nr 11

Para entender como fiscalizar o transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais, é preciso entender o que é a NR-11.

Todos os processos dentro das indústrias ou comércios envolvem a movimentação de alguma determinada mercadoria. Hoje, na era da Internet, as ações são quase invisíveis, porque os produtos chegarão automaticamente.

Esta norma é oficial e obrigatória para todas as empresas que operam no Brasil e desenvolvem atividades no âmbito de sua supervisão (ou seja, empresas que transportam, movimentam e armazenam mercadorias).

Além do que abordaremos neste artigo, é muito importante que você faça  Cursos Online da área, com o objetivo de compreender melhor sobre o ramo.

O que é NR11?

A NR11 visa reconhecer as melhores práticas adotadas no mercado, mas torná-la uma prática regulatória e oficial para todas as empresas reguladas.

A denominação completa desta norma é “NR 11-Transporte, Manuseio, Armazenamento e Manuseio de Materiais”, cujo texto completo pode ser lido aqui.

A NR11 tem a obrigação de diversas atividades logísticas, envolvendo: transporte, carga. descarga e armazenamento de mercadorias. A norma NR13 passa a regulamentar os princípios previamente publicados nos artigos 182 e 183 do TLC (Consolidação da Legislação Trabalhista).

Solução para os operadores de máquinas

Conforme mencionado anteriormente, obter um certificado NR 11 após a conclusão de um curso específico para esta norma é uma forma rápida de acessar as informações e treinamentos que eles podem obter. Salve vidas.

Isso porque o curso da NR 11 não apenas possibilita ao profissional enfrentar possíveis situações de perigo, mas simula situações reais, a fim de prepará-lo para as oportunidades que possam surgir em seu dia a dia.

Além disso, o treinamento da NR 11, como o nome sugere, proporciona um treinamento teórico com o objetivo de testar as habilidades cognitivas dos operadores de máquinas e prepará-los para a tomada de decisão ágil.

Portanto, considerando que a implantação do Curso NR 11 pode reduzir significativamente os acidentes de trabalho durante o uso de equipamentos, empresas de todas as esferas da vida buscam os cursos da NR 11.

Como atender à NR 11?

A NR-11 é uma norma aberta e aberta, portanto, todo gestor tem liberdade para pesquisar a publicação e avaliar o quão bem sua equipe cumpre os requisitos previstos na legislação.

Os profissionais devem possuir todo o equipamento técnico para executar com sucesso todos os tipos de processos normativos, legais e de qualificação para qualquer tipo de empresa.

Para implementar os padrões normativos, as atividades da empresa devem ser revisadas e diagnosticadas, e os achados devem ser comparados com os exigidos por lei.

Em seguida, um plano de ação claro deve ser desenvolvido, incluindo o responsável e a data de entrega de cada ajuste determinado.

Veja alguns riscos do não atendimento aos requisitos

As empresas que deixarem de cumprir os requisitos da NR-11 se encontrarão em uma situação complicada. As inspeções do trabalho no Brasil são muito intensas, o que acaba complicando muitas empresas.

As empresas que são notificadas e eventualmente repetem as ações verificadas pelos fiscais estão constantemente sujeitas a sanções como multas, avaliações e bloqueios.

A melhor forma de evitar problemas com os inspetores do trabalho é manter evidências do cumprimento de cada exigência regulatória. O sistema de gestão ajuda a empresa a cumprir essa tarefa.

Os procedimentos são desenvolvidos para facilitar a identificação do cumprimento de cada item obrigatório, para que até a discussão com o fiscal seja mais simples.

Os requisitos de segurança exigidos 

Veja a seguir alguns dos principais requisitos de segurança exigidos por esta norma.

Uso de EPIs

O EPI, também conhecido como equipamento de proteção individual, é um item que as empresas devem fornecer para garantir a integridade física de seus profissionais. Para o uso correto dos EPIs, é necessário primeiro entender quais são os riscos enfrentados pelos profissionais e quais materiais são especificados para garantir essa segurança.

Portanto, a empresa deve exigir o uso correto do equipamento e fornecer treinamento regular sobre boas práticas de uso e responsabilidades de segurança de cada pessoa de acordo com o papel de cada pessoa.

O equipamento fornecido deve ser aprovado pela autoridade competente, além disso, a própria empresa é obrigada a substituir o artigo imediatamente caso este se encontre danificado ou não ofereça boas condições aos profissionais.

Assegurar que todos os devidos equipamentos sempre estejam nas melhores condições

A NR 11 exige que as empresas garantam sempre que todos os equipamentos e veículos estejam nas melhores condições. Por isso, é muito importante que as empresas invistam em manutenção preventiva. Em outras palavras, mesmo que o veículo esteja claramente em boas condições, um horário deve ser estabelecido para este evento.

Também é importante que as empresas obtenham mão de obra qualificada para manter essas frotas e gerenciar o trajeto de cada veículo – pois isso afeta diretamente a qualidade e a durabilidade dos equipamentos.

Da mesma forma, é necessário treinar e treinar os motoristas da transportadora, pois essa estratégia permitirá que eles façam a manutenção do veículo antes e depois de cada viagem – para prevenir acidentes e prevenir danos por uso indevido.

Isolar sempre as áreas de movimentação de materiais

A norma estabelece áreas que devem ser isoladas pela empresa. Nesse sentido, é preciso entender o que são e como deve ser esse isolamento. Também é possível à empresa utilizar sinalização nestes espaços, pois permitirá a quem passar por este local saber que se trata de um ambiente desportivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *