As reformas e construções são algo que vemos diariamente pelas cidades, mas que muitas pessoas não têm ideia de como de fato elas são realizadas.

Além das máquinas, ferramentas e trabalhadores que vemos, existem diversos procedimentos que são adotados visando maior segurança nesses processos.

Portanto, se você está pensando em construir ou reformar, precisa estar por dentro desses processos para melhorar a qualidade da sua obra, otimizar o tempo e garantir mais segurança para os trabalhadores e para a própria construção.

Este artigo traz algumas dicas importantes que você não pode perder.

O que uma empresa de engenharia pode fazer?

Quando alguém está fazendo construções ou reformas, o ideal é que procure por empresas de engenharia para gerenciar o projeto. Esse tipo de empresa gerencia e executa com muito profissionalismo obras como casas, edifícios, pontes e dentre outros tipos de construções.

Todas as etapas do processo de construção são acompanhadas por essas empresas, seja na hora de construir ou reformar. As principais atividades desenvolvidas por elas são:

  • Análise do solo;
  • Estudo de insolação e ventilação;
  • Projetos de fundação;
  • Especificação de instalações elétricas;
  • Instalações hidráulicas;
  • Saneamento;
  • Definição de materiais.

Além disso, elas dedicam-se à administração dos recursos, gerenciando a infraestrutura e a ocupação adequada.

Portanto, é importante contar com essas empresas, pois elas possuem os profissionais adequados para cada projeção da obra, oferecendo muito mais qualidade e segurança para o que será construído ou reformado.

Agora que você já sabe como garantir uma boa qualidade e segurança para os seus projetos de construções ou reformas, veja no próximo tópico alguns itens de segurança que precisam estar presentes no decorrer dos trabalhos.

Itens de segurança que não podem faltar nas reformas

A segurança é primordial na área da construção civil.

Tanto para o que está sendo construído ou reformado quanto para o profissionais envolvidos no projeto, é importante investir em segurança, pois além de garantir a integridade do projeto e a proteção adequada à vida dos trabalhadores de obras, ela torna o resultado final da obra muito melhor e com mais qualidade.

Os equipamentos de EPI, por exemplo, são indispensáveis para os trabalhadores da construção civil. Esses equipamentos protegem a vida, a integridade física e a saúde física dos trabalhadores. Previsto em lei, o uso de EPI é obrigatório e abrange equipamentos como:

  • Capacete de segurança;
  • Luvas de raspa;
  • Protetor facial;
  • Máscara filtradora;
  • Cinto de segurança.

Esses são apenas alguns dos equipamentos de proteção individual usados na construção civil, mas existem diversos outros e cada um deles visa proteger o trabalhador em determinada função.

É muito importante que haja fiscalização do uso do EPI, pois dessa forma é possível garantir que todos usem de maneira correta, evite acidentes e problemas para os proprietários das obras.

Um detector de fumaça também é muito importante nas obras de construção ou reforma, isso porque acidentes acontecem e, em caso de incêndios, o detector irá avisar os trabalhadores, evitando que esses corram riscos durante um incêndio.

Os incêndios podem ocorrer de diversas formas, de maneiras imprevisíveis, por mais que os envolvidos na construção sejam cuidadosos, por isso é importante buscar informações sobre detector de fumaça preço e se precaver contra os riscos.

Quanto aos equipamentos também é importante se atentar quanto a sua manutenção. As empilhadeiras são muito úteis na construção, pois por meio delas é possível carregar e transportar grandes quantidades de materiais como sacos de cimento, por exemplo.

Elas suportam grandes pesos e facilitam o dia a dia dos trabalhadores. Mas como qualquer outro equipamentos ou ferramenta, as empilhadeiras também precisam de manutenção.

A manutenção de empilhadeira visa identificar qualquer problema que possa vir ocorrer, trocas de peças ou consertos e reparos necessários. Dessa maneira, a obra não fica sem esse equipamento e o andamento dos trabalhos se torna muito melhor.

Esses são apenas alguns dos procedimentos adotados durante a execução de uma obra, seja ela uma construção ou reforma. Todos os processos visam a segurança da estrutura e dos profissionais, de modo a garantir que o resultado final seja um sucesso.

Pular alguma etapa ou se descuidar desses processos pode trazer péssimos resultados, portanto, o ideal é você contar com profissionais qualificados que possam te ajudar em cada detalhe. Fazendo isso, seu projeto será um sucesso garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *