Nos últimos anos, o mercado de decoração observou um aumento na popularidade de projetos de inspiração escandinava.

Também conhecidos como minimalistas, eles pregam o uso da menor quantidade possível de elementos em cada ambiente, bem como o uso de cores coringas e a valorização de móveis funcionais.

Para muitos, isso é mais que uma questão decorativa: é um estilo de vida. Muita gente que se cansou de uma vida materialista, voltada a bens de consumo, apela para esta inspiração para ser mais feliz.

E seus lares, consequentemente, passam por mudanças. A consequência disso é cada profissional da área realizar mais projetos onde menos é mais.

Se você quer trazer este conceito à sua casa, continue lendo. Neste post, você aprende algumas maneiras de incorporar o minimalismo à sua casa, mas sem abrir mão da elegância.

Aproveite a reforma na piscina para renová-la

Quem tem este item em casa sabe como, por mais bem cuidado que ele seja, a reforma de piscina de concreto é sempre necessária, mais cedo ou mais tarde.

Isto pois a intensa umidade do local pode provocar danos, que têm que ser resolvidos o quanto antes para evitar problemas estruturais.

Se você pretende incorporar o minimalismo à sua casa, por que não aproveitar esta ocasião para renovar a área piscina?

Algumas boas ideias são:

  • Instalação de uma cascata para piscina simples e bonita;
  • Uso de revestimentos em cores neutras;
  • Uso de móveis discretos, de preferência em madeira natural;
  • Instalação de um deck bonito e funcional.

Todos estes elementos permitem um melhor aproveitamento do espaço, mas sem que ele seja opulento ou que sua estética seja prejudicada.

Mantenha a pintura da fachada em dia

Um imóvel bem cuidado nunca sai de moda. Por conta disso, até mesmo quem leva um estilo de vida minimalista deve investir na pintura externa de casas periodicamente.

Afinal, uma fachada bem cuidada faz com que os visitantes automaticamente tenham uma melhor impressão do restante do local.

Vale ressaltar que esta não é apenas uma questão estética, como, também, de segurança.

Isto porque a tinta serve como barreira à penetração de elementos que podem degradar a estrutura do imóvel, como a umidade da água da chuva.

Assim, quando o revestimento de uma parede está degradado, há um risco maior de que o imóvel apresente problemas estruturais e de segurança.

Para que o local não perca a aura minimalista, é importante escolher o tom da fachada com cuidado. As melhores cores de tintas para decorações com essa inspiração são as neutras, como branco, bege e tons pastéis.

Transforme espaços ociosos em jardins de inverno

Imóveis mais antigos, ao contrário dos novos lançamentos imobiliários, tendem a ser espaçosos, oferecendo cômodos amplos.

Por mais que este seja o sonho de consumo de pessoas que vivem em apartamentos apertados, o excesso de espaço pode ser uma verdadeira dor de cabeça decorativa: afinal, o que fazer para que um espaço ocioso não pareça deslocado?

Pois bem, quando o imóvel é decorado com minimalismo e elegância, não há nada melhor que montar um jardim de inverno.

Trata-se de pequenos espaços verdes, localizados em ambientes fechados, que dão um toque de sofisticação a qualquer lugar, mas sem opulência. É possível, por exemplo, aproveitar o vão sob a escada para implementar esta solução decorativa.

Além de escolher um bom local, é preciso saber selecionar as plantas adequadas. Afinal, algumas simplesmente não prosperam em locais fechados, e só ficam bonitas em jardins externos.

Em caso de dúvida, vale a pena contratar uma empresa de paisagismo SP para obter orientações a respeito disso e dos cuidados necessários com o jardim.

Invista no DIY

Algumas pessoas colocam as mãos na massa e fazem os próprios móveis por hobby.

Outras, ainda, o fazem por necessidade: com o dinheiro para a reforma ou a decoração da casa limitado, elas apelam para o DIY para fazê-lo render.

Independentemente do motivo, criar a própria mobília é uma excelente opção para quem quer investir em uma decoração mais minimalista, mas sem prejudicar a elegância e a sofisticação do ambiente.

Um bom exemplo são as peças feitas com pallets e caixotes: quando unidas por meio de colas ou parafusos, elas podem dar vida a praticamente qualquer móvel.

Além disso, a madeira pode ser tanto crua quanto pintada ou envernizada, para que combine perfeitamente com o ambiente onde será usada.