fachadas

Quando falamos de construção e reforma e decoração estamos falando de diversos elementos e procedimentos que vão desde a instalação de uma porta automática, até janelas e telhados cada qual de acordo com o projeto feito.

Esse artigo tem como objetivo mostrar alguns elementos que podem ser encontrados dentro de uma obra, e como eles são usados e quais são os principais modelos disponíveis no mercado.

Dessa forma, você terá uma noção bastante ampla do que está disponível para o usufruto disso tudo.

As fachadas residenciais

As fachadas residenciais muitas vezes são deixadas de lado, porém, assim como os ambientes internos, essas estruturas externas permitem que sua casa tenha uma visibilidade boa e traz charme e conforto.

Assim, tanto casas pequenas como casas simples precisam de um determinado planejamento e projeto para formatação de fachadas bonitas e elegantes.

E para isso é preciso o uso de profissionais como arquitetos e engenheiros que possuem um corpo técnico para então propor qual o melhor tipo de fachada de casas seu projeto terá. Falaremos de alguns modelos de fachadas para casa:

Fachadas pequenas e modernas

Ter uma fachada pequena não significa que você terá uma casa menos moderna, o importante é você conseguir se utilizar do espaço disponível para a fachada com linhas e cores modernas.

Também é possível usar nas paredes externas da casa balizador de embutir para assegurar uma luminosidade adequada.

Fachadas com efeito brise

Outro modelo de fachada é o com efeito brise. O visual é completado por um portão branco com efeito brise que é aquele que é formado por barras laterais de aço e permite que a privacidade seja mantida.

Também é possível complementar toda essa fachada com detalhes decorativos como faixas brancas nas paredes do muro.

Existem outros tipos de fachadas, mas essas sendo as principais, e importante lembrar que para manter todos esses sistemas é preciso sempre o serviço de manutenção de fachada predial e residencial.

Tipos de portões

Os portões são complementos das fachadas e são de grande importância para a privacidade e segurança, afinal, é na garagem que há a guarda do carro e muitas vezes a entrada para a residência.

Existem variados tipos de portões cada um adequado para um tipo de fachada, um tipo de projeto, e o que deseja. Como vimos, um dos tipos de portões disponíveis é aquele com o acabamento em brise.

Mas, falaremos melhor dos tipos de portões abaixo que podem ser encontrados em diferentes modelos como:

  • Portão automático;
  • Portão manual;
  • Portão basculante;
  • Portão de abrir.

O portão automático vem sendo usado cada vez mais pelas pessoas principalmente por conta da comodidade. Nada mais é que um portão comum que tem um motor e um sensor, quando o motorista ou o morador chega perto do portão ele aciona o sensor e o portão abre automaticamente.

Atente-se para o material utilizado nesses tipos de portões, afinal, quanto mais leve for melhor a abertura dele, isso é, mais rápido ele se torna e há um menor gasto de energia e consequentemente um menor desgaste.

O portão manual por sua vez é ideal para quem quer economizar, e a abertura dele é feito pelas mãos humanas ou empurrando ou então abrindo. Quase sempre é instalado um trilho que ajuda na abertura do portão.

Já o portão de abrir pode ser tanto automático como manual, e sua nomenclatura é dada pelo tipo de abertura que possui. São duas folhas que se abrem como uma porta. É bastante comum em áreas pequenas e restritas.

Tipos de portas

Agora já dentro do ambiente e não mais na fachada, nós temos como um dos principais elementos as esquadrias, que nada mais são do que as famigeradas portas e janelas.

Falaremos aqui de alguns tipos de portas mais importantes e usadas nas casas ao redor do mundo.

Porta de abrir

Essa porta é a mais comum e é feita com dobradiças verticais e precisam da instalação de batentes. Precisa de um espaço livre para ser aberta.

Porta de correr

Essa porta possui de uma a duas folhas e está instalada sobre um trilho na qual ela percorre.

Porta sanfonada

É uma porta que lembra uma sanfona e tem uma grande usabilidade para otimizar espaço.

Assim, uma construção envolve diversos aspectos desde o tipo de fachada até que tipo de piscina de fibra preço se utilizará para a formação de uma área externa. O importante é sempre atentar-se ao material e ao que seu projeto quer responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *