Quando construímos nossa casa, pensamos em diversos itens que podemos utilizar para implementá-la, como a decoração, os tipos de ambientação, iluminação entre outros. Mas, há também um fator bem importante com o qual devemos despender atenção: a forma de instalação para água e aquecedores que podem ser instalados.

Há diversos tipos, e um dos mais usado hoje em dia é o aquecimento via energia elétrica, assim como a luz e as instalações elétricas e hidráulicas trabalham, mas é possível ter outras alternativas.

Cada vez mais a procura por outras opções e sugestões sustentáveis aumentam, isso porque as pessoas estão reinventado seu estilo de vida e procuram sempre o melhor para si, para o meio ambiente e também o meio mais econômico possível.

Uma das variações mais exaltadas atualmente é o aquecedor de água a gás. Esse sistema permite que a água de sua residência seja aquecida por meio de um equipamento movido a gás. Não o de cozinha claro, pois esse é mais especializado.

Assim, ara que você entenda mais sobre esse tipo de aquecimento, iremos falar neste texto sobre seu funcionamento e todas as suas vantagens, que não são poucas. Então, acompanhe este artigo até o final e saiba mais sobre as opções e equipamentos de aquecimento.

Entenda sobre o aquecimento residencial a gás

O aquecedor de agua com a composição a gás possui um sistema de queimador, que é semelhante ao fogão original. Em seu interior, há um tipo de serpentina, no qual a água circula para poder ser aquecida.

Quando acionado, o fogo será controlado automaticamente por um elemento chamado pressostato, que tem um sensor acoplado na rede de fluídos, assim como uma válvula que controlará a passagem do gás para o queimador em questão.

Quanto mais fria for a água, mais intenso será o fogo, para que ela possa atingir a temperatura ideal, que será escolhida previamente por você.

Esse aparelho se encontra, na maioria das vezes, em locais como a área de serviço, sem nada perigoso ou inflamável em volta. Essa é uma atenção necessária pois ele é constituído pelo gás GN, natural, que ajuda em seu funcionamento, mas pode ocasionar um incêndio se não houver adequação e cuidado com o local de seu armazenamento.

Alguns dos benefícios desse tipo de serviço são:

  • O aparelho pode ser usado tanto em casas quanto em prédios;
  • São compactos;
  • Sua remoção é facilitada;
  • O acendimento do aquecedor é automático;
  • Não é necessário reservatório;
  • É um equipamento muito seguro;
  • Possui baixa pressão de gás;
  • Pode ser usado em diversos pontos ao mesmo tempo;
  • Sua duração é de 10 a 15 anos.

Isso sem falar que quando a água é utilizada por esse processo, ele tende a ficar com uma temperatura mais alta do que as de energia elétrica e a sua pressão na hora do banho é bem maior.

Graças ao pressurizador para aquecedor a gas, é possível ter um banho como se fosse um chuveiro de hotel.

Isso se dá, porque o pressurizador é um outro tipo de aparelho que acompanha esse sistema, que ajuda na pressão da água, principalmente quando há pouca vazão desse elemento.

Esse equipamento é composto por uma eletrobomba silenciosa e um controlador automático, que quando acionado, liga essa bomba para que os pontos de consumo possam ter as redes pressurizadas.

O pressurizador de agua deve ser instalado em locais cobertos, como banheiros, área de serviço ou abaixo da laje. Após toda a certificação, o sistema de aquecimento está próprio para o seu uso.

Ele é um maquinário muito seguro, que faz com que todos os pontos de instalação e caimento de água tenham uma pressão de água muito maior. Por isso, locais que abrigam pessoas, para melhor bem-estar, usam o chuveiro com pressurizador, para que não seja somente um banho, mas também uma massagem.

Lembre-se sempre que assim como qualquer outro tipo de maquinário, esse sistema de aquecimento necessita de manutenção, tanto prévia, quanto ao decorrer de sua utilização e/ou quando ocorrer algum defeito.

É muito difícil que os equipamentos quebrem, mas para prevenir, é interessante sempre verificar suas condições, para que o conserto de aquecedor a gas não seja algo constante.

Conclusão

Para você que quer fugir do óbvio e tentar outro tipo de aquecimento diferenciado, o a gás é uma boa pedida para sua casa. Isso porque ele é um equipamento moderno e muito seguro para manter em um ambiente fechado e dá mais qualidade de vida para a sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *