A climatização de um ambiente é um fator que interfere fortemente sobre o quão confortável ele será.

Por conta disso, quem vive em regiões mais quentes costuma investir em um ar condicionado para a residência ou empresa.

Acontece que a aquisição deste item faz com que seja necessário uma série de cuidados para mantê-lo em bom estado por mais tempo, adiando (ou evitando por completo) procedimentos como o conserto de placa de ar condicionado.

Confira, neste post, algumas dicas importantes para manter seu item funcionando bem por mais tempo:

Escolha do modelo mais adequado para o ambiente

O primeiro passo para ter um ar condicionado potente, que não vai criar preocupações para os proprietários, é escolher um modelo ideal para cada ambiente.

Por exemplo, o ar condicionado janela exige um orifício na parede, além de mais espaço.

Apesar disso, tem a vantagem de ser mais eficiente em espaços menores, e alguns podem ser ligados e desligados com a ajuda de um controle remoto.

Instalação profissional

O primeiro passo para garantir a máxima eficiência do equipamento é instalá-lo corretamente.

Ele deve ser posicionado em um local estratégico, de modo que seja possível refrigerá-lo usando o mínimo possível de energia.

Por exemplo, eles devem ser instalados no alto de paredes, e não nas partes baixas, pois o ar frio tende a descer, enquanto o quente sobe.

Felizmente, o preço de ar condicionado em lojas de eletrodomésticos costuma incluir a entrega e a instalação do item.

Por conta disso, é sempre bom suspeitar de valores muito baixos: pode ser que estes serviços não estejam incluídos, ou que o equipamento não seja de qualidade.

Por via das dúvidas, o ideal é fazer a aquisição em um estabelecimento de confiança.

Limpeza periódica

Como o ar condicionado faz a sucção do ar exterior para refrigerá-lo e devolvê-lo ao ambiente, ele também acaba sugando elementos não desejados, como partículas de poeira.

Ao longo do tempo, seu acúmulo pode causar o entupimento dos dutos do ar condicionado, fazendo com que ele trabalhe mais, e, consequentemente, consuma mais energia.

Todavia, este não é o único problema da falta de higienização.

Pessoas com males respiratórios crônicos, como asma, ou que padecem de alergias graves, podem ter crises respiratórias ao entrar em contato com o ar expelido pelo aparelho. Afinal, ele estará contaminado.

Para evitar estes problemas, recomenda-se que seja feita a limpeza de ar condicionado de janela, de parede, ou mesmo portátil, a cada 15 dias. Com a ajuda de uma escova macia, deve-se remover as partículas de poeira que se acumulam nos filtros.

A boa notícia é que não é preciso, necessariamente, realizar este procedimento por conta própria: também é possível contratar um profissional especializado para tal.

Substituição dos filtros

Entretanto, por mais que o ar condicionado seja internamente higienizado, não há o que fazer a respeito da troca dos filtros: ela é inevitável. Normalmente, os especialistas indicam que ela seja feita a cada seis meses.

Do mesmo modo, é possível verificar se a hora chegou analisando seu aspecto: quando há a necessidade da troca, ele fica sujo e escuro.

Neste caso, a maneira mais indicada de realizar o procedimento é contratando um profissional especializado. Isto porque, para fazer a substituição, é preciso lidar com peças mais sensíveis do equipamento.

Quando danificadas, elas podem prejudicar, ou mesmo inviabilizar, o funcionamento do ar condicionado.

Manutenção periódica

Por mais que o funcionamento do ar condicionado pareça estar perfeito, é interessante contratar um profissional para averiguar seu estado de funcionamento periodicamente.

Afinal de contas, nada impede que um defeito silencioso possa causar sérios problemas de funcionamento no aparelho mais adiante.

Lembre-se: o conserto de ar condicionado pode levar alguns dias, e ficar sem o aparato pode ser um grande incômodo.

Nessa análise, o técnico avalia fatores como:

  • O estado de limpeza dos filtros;
  • A necessidade de trocá-los ou não;
  • A situação da parte elétrica do aparelho;
  • Verificação das condições das peças metálicas do aparelho.

Além disso, é preciso ter em conta que, em junho deste ano, foi aprovada uma lei federal que obriga tanto edifícios públicos quanto privados a contarem com um plano de manutenção de ar condicionado split ou dos modelos regulares.

Ele deve ser realizado com base nas instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e tem como objetivo garantir uma boa qualidade do ar para quem frequenta tais espaços.