Em projetos de construção, um item que sempre é desenvolvido com antecedência são os espaços reservados e projetados para a passagem e circulações das pessoas de um ambiente a outro.

Além disso, há também a questão da segurança e da privacidade, por isso, as portas são objetos pensados com muita atenção e antecedência, pois é preciso dimensionar o espaço que será ocupado bem como a sua função dentro dos projetos.

Por serem essenciais aos projetos de construção, como casas, apartamentos e demais empreendimentos comerciais e corporativos, as portas apresentam uma diversidade de tamanhos, formatos, materiais e funções.

Assim, para que seja realizada a escolha perfeita ao projeto, é preciso ter sempre um profissional qualificado para a construção do empreendimento, fornecedores de ferro, madeira, vidro ou plastico e demais materiais de confiança, bem como saber todas as opções disponíveis no mercado de casa e construção.

Tipos de materiais

As portas possuem dimensões e formatos diversificados, também podem ser compostas por mais de um elemento, entretanto é preciso saber quais são esses materiais, assim como suas características e aplicações.

Aço

O aço é um produto bem resistente e versátil, assim, é possível criar formatos e texturas com esse produto. As portas de aço podem ser desenvolvidas em diversos modelos e também são comumente aplicadas em locais internos ou externos.

Para espaços que ficam mais expostos às ações do tempo e ao intemperismo, é mais indicada a porta de aço galvanizado, pois o processo de galvanização retarda e diminui o processo de corrosão que ocorre na maioria dos produtos originários do aço ou do metal, conferindo maior durabilidade, estética e proteção.

Por ser um material bem resistente e difícil de ser invadido, as portas e portões de aço são mais utilizados em estabelecimentos corporativos e comerciais.

Para construções ou reformas residencias, o uso do aço se faz mais presente no portão, que pode ser também de diversos formatos e modelos e são utilizados com o propósito de assegurar e proteger seus moradores de assaltos e invasões à propriedade.

Dentro dessa categoria de material, é viável a sua produção com diversos tipos de aço desde os mais resistentes e pesados aos mais leves e simples, como a porta de alumínio, que é uma opção muito utiliza, pois esse material é leve, mais difícil de sofrer com a corrosão e também são fáceis de limpar.

Madeira

A madeira é um produto utilizado na construção de móveis e objetos desde muito tempo, e sua principal vantagem é a durabilidade e aspecto estético.

Sendo uma matéria-prima bem versátil, a porta de madeira pode ser utilizada nos ambientes mais sofisticados até os mais rústicos, pois suas características e modalidade permitem criar diversos modelos que se adequem a cada projeto.

Ela não é um material indicado para lugares que recebem muita incidência de umidade ou ações do tempo como chuva, vento e sol, pois é um material mais sensível. Todavia, envernizar a peça de madeira pode ajudá-la consideravelmente em seu processo de conservação.

Vidro

Os vidros podem ser bem resistentes e aplicados tanto em locais internos quanto externos, sendo um material que não sofre tanto com as ações do tempo e podem, dependendo do modelo e fabricação, conferir proteção contra os raios solares.

As portas de vidro são utilizadas principalmente em varandas e portas de acessos a locais que não necessitam de tanta privacidade, visto que são transparentes e permitem que seja possível ter uma visão completa mesmo com a porta fechada.

Tipos de portas

Independentemente do tipo de material, as portas apresentam diversos modelos que podem ser aplicados de acordo com a necessidade e o espaço reservado para a inclusão desse objeto à obra. Os principais modelos são:

Portas de correr

A porta de correr recebe esse nome pois ela pode deslizar lateralmente para serem abertas ou fechadas. Sendo um modelo mais indicado para projetos que não possuem muito espaço ou preferem otimizá-lo.

Além da porta, há também o portão de correr, que com o desenvolvimento e aplicação de tecnologias, pode ser motorizado e automatizado, assim confere mais segurança e comodidade a todos que se utilizam desse recurso.

Assim, há empresas que são especializadas em confeccionar e fornecer motor para porta de aço.

Porta de abrir

Sendo o modelo clássico, a porta de abrir demanda um espaço maior para sua instalação e funcionamento, Podendo abrir tanto para dentro como para fora, dependendo do planejamento e dimensão do espaço.

Além desses modelos há:

  • Sanfonada;
  • Camarão;
  • Veneziana;
  • Vai e vem;
  • Basculantes;
  • Pivotantes.

Todos esses modelos demandam técnicas e conhecimentos específicos para serem produzidas e instaladas, por isso também é primordial a pesquisa e a busca por profissionais qualificados para o desenvolvimento dessa atividade. Pois, assim é mais fácil ter qualidade e segurança no resultado final.