Reparação e construções

Projetos de construções e reformas, quando não planejados com o devido rigor, podem se tornar um grande problema com gastos desnecessários e trabalhos que precisarão ser refeitos, resultando ainda em uma obra interminável. Para evitar todos esses problemas, é necessário organização, empenho e uma equipe de profissionais qualificados.

Além disso, todos os aspectos são importantes e precisam ser realizados com profissionalismo, desde os pequenos aos grandes detalhes.

Pensando nisso, os projetos que são desenvolvidos, mas que ficam protegidos pelas construtoras, são um dos principais e – quando realizados erroneamente – causam ainda mais danos e prejuízos aos proprietários e moradores.

A fim de evitar que isso ocorra, é necessário conhecer alguns itens que precisam estar presentes na obra para evitar problemas futuros.

Instalações Elétricas

A sociedade atual utiliza a eletricidade direta ou indiretamente para todas as atividades principais dentro de um estabelecimento ou residência – celulares, computadores, luz, água quente, internet e funcionamento de equipamentos como televisão, geladeira, fogão, microondas, entre outros.

Desse modo, sem eletricidade é ficar sem realizar suas atividades. Por isso, o projeto de instalações elétricas precisa ser bem planejado e executado, para que o consumo de energia não seja muito alto e para que os problemas que podem ocasionar falta de energia ou que as atividades sejam interrompidas, sejam minimizados.

Além disso, a instalação adequada desse sistema auxilia no combate e prevenção de incêndios.

Esse projeto demanda conhecimentos técnicos especializados e, por ser complexo, precisa ser realizado por uma equipe de profissionais.

Atualmente, pelo aumento da demanda, há empresas que são especialista em desenvolver esse trabalho com o uso de equipamentos técnicos e de segurança.

O projeto precisa conter:

  • Localização dos pontos de energia;
  • Sessões e caminhos dos condutores;
  • Divisão dos circuitos com as suas cargas;
  • Todos os comandos dos condutores;
  • Diagrama unifilar;
  • Lista de materiais;
  • Memorial descritivo.

Com todas as informações necessárias, o projeto pode ser desenvolvido com facilidade, agilidade, segurança e sem imprevistos futuros.

Saneamento Básico

Outro aspecto importante dentro de uma obra, seja ela residencial ou comercial, é o projeto sobre saneamento básico, isso porque a água tratada, utilizada e descartada de forma correta é essencial para evitar o desequilíbrio ambiental – poluição de rios, mares e solos e a disseminação de doenças e pragas que podem atingir grande parte da população.

Dessa forma, desenvolver e pensar no projeto e todos os recursos necessários para o seu desenvolvimento é essencial.

Nesse contexto, o projeto de rede coletora de esgoto sanitário precisa ser desenvolvido em todos os pontos em que há construções civis, sendo uma medida nacional é de responsabilidade do Estado para que seja realizado. Afinal, sua execução é essencial para o desenvolvimento sadio da população e meio ambiente de qualquer região.

Utilizando empresas especializadas para realizar os projetos e desenvolvê-lo, o ideal é que ele seja realizado antes da inserção de outras construções e aglomeração de pessoas.

Além disso, o projeto rede coletora de esgoto é um direito de todos e precisa ser realizado obrigatoriamente. Os benefícios são muitos para a sociedade, pois além de saúde e segurança, ele impulsiona o desenvolvimento do turismo, valorização imobiliária e geração de empregos.

Outro projeto que é realizado por meio do saneamento básico, são as redes de estação de tratamento de esgoto.

Voltado mais para o mercado empresarial, o projeto de estação de tratamento de esgoto serve para diminuir os impactos ambientais.

Assim, as empresas que desenvolvem esses projetos oferecem solução para o tratamento de efluentes, resíduos químicos e de construção civil, além do reaproveitamento que evita o desperdício e produção de lixo.

Com isso, um dos grandes problemas sociais, como a alta produção de lixo e poluição, podem ser diminuídos e a sustentabilidade aplicada.

Isolamento

Por fim, outro aspecto importante nos projetos é o revestimento e isolamento/proteção da fiação e tubulações.

Uma das soluções aplicadas na maioria dos projetos atuais é o isolamento com isopor, pois esse material impede a proliferação de insetos e pragas como cupins.

Além disso, ele é sustentável pois são totalmente recicláveis, leves, possuem isolamento acústico e térmico, fazendo com que o ambiente fique mais aconchegante e confortável.

Vale mencionar ainda que ele é uma opção econômica comparada com os demais materiais de isolamento como o gesso ou a madeira.

Aplicando e priorizando todos esse projetos é possível desenvolver uma construção segura, econômica e sem problemas futuros. Dessa forma, construções e reformas tornam-se mais simples e sem grandes complicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *