Seja durante a reforma do seu imóvel ou, até mesmo, durante a construção, é importante pensar em cada canto do local para que ele atenda às devidas necessidades e tenha as características e gostos dos moradores.

A cozinha é um dos pontos principais da moradia, ocupando espaço determinante e podendo ser construída de várias formas, tamanhos e gostos.

O fundamental é que ela seja funcional e suas diversas utilidades façam com que o local deva ser desenvolvido suficientemente para alcançar as demandas de tarefas como as refeições e preparos de alimentos.

Antes de mais nada, tenha em mente as reais necessidades do cômodo para sua residência. Se será utilizada todos os dias, em todas as refeições ou apenas aos finais de semana, quantas pessoas a usarão durante o mesmo período para que a área de movimentação seja adequada, entre outros fatores.

Pensar no local com componentes é uma estratégia que gera ganhos em questões de funcionalidade e locomoção. Uma boa dica é pensar primeiro nos lugares em que estarão o fogão, a pia e a geladeira, lembrando de deixar espaço livre para uma bancada, na qual será realizado todo o processo de preparo dos alimentos.

Indica-se que a pia fique entre o fogão e a geladeira, já que é nela que ocorre o pré-preparo dos alimentos e eles são devidamente higienizados e separados para o cozimento.

Ao final, é também para a pia que a louça volta após o preparo completo do alimento e após a refeição. Desse modo, não esqueça de manter um  espaço para um recipiente por perto onde serão despejados os resíduos.

Armários modulares

Se for um espaço pequeno, uma ótima saída é ocupar os espaços das paredes utilizando prateleiras e um armario de cozinha, no qual podem ser armazenados os devidos utensílios como pratos, panelas e alimentos em um compartimento suspenso.

Armário modulado pode ser uma opção para o total aproveitamento do cômodo, auxiliando na otimização de acesso aos produtos e ajudando na composição de uma cozinha moderna e funcional.

Como o próprio nome diz, a cozinha modulada é construída a partir de módulos, que consistem em móveis já prontos em tamanhos “convencionais” de cozinhas. Sendo uma alternativa mais em conta que uma cozinha planejada, ela possibilita a compra de produtos já prontos, diminuindo o tempo de espera para instalação.

O modelo pode ser encontrado nos seguintes materiais:

  • Madeira;
  • Aço branco;
  • MDF;
  • Vidro;
  • Acrílico.

O tamanho e design podem variar, desde os modelos mais tradicionais em cores neutras até os mais ousados com cores vibrantes.

Iluminação

A iluminação é outro fator imprescindível na cozinha, já que é um ambiente em que serão realizadas diferentes tarefas.

Dessa maneira, é importante empregar pontos de luz específicos e pontuais. Ogivas e spots de luz são ótimas opções para garantir que o ambiente fique ainda mais acolhedor, podendo ser inseridos em pontos específicos do teto ou dos próprios armários para auxiliar na iluminação durante o preparo das refeições.

Caso o recinto não seja tão iluminado, considere uma porta de vidro para cozinha para maior iluminação natural, já que é possível fazer a claridade transitar entre os ambientes.

Se as refeições forem realizadas na cozinha, deve-se contar com uma iluminação diferente, com intensidade menor da contida na bancada ou pia, por conta de nesses ambientes haver o preparo dos alimentos.

Fitas de led também podem ser usados para a iluminação contínua, como em prateleiras e armários. Sendo instalados nas áreas inferiores, são úteis para localizar utensílios e até mesmo alimentos.

Caso o espaço disponível seja mais amplo, colocá-lo  pendentes sob uma ilha ou copa pode ajudar.

Ambientes integrados

Se a cozinha e a sala estiverem interligadas, o taco de madeira piso pode ser uma boa opção à ser considerada nos dois ambientes, garantindo boa integração e conversação entre os ambientes.

Para isso, é indicado o uso de madeiras de tonalidades mais escuras, afim de evitar manchas aparentes como no caso das cores mais claras. Uma boa resina resistente garante maior vida útil, protegendo o assoalho contra possíveis riscos.

Um item que pode fazer a diferença para um ambiente moderno é a mesa de vidro, que acaba fugindo dos modelos convencionais de madeira e conversa super bem com o piso escolhido, dando impressão de maior amplitude e leveza ao lugar.

Ainda se preferir, o ladrilho hidráulico impermeabilizado ou a cerâmica podem ajudar na segurança, como na parte mais próxima à pia em que pode acabar ocorrendo respingos d’água.