Historicamente, a madeira é um dos materiais mais usados na construção civil. Bonita, resistente e atemporal, ela marca presença tanto nas estruturas de edifícios quanto nas decoração de seus ambientes, fazendo parte das decorações dos mais diversos estilos.

Sua versatilidade também faz com que ele esteja presente nos mais diversos ambientes de uma casa, exercendo os mais variáveis papéis.

Quer aprender mais sobre a madeira e suas principais aplicações na sala, que é um dos cômodos mais importantes de qualquer residência? Então, continue lendo e confira alguns dos usos que ela pode ter.

Piso

Poucas coisas são tão nobres quanto um piso de madeira de lei.

Trata-se de tábuas de uma versão natural dessa matéria-prima, que costumam ser cortados tanto por meio de procedimentos automatizados na fábrica quanto de forma manual, com a ajuda de aparelhos como a serra tico tico.

O motivo pelo qual esse revestimento para piso é tido como nobre são as suas vantagens e características, tais como:

  • Excelente desempenho termoacústico;
  • Bom apelo estético;
  • Resistência a impactos;
  • Possibilidade de reforma para reparar danos.

O problema é que a alta procura por esse material tende a aumentar seu preço, tornando-o fora do alcance de boa parte das pessoas.

A boa notícia é que há versões mais em conta desse tipo de piso, como a versão laminada. Como o próprio nome diz, trata-se de madeira tratada para que assuma o formato de lâminas mais finas, reduzindo o seu custo.

A única desvantagem disso é que a menor espessura faz com que ela não tenha um desempenho acústico tão bom quanto a versão tradicional.

Móveis

Da mesma maneira, a madeira tem outra finalidade bastante popular no âmbito doméstico: a confecção de móveis.

As mesmas características que a tornam uma boa opção de piso, como a atemporalidade, resistência e a possibilidade de que ela seja renovada, também fazem com que ela seja uma excelente escolha para a mobília .

Nesse caso, a melhor opção para aproveitar suas características ao máximo é optar pelos móveis planejados.

Um rack para sala feito sob medida, por exemplo, combinará perfeitamente ao espaço onde será instalado, maximizando o seu uso, algo extremamente útil em tempos de lançamentos imobiliários cada vez menores.

Itens decorativos

Entretanto, a madeira não pode ser usada apenas de maneira simplesmente funcional, pois seu bom apelo estético também permite que ela sirva como um bom elemento decorativo.

Isso é possível, por exemplo, por meio da instalação de um painel para sala feito nesse material. Para aproveitar o espaço ao máximo, é possível que ele conte com estantes para organização e objetos.

Da mesma forma, é possível contar com pequenos itens decorativos feitos em madeira, como esculturas e até mesmo luminárias.

Eles são uma ótima maneira de dar um toque mais rústico ou moderno à decoração. Mas, tudo depende do tratamento que eles recebem ou de eles serem usados de maneira mais rústica.

Forro

As tábuas que são usadas para confeccionar um painel de tv planejado podem ter outro fim, como a produção de forros para o teto. Trata-se de uma opção bastante comum há alguns anos, antes da popularização do PVC como material de construção.

Mesmo com a possibilidade de contar com um material mais em conta no forro, a versão em madeira também tem vantagens.

Em primeiro lugar, seu bom desempenho termoacústico melhora consideravelmente o conforto ambiental do espaço.

Além disso, sua aparência rústica é perfeita para espaços cuja decoração pretende ser mais crua, com uma inspiração em casas rurais ou mesmo decorações mais naturais, como a urban jungle.

Entretanto, para usufruir desses benefícios, é preciso ter cuidado com a qualidade da madeira usada, pois ela precisa ter sido tratada para suportar a umidade e não sofrer ataques por pragas, como cupins.

Acabamentos

Por fim, também há uma série de acabamentos pequenos, mas muito úteis, que podem ser confeccionados nesse material. Um deles é o corrimão para escada de madeira, que serve para dar suporte a quem sobe e desce a escadaria, aumentando a segurança da sua estrutura.

Há, também, itens mais simples, que podem ser feitos em casa.

Com a ajuda de uma serra, uma pessoa pode confeccionar, por exemplo, estantes para casa, o que, além de reduzir os custos, pode servir como hobby.

Para tal, é preciso contar com ferramentas como a serra copo para madeira, bem como todos os apetrechos para operá-la com segurança, como proteção para os olhos.