Os dispositivos de funcionalidade eletrônica conectados à rede elétrica sempre estão sujeitos a eventuais quedas de energia. Seja de origem da própria concessionária de energia ou por motivos naturais, como um raio, por exemplo, esses picos são os maiores responsáveis por danos nos equipamentos eletrônicos.

O corte repentino ou qualquer outro problema semelhante pode danificar ou, até mesmo, queimar os eletrônicos. Os danos causados por esse problema afetam não só usuários domésticos, mas, especialmente, empresas que lidam com dados e serviços muito importantes.

Embora vários aparelhos, atualmente, sejam “bivolt” e suportem tensões mais altas, em alguns casos a energia elétrica pode retornar com uma tensão acima de 230V, causando danos sérios aos equipamentos, ainda que essa tensão se estabilize em alguns segundos.

Felizmente, existem algumas maneiras de proteger os aparelhos eletrônicos. Para equipamentos domésticos, é possível usar:

  • estabilizadores de tensão;
  • filtros de linha;
  • nobreaks;
  • DPS.

Estabilizadores de tensão e nobreaks

Os estabilizadores de tensão, tem por função manter a tensão da rede elétrica em funcionamento constante, sem muitas alterações.

São feitos de fusível de proteção, chave seletora de tensão de rede, tomadas de saída para os aparelhos, chave para ligar e desligar.

Os estabilizadores são capazes de nivelar as tensões elétricas e a voltagem de rede, e assim, fazendo a correção de fator de potencia de modo que os picos de eletricidade não influenciem diretamente os equipamentos.

Para proteger um determinado equipamento, o estabilizador acaba queimando em seu lugar. Isso acontece, porque esses aparelhos mantêm um fusível de proteção por dentro, que é queimado em condições de instabilidade na tensão, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens não alcancem o aparelho.

Nobreaks, entretanto, têm uma função, já que no caso de uma queda repentina de energia, ele armazena um pouco de carga para que o dispositivo continue funcionando por alguns minutos.

Os nobreaks para uso doméstico possuem dentro de si uma bateria que garante apenas alguns minutos de uso, é processo ligar no nobreak apenas os equipamentos essenciais, como computadores, monitores, o modem entre outros. Não é recomendado ligar carregadores de celulares ou impressoras, por exemplo.

DPS

O dps ou mais conhecido como dispositivo de proteção contra surtos é usado para proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão que, geralmente, são causados por descargas elétricas na rede de energia. Um DPS regula a tensão, fornecida a um aparelho elétrico, absorvendo as tensões que ultrapassam um limite de segurança.

Mas você sabe como funciona o dps? Ele é instalado como um disjuntor na caixa de distribuição geral de energia ou entre o equipamento e a tomada de energia, neste caso, sendo um DPS individual.

Dependendo do modelo disponível, a função é proteger diretamente a rede elétrica contra uma sobre carga derivada de um raio conduzida através da rede e descarrega-la diretamente para a terra.

Existem dois tipos de DPS, o tipo classe I que é indicado para locais com grande chance de descargas com alta intensidade, sendo uma rede elétrica exposta diretamente aos raios. Geralmente é instalado na entrada da rede local.

Também existe o DPS classe II, que é indicado para rede interna, podendo ter subterrânea ou embutida e, geralmente, é instalado dentro do próprio quadro de distribuição.

Banco de capacitores

Eles são utilizados pelas concessionárias de energia por empresas e indústrias que utilizam média e alta tensão, ou seja, acima de 36.2 Kv, a fim de montar um fator de potência o mais próximo possível da unidade de energia.

Deve haver monitoramento da instalação e, também, da manutenção do banco de capacitores, pois um mau trabalho pode comprometer o sistema elétrico.

O Fator de potência é registrado pelos medidores eletrônicos instalados em medição de energia pelas concessionárias.

Um jeito simples de descobrir a quantidade de consumo de potência, e preciso apenas buscar “ correção fator de potencia calculo ” em seu navegador de busca.

As cargas indutivas reduzem a potência reativa com a onda de corrente elétrica, já uma carga capacitiva, produzem uma potência reativa com uma corrente adiantada.

Existem alguns tipos de banco de capacitores, como o residencial tipo fixo e o semi-automático. O segundo, além das proteções, do conjunto de acionamento e das células capacitivas também possui um programador calculado por horário.

Já o primeiro, consegue apenas a proteção e o conjunto de acionamento e as células capacitivas para apenas a proteção ligada direta nas células.