Na construção civil há inúmeras etapas, todas elas tem o intuito de fazer com que a obra tenha utilidade e segurança. Entretanto, para que uma obra se desenvolva com a maior destreza possível, as empresas vem investindo em máquinas e equipamentos. Porém, atualmente as empresas optam pela locação de equipamentos.

Vantagens da locação de equipamentos

A locação de equipamentos vem sendo uma das modalidades mais procuradas dado os benefícios que oferecem às construtoras, principalmente quando se fala em redução de custos.

Além disso, podemos citar como vantagens da locação de equipamentos:

  • o pagamento é feito só quando o equipamento é usado;
  • os equipamentos são de qualidade;
  • suporte 24 horas;
  • transporte de máquinas pesadas são feitos pela locadora.

Outra grande vantagem da locação de equipamentos é a grande variedade do catálogo de equipamentos, que ajudam tanto grandes obras como obras menores.

Tipos de máquinas de locação de equipamentos

Existem vários tipos de máquinas e equipamentos que são usadas na construção civil e estão disponíveis para a locação. Falaremos sobre alguns dessas máquinas.

Retroescavadeira

A retroescavadeira é um tipo de máquina muito usada no cotidiano da construção civil, para a formação de valas, redes e de auxiliar transporte de materiais, também pode ser usada para carregar caminhões.

Escavadeira hidráulica

É uma máquina muito potente, que tem grande produtividade e diversas funções como a de aterro, desaterro, além de ajudar o carregamento de caminhões faz também escavações. Por se tratar de uma máquina hidráulica possui componentes eletrônicos sofisticados que devem ser atendidos em manutenção por técnicos responsáveis.

Pá-carregadeira

A pá-carregadeira assim como a retroescavadeira é um equipamento comum no canteiro, pois tem a função de ajudar no carregamento de caminhões e carregamento de materiais em caminhões.

Mini pá-carregadeira

A mini pá-carregadeira também é chamada de BobCat. É uma versão um pouco menor da pá-carregadeira e é muito usada em obras menores e de difícil acesso. Esse tipo de máquina possui inúmeros elementos que faz com que o equipamento ultrapasse a função de pá-carregadeira, como por exemplo: vassourão, valetadeiras, brocas perfuratrizes e etc.

Mini retroescavadeira

A mini retroescavadeira tem as mesmas funções de uma retroescavadeira, porém, ela tem dimensões menores e são usadas em obras com acesso dificultado. São usadas para escavar redes mais rasas como, por exemplo, de água fria, incêndio, esgoto, elétrica e outros. Assim como a mini pá-carregadeira, possui implementos que faz com que suas funções sejam outras.

Motoniveladora

Esse equipamento é específico para terraplanagem. É uma máquina forte e tem como funções cortar e também aterrar sub-leitos, sub-bases e também bases, sempre de acordo com as estacas de marcação topográfica. Essa máquina corta e também espalha grandes volumes de terra.

Rolo compactador pé-de-carneiro

O rolo compressor pé-de-carneiro é uma máquina de compactação da terra. É usado após a passagem da motoniveladora. Esse compactador tem pequenos “dentes” no rolo.

Rolo compactador liso

Essa máquina também é uma máquina de compactação de terra. Ao invés de ter “dentes” como o pé-de-carneiro, esse rolo é liso. Tem a função de compactar materiais mais finos como: bica corrida, asfalto e assim por diante.

Caminhão munck

locação de caminhão munck é muito essencial dentro de grandes obras. Isso porque esse caminhão possui um braço hidráulico que faz movimentação de cargas, levando em conta que:

  •  Levar máquinas e materiais;
  •  Fazer o içamento de máquinas e peças;
  •  Transporte de materiais como compressor de ar, gerador e etc.

Caminhão de caçamba de entulho

O caminhão caçamba é essencial para levar entulhos e ajudar no transporte também de materiais e agregados como: areia, pedra, asfalto, material de demolição e outros.

Caminhão carroceria

Diferentemente do aluguel de caçamba, o caminhão carroceira possui uma carreta aberta que é usado para transporte de madeiras, tubos, caixas e etc.

Todos esses equipamentos são usados para que a obra consiga ter um desenvolvimento rápido e fluido.

As máquinas a serem usadas na obra devem ser definidas anteriormente, no projeto, antes mesmo da construção, para que não haja imprevistos, além do mais, a locação de equipamentos é mais válidas para obras com pequena ou média duração, se for levar mais tempo, aconselha-se a compra.

As máquinas e equipamentos permitem uma construção mais segura e eficaz e que atrai confiabilidade e conforto, além de serem mais rápidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *