O conceito urban jungle é basicamente levar o verde para o urbano, investindo em jardinagem e paisagismo. Muitos podem confundir as duas modalidades, mas há uma certa diferença entre ambos.

Elas são compreendidas como responsáveis pela composição de jardins com plantas ornamentais e para fins decorativos. Em suma, o paisagismo é visto como uma versão mais elaborada e aprimorada da jardinagem.

Entretanto, o paisagismo está relacionado ao planejamento da paisagem, sua atenção é voltada para temas, construindo uma paisagem, mesmo em ambientes pequenos, o paisagista realiza o planejamento dos espaços não edificados.

Já a jardinagem é ligada ao ofício e à arte de cultivar os jardins. Para sua prática requer conhecimentos sobre:

  • Plantas ornamentais;
  • As necessidades das plantas;
  • Técnicas de cultivo;
  • Manutenção das plantas.

Também é necessário saber a maneira de como será a organização delas nos canteiros que devem ser esteticamente harmônicos. O projetista os organiza com composições a partir de: formas, cores, texturas e volumes de cada planta.

O paisagismo e jardinagem são ferramentas do urban jungle que são complementares, mas distintas dentro do contexto de cada uma delas.

Seus termos podem ser usados com semelhanças na prática, mas é necessário perceber que sob o mesmo guarda-chuva do nome existem tarefas e abordagens distintas e divergentes, pois plantar mudas em espaços é bem diferente de criar uma área com plantas e árvores.

Espaço verde agrega benefícios em empresas

Geralmente, as plantas são utilizadas em decoração, mas ao implementar um espaço verde, ou conhecido também como ambiente verde, em um local de trabalho, pode ajudar em muitos pontos como, por exemplo, na produtividade.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, os escritórios que possuíam um espaço verde, plantas na decoração da área, conseguiram aumentar a produtividades de seus colaboradores, pois ao aderir esse pequeno espaço, proporciona muitas vantagens no bem-estar, no que resulta em mais envolvimento físico, mental e emocional no trabalho.

A qualidade de vida que o espaço verde agrega pode estar ligada em um simples detalhe, pois graças as plantas que absorvem os poluentes existentes nas áreas fechadas, com essa característica, elas proporcionam uma melhora na filtragem do ar. A umidade do ar também aumenta.

As plantas conseguem influenciar em outras questões, como: reduzem o estresse; deixam o ambiente mais alegre e calmo e valorizam o empreendimento.

Ou seja, o espaço fica mais suave e leve, além de ser um ótimo espaço para um descanso dos funcionários depois do almoço e uma área de conversação informal, ainda agrega valor sustentável.

Descubra mais aspectos de um jardim vertical

Os jardins verticais são cheios de cores e são compostos de peças de jardinagem, espécies de plantas, entretanto, esses tipos de jardins não ficam fixados no chão e, sim, instalados nas paredes de condomínios, prédios comerciais e residenciais.

Eles são uma maneira de aumentar o ambiente limitado e recuperar espaços antes vazios em elementos com uma estética agradável e estimulante, mas de modo criativo e contribui muito com o paisagismo residencial assim como em outros imóveis. Esse jardim é como se fosse um tipo de tapeçaria natural de algum edifício.

Um de seus benefícios é que ele reduz os efeitos das ilhas de calor criadas pela cidade e sua poluição atmosférica. Isto é, conseguem minimizar a temperatura.

Conseguem também limpar o ar externo, deixando-o com menos poluentes e poeira, ainda, auxilia na neutralização dos índices de carbono resultantes das emissões de combustível.

Optar por um jardim vertical é ter mais qualidade de ar internamente e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico, pois sua superfície consegue impedir os sons de alta frequência e, dependendo de sua composição base, também é possível bloquear ruídos de baixa frequência.

Outra vantagem é que esse jardim aumenta a biodiversidade, consegue criar habitats para algumas aves e insetos, ajudam a combater a perda da biodiversidade que é derivada pela urbanização e mantém vivo uma variedade de insetos e plantas.

Outra característica positiva são as suas paredes, que podem ser utilizadas para cultivar alguns tipos de alimentos como, por exemplo, frutas pequenas, vegetais e ervas no qual cria um controle sustentável e um local de fontes alimentícias. Construções que tem esse tipo de vegetação causam um grande impacto, benéficos, em termos de saúde.

Os jardins verticais isolam e esfriam os prédios, fazendo um cobertor de segurança no qual protege a construção de poluentes atmosféricos, oferece economia financeira e, também, criam muitos empregos nas áreas que lidam com esse tipo estilo.