reforma

Uma residência, em seu processo de construção ou de reforma, precisa agregar itens que reforcem sua valorização, modernização e sofisticação.

Como muitas temáticas circundam o tema da construção civil, sejam em aspectos técnicos ou decorativos, neste artigo, falaremos sobre três temas: a parte elétrica residencial, acessórios importantes e a decoração deste ambiente. Confira mais detalhes no decorrer do artigo.

A parte elétrica na reforma

Seja no momento de construir ou reformar o ambiente residencial, a manutenção, a troca e a instalação da parte elétrica é essencial para todo o funcionamento de uma casa.

Somente por meio dessas instalações é possível que ocorra o funcionamento de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, acesso à internet e até mesmo que a casa passe por um processo de modernização por meio da automatização residencial.

Por isso, esse item é indispensável e envolve o conhecimento técnico de um eletricista para a instalação da fiação necessária, assim como do quadro elétrico, com a tomada 4×2 20A, ou outros modelos de tomadas, disjuntores e dispositivos de segurança.

No caso deste modelo de tomada especificamente, é importante ressaltar que ela possui capacidade maior de fornecimento energético, pois suporta pinos que são mais grossos.

Como um aspecto decorativo, mas que também está ligado ao ambiente residencial, podemos destacar o uso de lamparinas, ou do fluido azul para lamparinas, que ajuda na manutenção da lamparina, deixando-a acesa por mais tempo.

As lamparinas vêm sendo utilizadas, sobretudo, nas áreas externas, como um elemento de decoração mais rústico, que proporciona uma iluminação agradável e um aspecto decorativo atrativo.

Cuidando da segurança residencial

Quando o assunto é a segurança de um imóvel, a primeira coisa que os moradores pensam é uma segurança voltada para as ações preventivas, ligadas aos assaltos ou ações externas.

Porém, uma casa precisa de itens que reforcem a proteção dos moradores também. Por isso, além do uso de câmeras de monitoramento ou da instalação de cercas elétricas, a aplicação de itens que protejam o ambiente residencial e tragam aos moradores mais conforto e segurança também são essenciais.

Para isso, o primeiro item que merece destaque é o corrimão de escada de vidro. Imóveis que possuem mais de um andar contam com a instalação de escadas que podem ser feitas com materiais como:

  • Vidro;
  • Madeira;
  • Concreto;
  • Ferro ou outros elementos metálicos.

Toda escada precisa contar com um suporte, que também é conhecido como corrimão. Ele é essencial para dar um apoio, suporte ou equilíbrio para o morador no momento de subir ou descer da escada. Sendo um item indispensável, este equipamento está disponível em diversos modelos, como é o caso do corrimão de vidro.

Além deste item, outros materiais também podem ser utilizados, como pisos antiderrapantes, barras metálicas para apoio no banheiro e proteger áreas externas são fatores especiais de proteção residencial. Essa ação também pode envolver o uso de tela alambrado soldada, em áreas externas como quadras do ambiente residencial.

Vale ressaltar que existem outros modelos de telas, que podem ser instaladas nas janelas para impedir quedas, assim como que insetos adentrem o ambiente residencial.

Outros elementos decorativos para a reforma

Outros detalhes, como a decoração dos ambientes residenciais, também são essenciais para compor o imóvel e proporcionar conforto e bem-estar para os moradores.

Em um procedimento de reforma e na construção civil, é comum pensar na renovação ou aplicação de pintura, envolvendo tintas com cores modernas e duráveis, assim como uso de texturas diferentes nas paredes.

Além de realizar a pintura das paredes, também é possível utilizar o papel de parede 3D. Este papel de parede, além de contribuir para proteção da parede, também proporciona qualidades como:

  • Sofisticação do ambiente residencial;
  • Versatilidade em sua aplicação;
  • Fácil instalação e manutenção;
  • Modernidade e beleza;
  • Design diferenciado.

Ou seja, este é um item que vai além do aspecto decorativo, contribuindo também para a proteção das paredes. Em conjunto com os papéis de parede, é possível inovar por meio da aplicação de revestimentos com pisos, azulejos e outros revestimentos.

Outra dica no momento de decorar o imóvel e escolher os revestimentos, cores ou texturas, é apostar na contratação de um design de interiores, que é um profissional que pode criar um projeto decorativo de acordo com o orçamento disponível e com o gosto dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *