conseguir evitar problemas logísticos, já que quando um maquinário têm problemas de funcionamento isso pode prejudicar as atividades das empresas, gerando atrasos.

As revisões são, portanto, uma forma de evitar o comprometimento da produtividade que ocorre com as quebras acidentais e de surpresa.

A rotina de manutenções preventivas também diminui consideravelmente os riscos de qualquer problema técnico ou mecânico que podem atrapalhar a logística.

Alguns cuidados, como a troca de filtros, checagem de velas ou realinhamento e balanceamento dos equipamentos podem resultar também na economia no consumo de combustível ou energia. Isso é possível apenas com a alta eficiência de operação dos equipamentos.

Por fim, ao garantir o funcionamento adequado das empilhadeiras e maquinários, os empreendedores também conseguem assegurar ambientes com menos riscos laborais para os seus colaboradores.

O maquinário pesado, quando não é bem cuidado, pode representar um perigo para a segurança das pessoas, da carga e do patrimônio durante as atividades.

Vale a pena ressaltar que a qualidade das revisões é garantida com o investimento em serviços realizados por profissionais qualificados e experientes, que contam com os conhecimentos específicos e as ferramentas necessárias para as atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *