Muitas pessoas podem ter uma dúvida entre jardinagem e paisagismo, pois costum-ase indagar se as duas têm a mesma função. Mas afinal, há diferença entre ambas? O que as difere?
A jardinagem é a definição/ denominação, por meio de projetos ou não, dos volumes, espécies vegetais, objetos decorativos e tudo que tem a ver com um jardim.
O paisagismo já é a técnica de criação de projetos de áreas verdes, na qual engloba tudo que está na paisagem externa das edificações como: espaços abertos não construídos e áreas livres de circulação, lazer, recreação, preservação ambiental, entre outros.
O profissional de paisagismo pode usar vários elementos construtivos, como piscinas, quadras esportivas, pérgolas, quiosques, churrasqueiras, entre outros, inclusive escolher qual iluminação melhor se enquadra no local.
Um arquiteto paisagista é responsável pela análise e solução da organização dos espaços externos de qualquer projeto e deve ser requisitado quando já há um projeto de casa feito, mas sem construí-lo, de preferência.
Mas caso este profissional seja procurado quando a construção já estiver finalizada ou em fase de acabamento, ele pode aproveitar as áreas externas, porém a relação de arquiteto-paisagista não funciona e impossibilita o estudo conjunto para que o terreno possa ser aproveitado.
Conheça algumas etapas seguidas pelos profissionais de paisagismo
Esses profissionais precisam seguir algumas etapas antes de atingirem ao projeto definitivo. A primeira é efetuar um estudo preliminar, no qual se levantam dados de: terreno, morfologia, orientação em relação ao sol e tipo de solo predominante . Aqui, solicitar o auxílio de uma empresa de jardinagem pode fazer toda a diferença.
Além desses fatores, também é realizada uma entrevista com o dono e a família que reside no imóvel para identificar as necessidades como:
- Piscina;
- Quadras esportivas;
- Churrasqueiras;
- Jardim, entre outros elementos.
Com isso, é realizado um anteprojeto denominado plano de massas e é com ele que o paisagista mostra ao seu cliente desenhos em planta e cortes esquemáticos, possibilitando ter uma visão do jardim, e de acordo com a avaliação, pode ser alterado, ou não, alguns pontos.
A última etapa é o projeto executivo que traz todos os detalhes da execução do jardim por meio de plantas detalhadas, contendo sugestões de materiais, equipamentos, sistemas de drenagem, irrigação e iluminação da execução do jardim.
O projeto de plantio vem com tipos de vegetação e quantidade de cada espécie, fornecendo o manual de manutenção com informações sobre época de adubação, pode e tratamento de solo.
Essas foram algumas etapas que os profissionais de paisagismo seguem para efetuarem um bom trabalho.
Saiba mais sobre os serviços de jardinagem
Um recurso que ajuda na arquitetura e paisagismo a manter a organização e a beleza dos jardins, é o serviço de jardinagem, do qual é realizado por um profissional experiente, denominado como jardineiro, porém, deve-se levar em conta que este não executa a mesma função de um paisagista.
O jardineiro tem a responsabilidade de cuidar e zelar tudo que faz parte de um jardim como, por exemplo, uma reparação de sistemas de rega automaticamente, plantação de arbustos, árvores, flores, fertilização de terrenos, podas, corte e aparo de sebes e arbustos.
Este profissional também é responsável pelo abate de árvores, limpeza de terrenos e varandas, controle de pragas, arranjo de canteiros, floreiras, cortes de relva, entre outras tarefas que são voltadas ao jardim.
Os serviços de jardinagem não são difíceis de encontrar, pois os profissionais podem passar de porta em porta oferecendo seu trabalho ou em empresas especializadas nesse ramo.
É necessário ter um breve conhecimento de química e biologia para conseguir manusear de modo correto os fertilizantes e adubos, assim, entender como funciona o plantio e cuidado de plantas.
O jardineiro também pode indicar outros prestadores de serviços para o cuidado com o jardim como, por exemplo, fabricantes de terra e grama ou até eletricista para realizar uma possível iluminação do jardim.
Caso o proprietário do jardim prefira manusear e fazer a manutenção por conta própria, é necessário ter cuidados com os fertilizantes em excessos, podas e cortes com bastante frequência e regamento excessivo.
Além de ter cuidado com alguns instrumentos como: tesoura, alicate e ancinho. É possível fazer a manutenção frequente de seu próprio jardim. Investir na decoração do jardim valoriza o ambiente, traz serenidade e paz de espírito para aqueles que buscam em um lar o refúgio para o estresse do cotidiano.