Existem diversos itens e equipamentos que são extremamente necessários em uma edificação, tanto para otimizar o local quanto para garantir a segurança da estrutura e das pessoas que frequentarão o ambiente.

Um projeto spda (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) desempenha um papel extremamente importante em qualquer ramo ou comércio.

O risco que esse tipo de descarga oferece para a segurança das pessoas é muito alto, assim como o risco financeiro envolvendo todos os equipamentos eletroeletrônicos que o prédio possui.

Basicamente, esse sistema consiste em um para-raio acoplado na parte mais alta da estrutura. Vale destacar que o item precisa ser instalado na parte mais alta para facilitar a captação de energia atmosférica, funcionando realmente como uma espécie de “antena” para-raios.

Também é acoplada uma base de cobre abaixo da terra, normalmente entre 5 a 10 metros abaixo do edifício. Quando o para-raio capta a energia ele faz a transmissão por uma rede segura de cabos até o fio de cobre e realiza toda a descarga no chão, sem prejuízos para a rede e de forma a garantir que ninguém seja ferido nesse processo.

Fora a questão de segurança com os aparelhos eletrônicos, é preciso pensar nos riscos que raios podem oferecer a toda a estrutura, como:

  • Incêndios;
  • Fissuras;
  • Materiais químicos;
  • Produtos sensíveis.

Dentre muitos outros dispositivos e aparatos que podem ser afetados por descargas repentinas de energia, causando impactos muito negativos a toda a rede.

Assim, a implementação de projetos eletricos de forma segura fará toda a diferença para a parte elétrica de qualquer local, seja uma casa ou empresa.

A importância do desenvolvimento de um projeto adequado vai ainda mais além. Isso porque existem muitos fatores que podem alterar a estrutura do projeto, necessitando da avaliação de um profissional para os produtos, equipamentos e redes para implementar.

Calha de alumínio

As calhas e rufos são necessários em praticamente qualquer tipo de obra, sendo de valor inestimável para criar um ambiente seguro.

O item tem como função direcionar a água até um sistema de canos para que ela possa escorrer. Para ajudar esse sistema, também existem os rufos, estruturas que ficam instaladas em locais específicos nos quais há um acúmulo de água.

A Calhas galvanizadas para telhados é uma ótima opção para ser usada em todo tipo de estrutura, pois apresenta uma maior resistência devido ao processo que utiliza metais em sua composição.

A coleta de chuva em uma residência ou em uma indústria, tem de ser levada muito a sério pois além de trazer problemas estruturais quando mal feita, põem em risco a vida de quem estiver utilizando a estrutura.

Para que um sistema de coleta funcione de forma adequada é preciso escolher um tipo de calha com atenção, pois deve-se considerar fatores como o local que será instalada, quais adversidades vai enfrentar, entre outros pontos.

Não só o tipo de material do qual ela é feita que influencia o resultado final da solução, outro fator é o seu formato que precisa ter um posicionamento adequado para exercer sua função da melhor maneira.

A calha é um material muito diverso no mercado, podendo contar com vários formatos, jeitos e texturas.

Para a instalação de um sistema de calha, é preciso ter atenção a alguns pontos como a inclinação do local, que é o que vai definir se a calha irá desempenhar seu serviço bem, sem acumular água.

Além disso, a inclinação do telhado também deve ser levada em conta para um escoamento eficaz. Também pode-se instalar um sistema de grelhas na calha de forma que ela não entupa com folhas ou demais sujeiras que podem cair.

Levando em conta o que foi passado neste texto, já é possível planejar um bom sistema de escoamento.

Telha metálica

Com relação a cobertura do ambiente, considerar os materiais que serão utilizados fará toda a diferença para a estética do ambiente como para maior bem-estar e segurança dentro da estrutura.

Nesse sentido, existe a telha roloformada que serve para a cobertura. Esse sistema, também é chamado de sanduiche, conta com uma telha inferior trapezoidal que pode ser facilmente carregada.

Pode ser aplicada uma manta de isolamento nesta estrutura. Por meio de um sistema de bobina de aço, o montador instala uma máquina semelhante a uma prensa, no qual a telha entra plana e sai trapezoidal, que depois é montada sobre o isolamento.

Essa estrutura costuma compor uma Cobertura metálica para garagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *