Em face às novas tecnologias, o mercado de trabalho está em constante evolução. Isso significa que novas ocupações desaparecem e surgem o tempo todo, cabendo aos profissionais encontrar uma maneira de manter-se relevantes por meio de cursos, por exemplo.

Por mais que a abertura de novas oportunidades costume estar ligada justamente ao universo tecnológico, as mudanças no estilo de vida da população também têm aberto novas oportunidades no setor de serviços.

Afinal, com as pessoas cada vez mais ocupadas e com as cidades a cada dia mais caóticas e perigosas, é vantajoso terceirizar certas tarefas.

Se é o seu caso, continue lendo. Neste post, você aprende mais a respeito de três profissões relacionadas ao universo doméstico, que podem ser justamente o que você procura. Confira:

  1. Piscineiro

Quem tem uma piscina em casa, sabe que ela exige uma série de cuidados para que se mantenha segura e não cause dor de cabeça aos donos. Entre eles, estão:

  • Manutenção do pH em um nível adequado;
  • Manutenção da bomba do filtro;
  • Purificação da água;
  • Aplicação de uma quantidade adequada de cloro.

Vale ressaltar que todos estes cuidados exigem técnicas específicas, que o proprietário nem sempre conhece. Portanto, a melhor solução é contar com mão de obra especializada – ou seja, alguém que tenha feito um curso piscineiro.

Durante o período de qualificação, este profissional aprende boas práticas de higiene, de manipulação dos químicos e o que dizem as normas editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre o assunto. Deste modo, ele é capaz de assegurar que a piscina seja sempre segura.

  1. Consultor de segurança

Com a piora na situação da segurança pública no Brasil, as pessoas investem cada vez mais em medidas de proteção para suas residências. É impossível pensar em um condomínio sem uma guarita blindada, por exemplo.

Isto, por sua vez, fomentou o surgimento de um novo mercado e criou oportunidades para novos profissionais, como os consultores de segurança. Como seu próprio nome diz, estas pessoas são especialistas em segurança de imóveis.

Deste modo, elas podem desde dar orientações a moradores, para que eles não exponham o imóvel ou si mesmos a riscos desnecessários, até supervisionar a construção de um quarto do panico em uma residência, de modo que ele seja eficaz e imperceptível.

Da mesma maneira, ele pode atuar sugerindo medidas de segurança, conforme as características do imóvel e da região. Por exemplo: se, nela, há um grande número de invasões nas quais os ladrões se aproveitam de uma brecha no portão veicular, ele dará orientações no sentido de reduzir a sua vulnerabilidade.

  1. Lavador de roupa

Lavar roupa é algo que não agrada ninguém, mas que tem que ser feito de qualquer maneira. O problema é que, além de a tarefa em si ser maçante, as metragens cada vez mais reduzidas de novos empreendimentos imobiliários, fazem com que haja cada vez menos espaço para equipamentos, como uma máquina de lavar e uma secadora. Por conta disso, muitas pessoas optam por fazer a lavagem fora de casa.

Por incrível que pareça, isso também pode ser uma oportunidade de negócios para novos profissionais: é possível montar um estabelecimento que ofereça um serviço completo, buscando e levando as peças até as casas dos clientes e fazendo a lavagem de modo cuidadoso e diferenciado. Quem realmente souber como montar uma lavanderia de sucesso, tem tudo para prosperar neste ramo.

  1. Marceneiro

Outra consequência dos lançamentos imobiliários, com cada vez menos área útil é a maior procura por móveis planejados. Feita sob medida para o espaço onde será usada, esta mobília não apenas maximiza o aproveitamento do espaço, mas pode ser personalizada conforme as necessidades e preferências dos proprietários.

Um armario para lavanderia, por exemplo, terá divisórias para manter todos os itens usados no cômodo, como sabão em pó, amaciante e pregadores de roupa. Deste modo, ele valoriza muito mais o imóvel do que as peças produzidas por meio da produção seriada.

Isto, por sua vez, tende a reviver um segmento do mercado que passou décadas relativamente esquecido: a marcenaria – principalmente a fina, que usa materiais de qualidade e prioriza os itens feitos à mão. Para quem se interessa por trabalhos manuais – principalmente em madeira – essa pode ser uma boa opção para se lançar em um mercado próspero e que tende a crescer.