indústria

A área da indústria é inegavelmente uma parte do motor que faz qualquer economia girar e assim dar lucros. A criação de grandes pátios com máquinas pesadas para produção em massa permitiu uma distribuição de bens e serviços impressionante e inigualável.

Entretanto, é inegável que com coisas mais pesadas você também terá mais riscos. 

Por isso, trabalhar na indústria vai exigir uma série de ações que trazem segurança para o colaborador.

Principalmente, no que tange treinamentos de segurança do trabalho, sendo o treinamento NR 6 uma das formas mais garantidas de se obter resultados hoje.

Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre este treinamento e outros que são essenciais para profissionais da indústria.

Tipos de treinamentos para profissionais da indústria

Separamos aqui alguns tipos de treinamentos específicos, embora eles não vão falar sobre um assunto em específico, são as principais ocorrências relacionadas à necessidade de cada vaga para cada empresa.

1- Orientação / Integração

Esta primeira classe de treinamentos normalmente ocorre no momento da contratação da pessoa. 

Com ela, a empresa separa uma série de profissionais que irão mostrar como funciona o ambiente interno da empresa.

Neste tipo de treinamento é possível mostrar todas as atividades, mapas da empresa, regras de trabalho, horários e até mesmo as bonificações dependendo de cada cargo.

Outro ponto que é inegavelmente visto é a questão da segurança e das normas dentro da empresa, garantindo uma melhor ambientação dos novos funcionários.

Este tipo de treinamento é feito no primeiro dia de trabalho ou antes deles, mas normalmente não é remunerado. 

Entretanto, é um dos mais importantes para quem quer realmente se adequar à vaga.

2- Onboarding

Esta é uma segunda etapa de treinamento para aqueles que estão entrando na empresa, mas nem sempre ocorre, ou então é feito de maneira combinada com o primeiro.

Por meio dele o profissional será orientado pelo chefe do seu setor, e então receberá as orientações específicas de suas funções. 

Ele serve como uma introdução não só à empresa, mas às funções que a pessoa irá executar.

Não substitui um impacto da orientação próxima com a pessoa que irá mostrar o trabalho passo a passo. 

Entretanto, é uma das maneiras mais eficazes de garantir a assimilação prévia do quadro geral de tudo o que for feito.

3- Treinamento de Normas Regulamentadoras PARA INDÚSTRIA (Obrigatórios)

Estes são treinamentos que estão diretamente ligados às normas regulamentadoras estabelecidas pela CLT. 

Nele, o profissional irá aprender a utilizar os equipamentos de segurança necessários para se proteger em seu cargo, assim como as melhores técnicas para desempenhar seu trabalho de maneira segura.

Como este é um treinamento que garante a proteção do colaborador, é importante dizer que ele é feito de maneira prévia à contratação, sendo o primeiro de todos.

E isto não é só uma questão de exigência e caprichos internos da empresa. Na verdade este tipo de treinamento é feito antes de você sequer receber a integração.

Mas, o melhor de tudo é que você recebe ele gratuitamente pela empresa.

Entretanto, é importante dizer que este é um treinamento que requer uma reciclagem a cada dois anos para que o profissional se mantenha apto dentro do seu cargo.

Alguns exemplos que podemos citar é o treinamento NR 6, que irá lidar diretamente com a questão de equipamentos de proteção individual. 

Entretanto, também temos vários outros, como por exemplo o NR 10, que lida com questões de eletricidade, NR 35 que fala sobre trabalhos em alturas.

4- Treinamentos de Soft Skills

Embora não sejam tão comuns, os treinamentos de soft skills são essenciais para quem deseja se desenvolver como profissional de altíssimo desempenho.

Este é um termo que utilizamos no meio empresarial para falar de habilidades que não são técnicas, por exemplo, a disciplina.

Pessoas podem ser ótimas com contas e se destacarem no setor financeiro, mas sem disciplina será realmente difícil fazer com que a produtividade esteja sempre em alta.

Embora sejam treinamentos mais difíceis de se trabalhar, estão em alta e possuem algumas empresas especializadas.

Como soft skills comuns, podemos listar:

  • Liderança;
  • Organização;
  • Proatividade;
  • Ética;
  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe.

5 – Treinamentos técnicos PARA INDÚSTRIA

No final, a maioria dos treinamentos voltados para a área de indústria estarão relacionados à segurança do trabalho. 

Entretanto, também temos uma outra excelente quantidade que são os treinamentos técnicos.

Estes são treinamentos que buscam exatamente estimular as habilidades do profissional para primeiramente executar melhor as suas tarefas. 

Normalmente, mostrando um jeito mais prático e eficiente de executar o que já se faz todo dia ou então utilizando uma outra ferramenta ainda melhor.

Mas, podemos destacar que este treinamento permite ao profissional conquistar a capacidade de fazer outras atividades. 

Normalmente sendo indicado para quem está mudando de setor, ou que mesmo tenha a possibilidade de crescer ainda mais no seu cargo.

Este tipo de curso costuma vir com um certificado, que é tão importante para a empresa que pode comprovar a capacitação de seu funcionário, como para o funcionário que terá uma adição no seu currículo.

Excelentes para garantir que você tenha ainda mais resultados práticos no dia a dia. Aumentando a produtividade e o engajamento do trabalhador.

Considerações finais

Resumindo, como você pode ver, existem várias orientações e treinamentos que são realmente importantes para garantir a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho. 

Entretanto, não é só a capacitação que é importante, afinal, se realmente deseja ter segurança no seu ambiente de trabalho, vai precisar também se dedicar um pouco mais. 

Como a garantia de que você está obedecendo aos protocolos de segurança previstos. 

Assim, você coloca o que aprendeu na prática e finalmente as coisas atingem um nível seguro de atuação.

Entretanto, se você quer realmente se manter adiantado para as empresas e garantir que sua contratação seja mais tranquila, é possível investir em cursos online na área.

Eles são baratos e entregam certificados válidos que farão toda a diferença no seu dia a dia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *