casa

As residências são os espaços mais importantes na vida de alguém, afinal, a casa é onde se mora, mas também se alimenta, se relaciona com os amigos e familiares e também se descansa após uma semana puxada de trabalho e estudo.

Isto posto, para que esses espaços fiquem agradáveis e seguros é necessário fazer um investimento contínuo em manutenção dos mais diversos aspectos da casa, como no motor para portão de correr, nos telhados e na troca da pintura, tudo para que a estrutura e o espaço fiquem seguros e confortáveis.

No presente artigo falaremos de alguns componentes que podem ser usados para que o conforto, a segurança e a comodidade pode ser aplicado dentro de uma residência.

As limpezas na fachada da casa

Tanto em um edifício comercial como em uma casa a fachada é o cartão de visita e também de entrada, e por conta disso é fundamental que durante determinados tempos seja preciso fazer uma pequena manutenção em sua estrutura para garantir a estética.

E uma das formas de fazer essa manutenção é a limpeza de fachada.

As limpezas de fachada para as residências é necessária, pois é a parte que mais fica exposta as mais diversas variantes, como a mudança climática e também a poluição, principalmente, nas grandes cidades.

Deste modo, a manutenção desse componente em uma necessidade periódica e varia também de acordo com o material que a fachada foi construída e a qualidade.

Existem variados benefícios que são garantidos pela limpeza de fachada entre as quais podemos destacar:

  • A prevenção de riscos;
  • Evitar prejuízos;
  • Promove a valorização da residência;
  • Permite que o prédio fique com aspecto novo;
  • Conserva os materiais da fachada.

Deste modo, a limpeza da fachada residencial assim como a a manutenção periódica do motor de portão de correr a garagem precisam ser contempladas no projeto de manutenção anual das residências e também dos edifícios.

As telas de proteção nas residências

Quem possui crianças ou animais domésticos sabe que a segurança é uma preocupação constante, ainda mais quando nos referimos aos perigos existentes como as janelas, escadas e outros componentes que podem causar acidentes.

Assim, uma forma de garantir a segurança das crianças e dos animais, principalmente, gatos, existe um produto chamado tela de proteção que quando aplicados permitem que a casa continue sendo iluminada, sem que haja preocupações com a segurança.

Essas telas são aplicadas em variados pontos da casa, principalmente, nas janelas e por não interferir de forma pesada na estética.

Deste modo é um item fácil, e que deve ser instalado por profissionais qualificados e experientes.

A automação residencial

Além dos cuidados com a cobertura de vidro, as telas de proteção, e a limpeza da fachada, saber usar a residência da melhor maneira possível e de forma personalizada é uma tarefa bastante complicada, mas que ao longo do tempo tem sido desmistificada com o uso da tecnologia.

Em 1970, nos EUA sistemas de controle industrial para sistemas automatizados surgiu, e consequentemente o mesmo conceito foi aplicado nas residências aos poucos ganhando notoriedade com a chamada IoT – Internet das coisas, onde por meio de sensores e smartphones podiam se controlar a abertura de tetos de vidro, janelas, cortinas e ligar o aparelho de som.

Deste modo, surgiu o conceito de automação residencial ou domótica. A domótica, consiste na aplicação da tecnologia com o intuito de automatizá-las e controlar por meio de um acesso, seja um celular ou um computador. Também permitir o monitoramento da sua casa com o acesso das câmeras, por exemplo.

Esse sistema permite uma maior personalização do ambiente, pois cada automação pode ser aplicada conforme a necessidade de cada morador.

Abaixo veremos alguns pontos que podem ser automatizados em uma residência trazendo mais conforto, segurança e comodidade.

1. Sistema de iluminação

Por meio de um controle pelo smartphone e de luzes especiais é possível controlar a luz da casa, inclusive configurando cenas que podem ser acionadas com um botão. Algumas cenas são “luzes para assistir filme” ou “luzes para ler um livro”.

2. Monitoramento

Hoje as câmeras possuem acesso a internet podendo o morador monitorar de qualquer lugar do mundo por meio de um sistema de login e senha bastante seguro.

3. Segurança da casa

Além das câmeras, com a automação é possível fazer a configuração remota dos sensores de fumaça e sprinklers, por exemplo. Portanto, percebe-se que é possível ter uma casa mais segura, limpa e confortável.