Manter em dia a manutenção dos eletrodomésticos, como geladeira, fogão e lavadora, é garantir o aumento da vida útil de cada um deles, bem como o funcionamento adequado.

Em suma, a ausência de reparos pode ocasionar falhas de componentes internos, usabilidade comprometida e aumento do consumo de energia elétrica.

Por essas razões, é mais do que recomendado ficar de olho no funcionamento de cada equipamento. Por conta disso, separamos as melhores dicas.

Para que você mantenha os seus equipamentos do dia a dia em ótimo estado. Role para baixo e acompanhe o restante do conteúdo.

Principais cuidados com o fogão

Em qualquer cozinha que se preze, o fogão é o destaque do ambiente. Afinal, por meio dele que os alimentos são prontos durante o café, almoço e jantar.

A manutenção de fogão, por sua vez, envolve uma série de etapas simples, que devem ser tomadas pelo proprietário do equipamento.

Neste contexto, os cuidados devem começar no instante da instalação do aparelho. O fogão precisa ficar em um local com espaço suficiente, para que a tampa possa ser aberta adequadamente.

Além disso, é ideal que o lugar seja nivelado. Lembrando que é preferível que um técnico instale o aparelho. Veja alguns cuidados, que devem ser tomados durante o uso do fogão:

  • Não deixar os cabos das panelas voltados para fora;
  • Manter plásticos longe das bocas;
  • Nunca fechar a tampa durante o uso;
  • Deixar as panelas tampadas;
  • Não deixar alimentos mais tempo que o necessário;
  • Regule o fogão com regularidade.

Cabe destacar que, ao seguir os itens citados acima, o equipamento sempre ficará em ótimo estado. Além do mais, é necessário manter a atenção voltada para o tempo de cada cozimento.

Ou seja, deixar que o alimento passe do ponto, além de estragá-lo, também consome mais gás que o necessário, impactando em prejuízos.

Usabilidade da geladeira

O que seria de qualquer residência sem uma boa geladeira? Simplesmente nada! A geladeira mantém os alimentos perecíveis bem refrigerados e, dessa maneira, aumenta a vida útil de produtos como leite, carnes, sucos, etc.

No entanto, quando o equipamento começa a evidenciar sinais de degelo e falhas elétricas, o ideal é levá-lo ao conserto de geladeira.

O serviço é muito procurado nos dias atuais, principalmente por descuidos com o refrigerador, mau uso e desregulamento de temperatura.

Muita gente acredita que é só abrir a porta do eletrodoméstico e colocar as coisas dentro. Entretanto, cada tipo de alimento tem um lugar certo na geladeira.

E isso tem impacto direto na manutenção do mesmo. Os alimentos que estragam mais rápido, por sua vez, precisam ficar na parte de cima, mais próximo do congelador.

Em contraponto, alimentos crus podem ficar na parte de baixo da geladeira. Confira outras dicas importantes:

  • Alimentos prontos ficam nas prateleiras do meio;
  • Frutas e legumes ficam na parte inferior;
  • Ovos ficam no interior da geladeira;
  • Carnes ficam no congelador.

O não cumprimento dos cuidados acima, pode acarretar no conserto de geladeira samsung. Outro ponto importante, é a limpeza interna da geladeira.

Esta que precisa ser feita com certa regularidade. A prática evita que odores e manchas impregne os alimentos, que ficam guardados no equipamento.

Lavadora e seus cuidados

Assim como os dois aparelhos mencionados nos últimos tópicos, a lavadora de roupas também é outro item fundamental em qualquer domicílio.

E precisa estar com os cuidados em dia. A primeira dica é não sobrecarregar a máquina, em hipótese alguma. Geralmente, o equipamento vem com um indicativo de capacidade máxima.

Ou seja, se a lavadora aguenta 6 KG, o correto é não ultrapassar disso. Além de não limpar as peças direito, lavar uma carga sobressalente desgasta o equipamento, viabilizando a manutenção de lavadora electrolux.

Além do mais, a prática impede o bom funcionamento do equipamento. Por conta disso, o ideal é consultar o manual do equipamento e seguir as diretrizes de peso e usabilidade.

Afinal, como cuidar dos equipamentos domésticos?

Ao seguir as dicas mencionadas neste artigo, com certeza, o funcionamento e vida útil da aparelhagem doméstica podem ser maximizados.

Portanto, o ideal é manter os reparos e bom uso em dia. Não adianta em nada levar o equipamento na equipe técnica e não mudar os hábitos de uso.

Assim sendo, o equipamento terá boa durabilidade, uma vez que também proporcionará potência e melhor qualidade durante a utilização seja do fogão, geladeira ou lavadora de roupas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *