Durante a construção ou, até mesmo, a reforma de um imóvel, chega o momento em que é preciso escolher o tipo de caixa d’água que fará parte da edificação.

Neste sentido, todo o cuidado é pouco, pois o reservatório vai abrigar boa parte da água que abastecerá a casa.

Portanto, é nessa hora que surgem as dúvidas em relação ao tipo, ou se vai ser uma caixa dagua retangular, a capacidade em litros, dentre outras questões.

Por conta disso, separamos alguns passos para escolher a melhor caixa d’água. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.

Tamanho ideal

A primeira etapa é escolher o modelo de caixa d’água que possua o tamanho ideal. Neste contexto, algumas variáveis são levadas em consideração, como:

  • A necessidade de abastecimento do local;
  • Orçamento disponível;
  • Espaço onde o elemento ficará alocado;
  • Consumo de água diário.

É necessária a realização de um cálculo simples para estimar a quantidade de consumo diário por cada integrante da família.

A estimativa deve incluir tempo de uso, água consumida para beber, lavar quintais, necessidades básicas, dentre outros pontos.

Ainda assim, para uma casa devidamente grande e que habita mais de 6 moradores, o recomendado é uma caixa dagua 3000 litros, uma vez que a quantia é capaz de suprir todas as necessidades neste caso específico.

Em suma, o tamanho vai depender de como a água será usada. Existem casas, por exemplo, que utilizam a água da caixa apenas para lavar roupas, quintais e serviços mais pesados. Outras utilizam para o banho, consumo próprio, etc.

Por isso, nada melhor que fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto e, dessa forma, escolher o melhor tipo para a residência.

Material específico para caixa d’água

Depois de definir o tamanho do elemento, é preciso definir qual o melhor material para o reservatório. Tomando como base o exemplo dado acima, a caixa dagua 3000 litros fibra, é uma das mais recomendadas, pois a fibra é leve e possui ótimo custo-benefício.

Entretanto, é preciso analisar os demais modelos de caixa d’água. Sendo assim, confira os principais materiais usados na composição dos reservatórios d’água:

Fibra de vidro

Assim como foi falado acima, este modelo é um dos mais vendidos no Brasil. A caixa d’água de vidro é feita com a mesma matéria-prima usada em piscinas, uma vez que é leve e conta com instalação bem simplificada.

Acompanhe as principais vantagens do modelo:

  • Manutenção acessível;
  • Fácil limpeza;
  • Não acumula resíduo;
  • Boa resistência;
  • Proteção extra contra raios UV.

Este tipo de material também está presente em caixa dagua retangular 1000 litros, que acaba se assemelhando a uma piscina pequena.

Polietileno

O polietileno é um material oriundo do petróleo, por isso é leve e prático, principalmente quando agregado na composição das caixas d’água.

Por ser altamente resistente, o polietileno é usado para produzir caixa dagua 5000 litros, especialmente pela alta litragem que o reservatório deve suportar.

Além disso, este tipo de reservatório apresenta uma superfície lisa, que evita o acúmulo de sujeira e outros resíduos.

O produto ainda conta com resistência aos raios UV, garantindo a qualidade da água reservada. Entretanto, a resistência acaba pecando quando o assunto é impacto e, por esse motivo, podem surgir furos e rachaduras.

Aço inoxidável

O aço inox é a alternativa perfeita para quem deseja ter água fresca por muito mais tempo. Geralmente, este modelo é usado em fábricas e grandes empresas.

Este tipo de metal inviabiliza a condutividade de calor, uma das principais características do tipo. Com isso, a água fica gelada por muito mais tempo.

Além do mais, o modelo é ultrarresistente, não trinca e tem excelente vida útil frente aos demais modelos. No entanto, para tamanhos acima de 5000 litros, muitas pessoas buscam caixa dagua 5000 litros dimensões, principalmente quando há dúvidas sobre a instalação.

Salvo isso, essa opção também oferece grande praticidade na hora da limpeza, uma vez que o material metálico ajuda a eliminar os resíduos das bordas.

Melhor lugar para instalação

Na hora de instalar o reservatório, é necessário ter noção de como a água será distribuída para todos os cômodos da edificação, sempre com muita qualidade. Para isso, ela precisa estar instalada em um local bem alto, normalmente, no telhado da residência.

Desse jeito, a água terá muito mais força e pressão para se espalhar por todos os canos do local.

Além disso, o espaço de instalação precisa ser reforçado, uma vez que, com a capacidade completa, o peso da caixa-d’água será bastante elevado, especialmente nos modelos acima de 3000 litros.

Estas foram as principais dicas sobre como escolher a melhor caixa d’água. Ao segui-las, o processo será completamente descomplicado, e o resultado final, com certeza, vai ser satisfatório.