Enquanto a automação industrial é vista por especialistas como um caminho sem volta, a criação de soluções automáticas para residências dá os seus primeiros passos.

Isso, contudo, não significa que não haja opções interessantes no mercado: itens clássicos, como a tradicional camera de segurança, têm sido repaginados, ganhando novas funções e agregando mais valor ao imóvel.

Quer aprender mais a respeito das novidades da automação residencial? Então continue lendo este artigo e confira algumas das novidades desse setor, bem como as formas como ele pode melhorar a sua vida.

Geladeira

Apesar de não parecerem muito inovadores, os eletrodomésticos em si podem ser considerados uma espécie de primórdio da automação residencial. Afinal de contas, eles reduziram a necessidade de realizar uma série de tarefas de forma totalmente manual.

Atualmente, tais objetos têm sido ainda mais aprimorados. Uma geladeira, por exemplo, pode fazer muito mais do que simplesmente armazenar bebidas e alimentos a uma temperatura reduzida, aumentando sua vida útil. No caso desse aparato, já existem modelos que incluem funcionalidades como:

  • Um painel na porta, para colocar avisos;
  • Câmeras no interior, para checar o seu conteúdo;
  • Computador, que realiza pequenas tarefas;
  • Gerenciamento da validade dos alimentos.

Dessa forma, uma geladeira inteligente pode resolver diversos problemas que costumam aparecer no cotidiano doméstico.

Para ilustrar a situação, pode-se considerar que caso você esteja no mercado, pode acionar a câmera do seu smartphone para verificar se algum produto está em falta.

Da mesma forma, o controle de validade permite chegar se o item em questão ainda está apropriado para o consumo, ou se será necessário comprar outro.

Câmeras de segurança

As deficiências crônicas da segurança pública brasileira não são novidade: o problema se arrasta há anos.

Contudo, a piora constante das estatísticas e o alastramento da insegurança para o interior do país têm feito com que cada vez mais pessoas invistam em soluções para tornar suas residências alvos menos atrativos para os criminosos.

Instalar equipamentos como câmeras, alarmes e detectores de presença é algo relativamente comum.

Por conta da alta procura por esses produtos, o mercado tem desenvolvido uma série de modelos avançados e que fazem uso de recursos de automação. Um bom exemplo disso são as cameras ip wifi, que como o seu próprio nome diz, trata-se de câmeras que têm o diferencial de estarem conectadas à internet.

Na prática, isso significa que o morador pode vigiar sua casa de forma remota, por meio de um aplicativo adequado para tal em seu smartphone, desde que ele também esteja conectado à internet.

Iluminação

A iluminação de casas é muito importante, tanto sob o ponto de vista funcional quanto estético. O problema é que, dependendo da quantidade de lâmpadas disponíveis, ela pode representar um custo considerável no fim do mês.

A boa notícia é que existem soluções de automação para tornar o consumo inteligente, reduzindo consideravelmente essa despesa. É possível, por exemplo, acender ou apagar uma lampada por meio do celular. Também existe uma funcionalidade que a desativa automaticamente quando não há movimento no ambiente.

Ambas as medidas citadas são muito úteis para reduzir o consumo de energia elétrica, e, consequentemente, o valor da conta.

Isso, porém, não elimina a adoção de outras boas práticas para ajudar na economia, como o uso de lâmpadas de LED: mais eficientes, elas iluminam mais com um gasto energético muito menor. Recomenda-se os modelos fabricados por empresas de renome, como a lampada led philips.

Termostato

Como o Brasil é um país de dimensões continentais, as características do clima podem variar muito de uma região à outra. Consequentemente, a necessidade de um ar condicionado ou de um aquecedor costuma variar.

A boa notícia é que existe um aparato flexível e que pode atuar para proporcionar conforto em todas as estações: o termostato. Trata-se de um sistema de calefação que pode tanto aquecer quanto esfriar o local.

O que nem todos sabem é que seu acionamento não precisa, necessariamente, ser manual, pois é possível automatizá-lo. Assim, quando a temperatura atingir o nível desejado, ele se desativa automaticamente, poupando energia. Da mesma maneira, é possível programá-lo para que ele fique ligado durante um período de tempo específico, conforme as preferências de quem frequenta o lugar.

Fechaduras

Por mais que as tradicionais fechaduras a chave sejam eficientes, elas têm uma série de problemas, como a possibilidade de travamento e a vulnerabilidade de arrombamentos.

Felizmente, isso pode ser resolvido por meio da implantação de um modelo digital. Como ele se abre com um chaveiro eletrônico ou mesmo com a digital, trata-se de um item que oferece muito mais segurança aos moradores de qualquer residência.