terraplanagem em construção

Uma construção é um empreendimento do setor da engenharia civil que é responsável por erguer uma casa, residência, edifícios ou viadutos, dentre outros. O processo de uma construção se inicia com um bom planejamento estrutural e de outros elementos como hidráulico e pneumático.

A parte estrutural geralmente é metálica e é de extrema importância nesse inicio, pois ela será a base para o bom andamento da obra, assim como a resistência e a confiabilidade de que a edificação não irá desabar.

Mas, além de pensar na parte estrutural, existem outros elementos importantes no que ser refere ao tipo de maquinário necessário, procedimentos iniciais como o de terraplenagem, e ainda a precaução diante dos cuidados necessários ao meio ambiente.

Devido à importância desses detalhes, este artigo irá abordar esses elementos e o funcionamento deles na construção civil. Não deixe de conferir mais detalhes a seguir!

Você já ouviu falar em terraplenagem?

A terraplenagem é um dos procedimentos iniciais antes de realizar uma construção. Ela consiste na limpeza do terreno, no que se refere à retirada da terra em excesso.

Esse procedimento trabalha com o nivelamento do terreno para que ele esteja pronto para receber os aspectos estruturais da construção.

Esse procedimento é realizado com o auxílio de diversas máquinas, como a escavadeira ou a retroescavadeira, que conseguem recolher grandes toneladas de terra em poucos minutos.

Após esse processo, o solo recebe um compactador para que seu nivelamento seja perfeito.

Para realizar esse procedimento de Limpeza de Terreno para Construção, é possível contratar empresas que sejam especializadas em terraplenagem, e que contem com profissionais qualificados para a realização da atividade.

Outro detalhe interessante consiste também no fato de que essas empresas podem possuir o equipamento necessário pra a realização do serviço.

Cuidados com o meio ambiente: descarte correto do entulho

O meio ambiente não se resume a florestas, fauna e rios, mas também está diretamente ligado à sociedade. Ela acaba ocasionando, em diversos momentos, poluição ambiental, que irá afetar todo o sistema.

Mas, o que isso tem a ver com a construção civil? Uma construção demanda o uso de muitos materiais que podem vir a se transformar em entulhos. O entulho é um resto de material que pode ser brita, pedras, cimento, areia, dentre outros elementos.

Se forem descartados de forma inadequada, eles podem ocasionar graves problemas ao meio ambiente, intensificando a poluição.

Por isso, existem formas corretas de descarte que devem ser adotadas por empresas apostando em um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos assertivo. Isso, além de evitar a contaminação do meio ambiente, evita que a construtora leve multas por afetar o meio ambiente.

Muitas empresas optam por ter a caçamba de entulho, que é um equipamento resistente, feito à base de ferro e outros metais, que consegue abrigar de forma correta esse entulho para que o mesmo não se espalhe na sociedade.

Esse equipamento é fundamental para demonstrar que a construtora adotou um sistema de descarte efetivo, que não agride o meio ambiente.

No caso de outros materiais, de modo mais geral, é possível realizar também o Aluguel de Caçamba de Lixo para o descarte dos resíduos gerados internamente, pelos funcionários. Com isso, a empresa acaba separando os tipos de lixos e causando menor impacto ambiental.

A locação dos equipamentos para a construção civil

Além da terraplanagem e do meio ambiente, toda a construção demanda o uso de maquinário com objetivo de acelerar os processos e, ainda, trazer mais precisão à ação.

Diversos elementos podem estar presentes na construção civil como é o caso de escavadeira, betoneira, caminhão de içamento, andaime, lixadeira, compactador de solo, dentre outros.

Dependendo da construtora, ela já pode ter alguns equipamentos, mas existem diferentes tipos de porte de construção, o que pode demandar uma equipe maior e, consequentemente, maior infraestrutura e maquinário.

Por isso, uma alternativa bastante assertiva realizada pelas empresas consiste no Aluguel de maquinas de construção.

Existem muitas vantagens em apostar nesse tipo de serviço, porque a empresa que oferece o serviço de locação fica responsável por vários detalhes no que se refere ao equipamento, como:

  • Transporte;
  • Logística de deslocamento;
  • Manutenção dos materiais, inclusive dos maiores, como é o caso da caçamba;
  • Ceder equipamentos mais modernos;
  • Ceder uma pessoa da equipe para auxiliar na instalação.

Ou seja, com isso, é possível apostar nesse tipo de serviço de locação, buscando por uma empresa que possua qualidade técnica no fornecimento desses materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *