A personalização de certos cômodos da casa como cozinhas e salas de jantar é algo que exige muita atenção. Além da questão estética, a organização desses espaços está muito relacionada com a personalidade do dono da casa e com a segurança.

Para quem mora em apartamento, ter uma Cozinha compacta planejada não é só uma questão de beleza, mas também de aproveitar ao máximo as funções de uma cozinha em um espaço menor. Isso inclui os armários, prateleiras, espaço para fogão ou forno e até as coifas, dispositivos que ficam em cima do fogão e que dispersam o cheiro de gordura e decoram o espaço ao mesmo tempo.

Na mesma linha, há quem goste da tradicional Cozinha planejada americana. Independente da casa ser grande ou uma kitnet, do tamanho do espaço e do estilo da casa, planejar esses espaços diz muito não só sobre a decoração mas sobre o estilo de vida de quem mora na casa.

Por isso, essa missão deve ser feita com muito carinho, pois um bom projeto de moveis planejados faz toda a diferença no resultado final do ambiente.

Vai reformar um dos dois ambientes? Então não deixe de conferir algumas dicas para fazer o planejamento da forma certa!

Dicas para planejar a cozinha

Cozinhar é uma atividade que muitas pessoas amam e outras nem tanto assim. Para as pessoas apaixonadas por reunir a família e os amigos e preparar uma bela refeição, ter uma cozinha planejada com armários, gaveteiros e tudo o que há de direito é um sonho de consumo.

Antes de decidir o estilo dos móveis e as cores de cada detalhe do seu ambiente, é importante colocar no papel a sua relação com esse tipo de espaço e o que você deseja obter nele.

Se você adora organizar as talheres ou faz questão de colocar as panelas em ordem decrescente e separar as antiaderentes das comuns, um gaveteiro cheio de nichos não pode faltar.

Da mesma forma, se a sua principal paixão nesse espaço é usar o fogão para assar bolos e construir os mais diversos pratos gastronômicos, o uso de uma coifa – dispositivo que ajuda na ventilação/eliminação de gorduras – é válido.

Já se você é daquele tipo de pessoa que faz comida enquanto assiste a novela, um suporte para a televisão é algo que não pode ficar de fora desse planejamento.

Nesse sentido, para quem mora em apartamentos, uma Cozinha compacta planejada é a solução ideal.

Para que o projeto não saia do esperado, é importante reunir informações como as passadas acima e contar com um profissional que consiga humanizar a rotina, dentro das limitações de espaço.

Para quem gosta de uma decoração mais clássica, opções como a Cozinha planejada americana nunca saem de moda. Nos dois casos é possível personalizar tudo o que uma cozinha precisa, de forma intimista.

Enquanto há pessoas que gostam mais da organização dos armários e das panelas, outras queiram mais espaço para colocar a mão na massa.

Por isso, ao invés de projetos prontos, trazer ideias para empresas que façam moveis planejados é uma alternativa.

Independente da escolha, ter um ambiente planejado traz muitas vantagens para o projeto residencial, como:

  • Uma boa estrutura deixa o ambiente mais organizado e limpo;
  • Panelas, pratos e talheres não ficam fora do lugar;
  • Um ambiente planejado é um espaço que oferece mais comodidade;
  • Ter uma cozinha planejada pode inspirar mais a criatividade culinária.

Sala de jantar: o que não pode faltar

Se para muitas pessoas cozinhar já é um ato de amor, compartilhar o momento das refeições é mais ainda. Por isso, tornar o espaço das refeições mais aconchegante e confortável é algo muito importante nos projetos residenciais.

Ao mobiliar uma sala de jantar, por exemplo, é importante escolher e encomendar os moveis planejados, observando alguns pontos estratégicos desse ambiente.

A frequência dos visitantes, o número de moradores da casa, o estilo decorativo são alguns fatores que podem influenciar nesse planejamento.

Se a sua casa recebe visitas com frequência e você gosta de jantares mais sofisticados, contar com uma mesa grande e elementos como toalhas trabalhadas e cadeiras confortáveis é essencial.

Para potencializar um toque clássico e elegante para esse tipo de ambiente, apostar em Espelhos Decorativos para Sala de Jantar é uma dica que não falha.

Além de ser algo muito bonito, o uso de espelhos em uma sala influencia positivamente na iluminação do espaço, na decoração e também deixa o ambiente personalizado. Tanto que há vários estilos de espelho, com formatos, tamanhos e desenhos diferentes.

Tudo é uma questão de gosto, mas contar com um espelho com moldura é algo que não só impacta na reflexão do espelho, mas expressa certa gratidão.

Se você gostou das dicas, é hora de tirar as ideias do papel e investir no planejamento do seu projeto residencial. O mais importante nesse processo é contar com um planejamento humanizado, pensando em quem mora no ambiente e na rotina em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *