construção

Para que uma construção consiga ser executada da melhor maneira possível muitas etapas devem ser planejadas e organizadas. Muitas vezes quando se vê uma construção na cidade, não se imagina o tanto de processos que esta deve passar, tanto no sentido operacional como no burocrático.

Cada obra possui especificações e projetos que se distinguem entre si, portanto, conhecer alguns deles é essencial para quem quer entrar nesse mercado ou mesmo entender melhor o sistema todo que envolve as construções ou retrofit fachada.

No presente artigo trataremos os inúmeros componentes que uma construção pode agregar para transformar um projeto em algo concreto e que atenda todas as demandas necessárias, entre eles a contratação de profissionais adequados, locação de equipamentos como furadeira de coluna e muito mais.

Profissionais qualificados na construção

Um projeto de construção para ser executado precisa ser feito por várias mãos, pois, cada edificação é um projeto coletivo.

Existem dois profissionais que são indispensáveis, os arquitetos e os engenheiros, mas, junto a eles há mais outros profissionais que permitem que haja eficiência e qualidade na execução dos trabalhos.

Esses profissionais atuam nos mais diferentes pontos da construção que vão da impermeabilização de laje exposta e também:

  • Acabamentos;
  • Hidráulica;
  • Eletricidade;
  • Alvenaria;
  • Pintura.

Conhecer as funções de alguns profissionais são fundamentais para entender melhor as obras.

1. Arquiteto

É o profissional que faz todo o projeto arquitetônico, tanto na sua parte estética como funcional. Este profissional trabalha junto com os clientes, traduzindo os sonhos e os desejos dos clientes, em projetos adequados.

Também indica a melhor forma de realizar a reforma de fachada predial, organiza as plantas que serão enviadas para aprovação na prefeitura e junto ao engenheiro fiscaliza a obra.

2. Engenheiro

O engenheiro civil tem por objetivo colocar em prática o projeto do arquiteto, desenvolvendo soluções para que o que foi projetado seja feito. Também desenvolve em conjunto a integração do projeto com outros sistemas como o elétrico e o hidráulico.

Esta mais presente no cotidiano da obra junto com o mestre de obras responsável direto pela fiscalização do trabalho dos pedreiros.

3. Pedreiros

Esses profissionais são aqueles responsáveis pela alvenaria, pela colocação de revestimentos e paredes, concretagem, contrapiso e reboco, e os mais diferentes serviços em fases diferentes da obra.

Os pedreiros portanto estão presentes em todas as etapas da obra, indo da montagem do canteiro, produção de concreto com a betoneira 120l e indo até a fase de acabamento.

4. Armador

Esses profissionais são os responsáveis por trabalhar com as estruturas metálicas, realizando o corte, a dobradura e montagem das estruturas, permitindo a concretagem. Esse profissional, trabalha junto aos pedreiros das fundações até a conclusão das lajes.

Além desses profissionais existem:

  • Pintor;
  • Gesseiro;
  • Encanador;
  • Eletricista.

Locação dos equipamentos para a construção

Para que as etapas das construções sejam feitas da melhor maneira possível, os profissionais precisam estar equipados com equipamentos que atendam a necessidade da tarefa.

Entretanto, os equipamentos são caros, o que faz com que pequenas construtoras e construtores autônomos tenham que aumentar a quantidade de dias para realizar os projetos além de ter que aumentar o orçamento.

Uma das soluções para essas pessoas e que também tem sido usada em menor escala pelas médias e grandes construtoras é a locação de equipamentos e máquinas, que ofertam de betoneira 1201 até os equipamentos elétricos.

Existem muitas vantagens para a locação de equipamentos, como maior variedade de máquinas, menor custo no orçamento, maior eficiência na produção, não gasto com manutenções, redução da quantidade de mão de obra, além da diminuição de gastos com transporte, armazenamento e logística.

Assim, os equipamentos e máquinas alocadas são fundamentais tanto para grandes obras, como para pequenas.

E para que a locação seja eficiente é necessário sempre um planejamento para que se identifique quais são as máquinas, ferramentas e processos que serão feitos, para que o investimento seja alocado da melhor maneira possível.

Com isso entendemos que uma construção demanda de variadas etapas que são pensadas, organizadas e colocadas em sequência para que tudo seja feito com a melhor qualidade possível.

Portanto, quem deseja uma obra eficiente, segura e com muita qualidade precisa contar com uma série de elementos como profissionais qualificados e que entende da técnica e do bom uso dos materiais, equipamentos como martelete 15kg e também uma boa gestão de equipamentos e orçamentos.