Para residências com piscinas, ter um Aquecedor de Piscina Elétrico na água faz toda a diferença na hora de utilizá-la. Com esse equipamento, a água da piscina fica com temperatura agradável, podendo ser usada independentemente das condições climáticas.

Por isso, a aquisição de um aquecedor é amplamente vantajosa.

Vantagens de um aquecedor de piscina

A água morna é muito relaxante para o corpo humano. Só de estar alguns minutos dentro dela, as tensões do corpo são liberadas, provocando bem-estar e prazer.

Além disso, auxilia na melhora da vasodilatação, melhorando também o condicionamento físico dos indivíduos. Dessa forma, uma ótima opção é investir em um aquecedor de piscina. Esse utensílio possui diversas vantagens, sendo elas:

  • A piscina pode ser aproveitada por todo o ano;
  • Deixa a água com temperatura agradável para momentos de diversão;
  • A manutenção é fácil e rápida;
  • Valoriza os imóveis;
  • Pode ser um incentivo para práticas esportivas aquáticas.

O aquecimento de piscinas é uma tendência no mercado brasileiro, com grande visibilidade, principalmente nas regiões sul e sudeste, onde o clima é mais frio e por existir diversas regiões de serra, que muitas vezes são a busca ideal de refúgio em forma de casas de veraneio.

Existem várias dúvidas em torno da escolha por um aquecedor de piscina, principalmente em relação a modelos existentes e suas funcionalidades. Por isso, é importante entender melhor sobre cada um.

Aquecedores para piscina costumam ser feitos em polipropileno, evitando dessa forma a oxidação, geralmente causada pelo cloro e outros produtos usados no tratamento das piscinas.

Além disso, o aquecedor de piscina de vinil possui um custo baixo e um ótimo custo-benefício. A bomba que faz a água circular é compacta, mas potente.

Aquecedores de piscina são um dos equipamentos mais interessantes para quem possui piscina em casa ou, até mesmo para empresas e escolas de natação.

Modelos de aquecedores de piscina

Um modelo de aquecedor de piscina muito utilizado é o elétrico, pois funciona de forma simples, transformando toda a energia elétrica em energia térmica, aumentando consequentemente a temperatura da piscina.

Esse modelo possui baixo custo na compra, mas tem gastos mensais de manutenção. Isso porque é preciso muita eletricidade para que ele funcione. Acima disso, esse modelo de aquecedor é capaz de alcançar boas temperaturas, possibilitando banhos mesmo em dias frios.

Os trocadores de calor são utilizados por meio de seu sistema elétrico, o que os difere dos modelos convencionais. A energia elétrica não é convertida diretamente em calor. Esse modelo retira o ar quente do ambiente, aquecendo o gás que se encontra dentro do equipamento.

O calor do gás é transferido para a água. Possui fácil instalação, além de ser muito econômico.

Os aquecedores de piscina a gás funcionam por meio da troca de calor, que é feita de uma forma diferente. Existe dentro de um recipiente, a combustão de gás.

A combustão esquenta a água de forma progressiva, aumentando a temperatura rapidamente. Porém, é necessário controlar o dimensionamento da piscina. Modelos como esse são indicados para piscinas de até 150m³.

Por último, existe no mercado o aquecedor de piscina solar. Esse é o modelo mais econômico de todos, além de ser sustentável e ecologicamente correto.

Ele aquece a água por meio da placa solar, que geralmente é instalada no telhado. Ou seja, a energia proveniente do sol faz com que a temperatura aumente.

A energia solar residencial é capaz de aquecer a água da piscina mesmo em dias nublados. Além disso, as placas do aquecedor são capazes de manter energia acumulada durante o dia para ser utilizada durante o período da noite.

O mesmo sistema do aquecedor solar pode ser aplicado como aquecimento solar chuveiro, o que é uma ótima opção, tanto para utilizar nos banheiros da casa, como para chuveiros no quintal ou no jardim, que muitas vezes ficam próximos à área da piscina..

Essa prática é muito utilizada em casas de praia ou veraneio, já que as pessoas costumam tomar duchas antes de entrar na piscina, evitando até mesmo que os moradores entrem com impurezas que possam sujar a água.

Assim, fica evidente que existem diversos modelos de aquecedor de piscina disponíveis no mercado. Cabe aos moradores optar pelo sistema mais eficaz para sua residência. A instalação pode ser realizada tanto pelo próprio morador, como por empresas contratadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *