segurança construção

Uma construção é composta por um conjunto de etapas que são definidas no projeto de arquitetura e planejados com muito rigor e afinco, para que todos os elementos saiam de forma harmoniosa.

São contemplados inúmeros processos, como o serviço de empresa consultoria ambiental, locação de equipamentos e máquinas, entre outros serviços.

Assim, neste artigo abordaremos sobre os inúmeros processos que podem existir dentro de uma construção civil, como ferramentas e máquinas e os materiais de construção mais utilizados.

Conhecendo todos os elementos é possível enxergar a obra como um projeto mais amplo e que depende de outras etapas (como a burocrática, por exemplo, a outorga de poço, para construção de poços artesanais) para que seja executado da maneira correta e eficiente.

Os materiais de construção

Para que uma obra seja construída, ela precisa de insumos para que o projeto ganhe vida. Esses insumos são conhecidos como os materiais para a construção. Os materiais para a construção são usados em um número grande de construções como:

  • Casas;
  • Prédios;
  • Pontes;
  • Estradas.

Esses materiais podem ser obtidos de diferentes fontes tanto naturais quanto em processos químicos ou físicos como cimentos, portas, tubos e conexões. Abaixo falaremos sobre alguns materiais que são usados em grande parte dos projetos.

1. Cimento

O cimento é um tipo de aglomerante que é obtido por meio do cozimento de calcários naturais ou artificiais. É o produto mais usado na construção civil e é aplicado em fundações e estruturas, além de agir no assentamento de blocos e revestimentos.

Com ele também se constrói abrigos, locais para guardar mangueira de incêndio e relógios de energia e de consumo de água.

2. Aço

O aço é uma liga metálica composta de ferro e de carbono, sendo este último componente presente em apenas 2% de sua composição.

Esse material apresenta resistência mecânica boa e um baixo custo. São usados para construir armações das fundações e realização de estruturas de concreto armado.

3. Tijolos

Os tijolos são peças usadas para o levantamento das paredes. São feitas de argila e são usadas em conjunto com o cimento. Além das paredes ajuda na construção de alvenaria, vedação, muros, bancadas, churrasqueiras ou qualquer outro tipo de estrutura.

4. Madeira

A madeira é um tipo de material bastante utilizado em variadas etapas da obra, como suporte para laje, definição de formas de concreto, caibros para telhado, vipas e ripas para outros elementos da construção.

5. Tinta

É uma substância líquida pigmentada, que ajuda a dar acabamento e revestimento paredes e esquadrias em geral. As tintas são usadas em paredes internas ou externas.

Os andaimes na construção civil

Outro elemento fundamental para a construção é a modalidade de alugar andaime. Isto acontece porque toda obra que possui mais de quatro metros é obrigatório o uso dessas ferramentas.

Os andaimes devem ser feitos de aço carbono galvanizado, pois, assim, eles tem maior durabilidade e segurança durante a sua utilização.

Esses equipamentos são usados para os serviços em locais altos. Dessa maneira, obras no geral dependem da locação de andaimes para que o projeto seja bem executado. Há vários tipos de andaimes disponíveis dentro do mercado da construção e que falaremos com mais detalhe abaixo.

1. Andaime tubular

O modelo mais usado nas construções é o andaime tubular e são aplicados em reformas e obras, tanto nas residenciais como nas industriais. Esse tipo de sistemas oferecem um ótimo rendimento e também grande modulação.

O tubular proporciona facilidade e rapidez na montagem com encaixes firmes e maior versatilidade de uso, trazendo um maior benefício em suas aplicações.

2. Andaime fachadeiro para construção

O andaime fachadeiro por sua vez permite que os trabalhadores circulem horizontalmente trazendo e levando materiais para cima ou para baixo. Seu nome é devido a sua aplicação, sendo usado para manutenção e construção de fachadas e locais elevados.

Esse tipo de andaime é bastante versátil, permitindo uma grande movimentação do trabalhar, usado nas pinturas de fachadas, revestimentos de fachadas, manutenções prediais, reformas e também instalações elétricas de placas e outdoors.

Esse tipo de equipamento acompanha guarda-corpo, escada e todos os itens de segurança necessários.

As construções para serem executadas de forma eficiente e segura precisam de ferramentas e máquinas e também materiais de qualidade.

São inúmeros os componentes que devem ser usados nas obras, como a locação de escadas, de andaimes e o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.