Um dos itens essenciais a serem pensados nos momentos de reformas ou construções é o revestimento que a casa, ou qualquer ambiente, irá possuir. Ele é um dos aspectos mais importantes de uma edificação, pois se estende a todo o local, ou seja, os benefícios dele (ou então desvantagens) serão largamente sentidos.

Por isso, é de suma importância que se busque o revestimento ideal para a sua casa, de forma que ele possa suprir as necessidades impostas do local da melhor maneira, trazendo o conforto e a qualidade que sua residência ou negócio merecem.

Devido a isso, elaboramos este artigo para elucidar algumas questões acerca dos tipos de piso e os pormenores que envolvem a sua aplicação. Portanto, aconselho que continue com sua leitura para entender melhor sobre o modelo ideal de piso para cada ambiente.

Junta de dilatação de piso de concreto

Primeiramente, deve-se saber que na hora de aplicar um novo revestimento em algum imóvel, a Junta de dilatação piso concreto é um dos mais importantes detalhes a serem analisados. Isso porque fatores como a temperatura e sobrecarga influenciam diretamente na obra, sendo que a construção e o revestimento podem, com o tempo, sofrer alguns danos.

Assim, esse processo existe para minimizar esse efeitos e tornar a obra mais durável.

O termo “juntas de concreto”, está ligado ao espaçamento que há entre as placas de concreto de determinados pisos e revestimentos. A técnica busca a expansão térmica e a flexibilidade da obra.

O método deve ser realizado seguindo os procedimentos estabelecidos, com um cuidado redobrado para a qualidade do projeto e para a segurança dos trabalhadores.

É necessário que uma equipe especializada realize o trabalho para que se evite infiltrações de água, além da delimitação de profundidade do selante.

Existem três tipos de junta: A de controle, a de expansão e a de construção.

As juntas de controle são marcas leves realizadas no concreto e, caso ele venha a trincar, será no lugar sinalizado.

As juntas de expansão são aquelas utilizadas para separar o piso de alguns outros elementos, como vigas e pilares.

Por fim, as juntas de construção são as que demarcam as faixas de concreto, em sentido transversal ou longitudinal.

De maneira geral, elas promovem várias vantagens como:

  • O impedimento de infiltração de materiais prejudiciais ao revestimento;
  • Maior durabilidade à construção;
  • Evita rachaduras;
  • Boa resistência em qualquer movimentação.

Concreto Polido

O Concreto Polido é um material que apresenta alta versatilidade em seu uso. Com ótima estética, se utilizado de agregados, quartzo e cores, trazendo ao ambiente em que é instalado a percepção de elegância e sofisticação.

o material tem superfície muito reflexiva, o que proporciona uma vasta qualidade evocativa perante a luz e, devido a isso, é utilizado para uma série de aplicações.

Seu uso principal se dá no âmbito interno dos pisos, mas já existem os arquitetos e designer que buscam utilizá-lo das maneiras mais surpreendentes e diferentes, aplicando o material em paredes, pisos de pátio e painéis externos de grande edificações modernas.

O concreto polido pode ser confeccionado de diversas maneiras distintas desde as mais baratas e tradicionais, utilizando basicamente o cimento e agregados, até os que se utilizam de selantes específicos, estes que criam superfícies altamente reflexivas e sofisticadas.

Seu uso se dá muito nos projetos com um viés mais comercial, pelo fato de apresentar maior durabilidade e resistência ao constante circular das pessoas.

Ele é confeccionado pela adição de um endurecedor químico, que faz a função de adensar o concreto em forma porosa, e posteriormente se realiza o processo de polimento para que ganhe brilho e suavidade.

Além das vantagens acima destacadas, o concreto polido é muito buscado pela facilidade que se tem em sua limpeza rotineira e manutenção periódica.

Ele possui uma superfície dura e lisa que facilita a higienização e dificilmente virá a ser danificada, a não ser em casos de rachamento pela umidade e assentamento da edificação.

No entanto, há de se ressaltar que caso ocorram tricas e rachaduras, existem os materiais para remendo que disfarão essas trincas.

Assoalho de madeira maciça

O Assoalho de madeira maciça apresenta grande qualidade e durabilidade.

Sem sair de moda nunca, esse tipo de revestimento é feito com réguas de madeira maciça, com diferentes tamanhos e espessuras.

Sua aplicação pode ser realizada com cola PU ou com parafusos, desde que realizada por profissionais devidamente capacitados para a execução desse serviço.

O assoalho de madeira maciça é o revestimento que se adequa perfeitamente ao mais variados estilos de ambientes, sendo altamente recomendado para a decoração rústica.

Ele ainda irá contribuir para a criação de uma percepção de conforto, sofisticação e aconchego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *