construção

A segurança é um dos pilares de todos os projetos que são desenvolvidos dentro da sociedade. Assim, há várias formas de assegurá-la a todos os envolvidos, desde o esboço até a construção final.

Dentro do universo de reforma e construção de imóveis, a segurança deve estar presente em todas as etapas de um projeto de maneira bem marcante.

Tudo começa pela elaboração do projeto, que, em seu processo de estudos e análises, conta com a etapa de verificação do solo e suas características para atestar que é possível realizar a construção ou reforma de um imóvel.

Pré-construção

Nesse primeiro processo, a segurança está relacionada à estabilidade e a adequação do solo. Essa verificação é realizada por profissionais habilitados e capacitados dentro de empresas de engenharia civil sp.

Essas empresas são especialistas em realizar esse tipo de serviço, que envolve muito conhecimento técnico tanto para análise como para a realização do estudo, que envolve ferramentas e equipamentos complexos e automatizados.

Obras

Durante o desenvolvimento da obra, a segurança se faz mais presente e necessária aos colaboradores e comunidade que está ao entorno da obra. Assim, é essencial a utilização de equipamentos de proteção individual como:

  • Óculos;
  • Capacetes,
  • Luvas;
  • Botas;
  • Roupas especiais.

Além desses, é de responsabilidade da empresa, que está desenvolvendo a obra ou reforma, fornecer os equipamentos corretos para os trabalhos que são desenvolvidos em alturas, como as cadeirinhas e afins.

Além disso, aqui também são necessários acessórios especiais para o desenvolvimento do projeto, principalmente nas etapas que demandam segurança reforçada, como nas instalações elétricas, que por vezes, precisam ser terceirizadas e realizadas por empresas de instalações elétricas.

Essas empresas possuem profissionais altamente capacitados e treinados para desenvolver as atividades necessárias em qualquer tipo de projeto.

Além disso, a manutenção da segurança desse setor precisa ser realizada com periodicidade e constância, pois qualquer erro pode resultar em graves acidentes e danos à saúde de muitas pessoas.

Diante da complexidade dos projetos elétricos, algumas empresas da área são ainda mais segmentadas e especialistas no desenvolvimento de projetos específicos, pois cada uma possui as suas características e necessidades, além do grau de complexidade.

A exemplo, há as empresas que desenvolvem projeto eletrico residencial e empresas que desenvolvem projetos elétricos prediais e industrias. Isso, porque cada um desses modelos apresenta necessidades e complexidades distintas.

As empresas que se especializam em desenvolver e executar projetos elétricos para empreendimentos comerciais e industrias, necessitam de profissionais ainda mais capacitados, pois esses projetos demandam mais cabeamentos e fiações para atender a demanda de consumo e constância da energia elétrica.

Para facilitar esse processo, principalmente em empresas de tecnologia da informação ou com alta utilização de computadores e softwares, foi desenvolvido o cabeamento estruturado, que consiste em um sistema que proporciona uma infraestrutura de cabeamento que mantém todos os aparelhos conectados a uma central, facilitando troca de dados e alterações na rede.

Para isso, também há empresa de cabeamento estruturado, que proporciona mais economia, fluxo, organização e gerenciamento a empresa.

Pós-construção

Após o processo de construção, há, principalmente para projetos empresariais e industrias, a vistoria do corpo de bombeiros, que é um processo obrigatório, assim, alguns itens são necessários, como extintores para cessar incêndios, mangueiras, sinalizadores de saída de emergência e, dependendo do local, há ainda outras exigências.

Conhecido como Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros ou AVCB corpo de bombeiros SP, esse documento atesta e vistoria realizada no local em relação à conformidade com as regras de segurança e prevenção, principalmente de incêndios que são situações mais recorrentes.

Dessa forma, esse se torna um dos principais documentos para empresa, pois sem ele e o alvará de funcionamento (outro documento necessário) o espaço não é liberado e a empresa não pode operar e fica em situação irregular.

É importante ressaltar que essa vistoria tem uma validade, pois como está relacionado à segurança, é preciso que as empresas mantenham-se sempre atualizadas e com os processos de combate ao incêndio em dia.

Assim, há também a AVCB renovação que consiste em uma nova vistoria para verificar se a empresa continua em conformidade com as normas e exigências vigentes em lei.

A renovação pode ocorrer devido ao seu vencimento normal, ou quando há mudança de endereço ou alguma mudança na estrutura física do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *