construção

Uma construção é um processo bastante complexo e que envolvem muitas etapas. Essas etapas são altamente importantes para a definição do orçamento, dos materiais que serão usados, quais serão os serviços e a empresa de impermeabilização de lajes em SP que será contratada, e qual será a mão de obra a ser contratada.

Para que uma construção atenda todos os requisitos necessário é importante que tenha dentro do seu planejamento alguns projetos especializados, dentre esses projetos podemos destacar dois, que é o projeto elétrico residencial e o que chamamos de projeto de saneamento básico.

Nesse texto iremos falar sobre esses projetos e como eles podem ser importantes para o desenvolvimento de uma obra sem riscos.

Projeto elétrico residencial

Com certeza um dos elementos mais importantes dentro de uma residência hoje em dia são as instalações elétricas. Essas instalações permite que haja a disposição de diversas tomadas, além de também permitir economia de energia.

Mas, para que as instalações elétricas sejam eficientes, é importante que seja feito um projeto elétrico residencial.

O projeto elétrico residencial é como um projeto saneamento básico, ou seja, precisa conter representações gráficas que indicarão os pontos de iluminação, os interruptores, os quadros elétricos e tudo isso deve levar em consideração os equipamentos que serão usados pelas pessoas na casa ou em um ambiente comercial.

O projeto elétrico sempre precisa levar em consideração o ambiente e as necessidades. Importante fazer o levantamento de quantas pessoas usarão a residência, e então, as instalações elétricas ajudarão no suprimento das necessidades dos moradores, sempre visando os padrões de segurança, assim como um projeto sobre saneamento básico residencial.

Importância do projeto elétrico para construção

A elaboração de um projeto elétrico residencial é importantíssimo para evitar acidentes, como curtos na rede elétrica e produção de faísca nas terminações que ocasionam choques e mal desempenho dos aparelhos.

Por isso que a elaboração desse projeto é importantíssimo para uma rede elétrica bem feita e com todas as indicações de segurança atendidas.

Sempre procure um profissional altamente qualificado como um engenheiro elétrico para elaboração do projeto elétrico residencial.

Erros comuns nas instalações elétricas

Quando não há um projeto residencial elétrico erros comuns são feitos e que danificam as instalações elétricas:

1. Sobrecarga de disjuntores

Dentro de uma instalação segura, cada disjuntor corresponde respectivamente a um circuito de distribuição, não tendo sobrecarga.

Porém, em instalações incorretas, muitos circuitos estão em um mesmo disjuntor, ocorrendo sobrecarga e também curto-circuito.

2. Disjuntor e cabos de CONSTRUÇÃO

Um dos erros mais comuns também é o uso de cabos incompatíveis com os disjuntores, de forma a causar inúmeros problemas, como curtos.

Projeto de saneamento básico para construção

O saneamento básico consiste em um conjunto de serviços como:

  • Coleta e tratamento de esgoto;
  • Drenagem urbana;
  • Distribuição de água potável;
  • Coleta de resíduos.

O saneamento básico é importantíssimo dentro das residências e impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde das pessoas na casa e também fora delas.

No Brasil, o projeto de lei saneamento básico prevê desenvolvimento de sistemas de saneamento básico para assegurar a saúde sanitária.

Iremos detalhar alguns pontos importantes que devem conter a atenção do projeto do saneamento básico:

1. Distribuição da água potável

É um dos pontos principais dentro do projeto, é ideal, pois permite o acesso a água limpa, o que evita proliferação de doenças.

Se a distribuição de água potável em uma casa não é feita e se não tem suporte da rede pública, pode proliferar doenças por consumo de água contaminada.

Em lugares que não há acesso da água potável, as pessoas buscam outras formas para garantir, como o uso de poços artesianos ou então diretamente dos rios.

2. Tratamento e coleta de esgoto

Juntamente com o acesso a água potável, o tratamento do esgoto é importante. Assim, uma casa precisa ter uma rede que coleta o esgoto e o leve para a rede pública, e este é encaminhado para as estações de tratamento de esgoto, conhecidas também como ETE.

Caso não haja recolhimento correto do esgoto, isso pode gerar poluição dos rios, e também catástrofe ambientais sem precedentes, e é dificilmente revertidas.

Vimos então que uma construção vai além da contratação de silo de cimento preço, mas a elaboração de projetos que asseguram qualidade e eficiência até o fim da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *