Materiais

O serviço de construção e reformas de imóveis, assim como seus materiais, são a principal atividade de uma construtora, empresa especializada em atividades relacionadas a infraestrutura das cidades.

Profissionais especializados no segmento de construção civil, podem atuar nessas companhias, trabalhando na elaboração de projetos de pequeno, médio e grande porte.

Um planejamento de obra é um documento que os arquitetos e engenheiros criam, listando tudo que é importante para o trabalho.

Com base no orçamento financeiro disponível, os responsáveis pela obra decidem o número de ajudantes que precisam, os equipamentos, máquinas, materiais, o tempo de serviço, entre outros.

A planta do imóvel é criada junto com o planejamento.

Depois de realizar uma vistoria no terreno e avaliar o tamanho e a condição na qual se encontra, os profissionais criam o desenho da edificação, com os detalhes estruturais, quantidade de cômodos e outros pontos que são essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

Após a decisão dos detalhes burocráticos e que precisam ser documentados, as atividades no canteiro de obras pode ser iniciada.

Caminhões com os materiais são direcionados até o local da construção e assim o engenheiro e o mestre de obra começam a delegar tarefas aos ajudantes para que a edificação ganhe forma.

Os processos de composição de imóvel são: infraestrutura, vedação, cobertura, instalações de encanamentos e elétricas, esquadrias, pintura interna e externa, revestimentos, entre outros.

A cobertura de uma casa é fundamental para evitar problemas na parte interna e transtornos inesperados. Investir capital na compra de materiais de qualidade para o telhado pode ajudar na criação dessa estrutura.

A importância do telhado nos imóveis

O telhado é um dos principais pontos da construção, porque, mais do que um acabamento da edificação, ele protege a casa contra danos externos.

Esse é um dado muito importante, que deve ser considerado no momento da compra de material para o telhado. Comprar telhas de qualidade auxilia na estrutura física do telhado e evita problemas.

Os materiais usados na construção de um telhado são:

  • Calhas;
  • Madeiras;
  • Telhas;
  • Isolante termico para telhado;
  • Pregos.

O modelo de telha, pode variar de acordo com estilo de telhado que você deseja e o que o engenheiro pode sugerir no projeto.

Nos estabelecimentos de materiais de construção existem muitas opções de telhas: colonial, fibrocimento, portuguesa, galvanizada, vidro, metálicas, fotovoltaicas, concreto, esmaltadas, gravilhadas, entre outros.

Com muitos modelos, pesquisar o custo de cada telha e os benefícios de cada uma delas antes da compra, é uma maneira de escolher a melhor para compor o seu telhado.

O controle de temperatura nos ambientes é muito importante para garantir o bem-estar dos moradores. Uma forma de conseguir esse feito, é investindo em um bom isolamento termico telhado.

Essa técnica, consiste em dificultar a entrada de calor ou frio nos ambientes, deixando a parte interna da edificação mais confortável.

Os isolantes térmicos disponíveis no mercado são compostos de:

  • Lã de vidro;
  • Lã de rocha;
  • Poliuretano;
  • Fibra cerâmica;
  • Poliestireno expandido;
  • Silicato de cálcio.

Algumas das vantagens do isolamento térmico para o telhado: redução de custos com aquecedores, economia nas contas de energia elétrica, protege a estrutura do telhado aumentando a vida útil, evita o aparecimento de mofo, conforto térmico durante o ano independente da estação climática, entre outros.

Conversar com o engenheiro e arquiteto sobre essa questão do isolante térmico e entender o que ele pode oferecer para a sua edificação, é muito importante, assim no momento da compra não haverá dúvidas sobre os materiais.

Materiais de instalações elétricas

Cuidar das instalações e ligações elétricas é fundamental para que as pessoas possam ligar as luzes da residência e utilizar os seus equipamentos.

Contratar os serviços de um profissional da área elétrica para fazer a montagem do sistema é a solução para ter a eletricidade no imóvel.

É muito importante ter um laudo de instalações elétricas, para entender quais aspectos podem ser melhorados para ter um bom desempenho da energia elétrica no imóvel.

Esse laudo é um documento que possui todos os aspectos técnicos de uma instalação. Ter esse relatório é um diferencial, porque, em casos de problemas inesperados na edificação, consultar o laudo pode otimizar tempo na resolução da questão.

No comércio e indústria, por exemplo, os proprietários costumam contratar profissionais experientes em serviços elétricos para verificar o desempenho das instalações.

Uma análise de qualidade de energia elétrica é um dos procedimentos que os engenheiros e eletricistas realizam para saber as condições e desempenho operacionais dos sistemas elétricos.

Sendo assim, os serviços de profissionais experientes e capacitados faz muita diferença no resultado, proporcionando uma edificação com estruturas de qualidade e com todas as instalações com excelente funcionamento.

Fazer um laudo tecnico eletrico e usar materiais de ótima procedência na construção é o segredo do sucesso e satisfação para ambas as partes: construtoras e clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *