Ultimamente, o assunto sustentabilidade tem sido muito discutido no Brasil e no mundo. Isso porque precisamos cuidar do planeta e reduzir ao máximo os danos ao meio ambiente. Uma das formas de conter os avanços de problemas ambientais é atuar em conjunto com a engenharia geotécnica.

Ela é um ramo da engenharia que estuda, juntamente, três áreas: geologia, solos e rochas. Assim, é muito solicitada quando o assunto é uma grande construção que precisa se adaptar ao desenvolvimento sustentavel. Dessa forma, o engenheiro atua, também, na sondagem dos terrenos.

Algumas das vantagens e atuações que a engenharia geotécnica proporciona são:

  • Prevenções de desabamentos e deslizamentos;
  • Proteção de lençóis freáticos;
  • Gerenciamento de entulhos e lixos;
  • Eliminar e minimizar situações de risco, como desmoronamento;
  • Orientar escavações a céu aberto;
  • Orientar a construção de barragens;
  • Estabilizar taludes naturais.

Na engenharia geotécnica, existem três passos básicos de atuação. O primeiro é a viabilidade, que permite um maior detalhamento do solo. É nesse momento que é definida se a obra é viável ou não.

O segundo é o projeto básico, que é onde se inicia o projeto da obra em si. Essa fase só começará se a viabilidade for aprovada. Por último, temos o projeto executivo, que é o momento de rever e analisar todo o projeto básico para que tudo possa ser executado.

Sondagem rotativa

Como dissemos, a engenharia geotécnica atua com a sondagem dos terrenos. Uma delas é a sondagem rotativa, que retira amostras do solo rochoso.

Sua função é caracterizar e compreender melhor a atuação desse solo e ver sua capacidade de perfuração. Quase toda grande obra necessita dessa investigação.

Essas amostrar coletadas durante a investigação são chamadas de testemunho. É por meio dele que se qualifica ou não o local em que será construído.

Essa sondagem é feita com equipamentos como tripé, sonda, bomba de água, coroas, hastes e entre outros.

Sondagem mista

Outro tipo de processo que tem a mesma finalidade é a sondagem mista. Ela é o conjunto da rotativa com a sondagem de percussão.

É feita com um maquinário chamado SPT. Por esse método, a profundidade alcançada pode ser maior. Além disso, detecta infiltrações e perdas de água.

Ou seja, ela oferece informações sobre a situação do lençol freático do local. Assim, a gestão ambiental dos processos pode se adaptar e compreender melhor à situação do ambiente.

Alguns serviços geotécnicos

Por ser um tipo bem específico de engenharia, o trabalho dos geotécnicos é diferenciado. Por serem responsáveis pelo solo, sua função maior é oferecer uma boa análise e um bom suporte às construções.

1. Solo grampeado verde

O solo grampeado verde é um dos serviços realizados pela engenharia geotécnica. A função dele é conter taludes naturais e de escavação.

Taludes são terrenos em declives, que geralmente ficam nas laterais das estradas. Ou seja, esse processo serve para conter deslizamentos e desmoronamentos.

Mas o serviço não é simplesmente instaurar um solo artificial. A ideia é analisar os impactos ambientais e diminuir ao máximo os danos ao entorno.

Dessa forma, tanto a estrada quanto a própria natureza são preservadas. Para isso, são realizadas perfurações para instalar barras de aço, que realizam essa contenção.

2. Cortinas atirantadas

Outro serviço realizado pela engenharia geotécnica é a construção de cortinar atirantadas. Elas são muros de concreto com tirantes que também tem a função de conter taludes naturais.

Elas podem ser instaladas em meios urbanos e ao lado de propriedades para prevenir deslizamentos e outros problemas mais graves.

3. Muros de arrimo

A construção dos muros de arrimo também são normalmente feitas em rodovias. Esse serviço, além de conter taludes, também realizam a contenção de problemas causados por escavações e perfurações.

Isso previne tanto deslizamentos quanto rupturas e consequências mais perigosas às pessoas.

Por fim, a importância

Por ser um tipo de engenharia que atua diretamente com o solo, podemos compreender que sua importância vai além da parte estrutural.

Ou seja, esses serviços são necessários tanto para a segurança da população quanto para a segurança da própria natureza.

Com análises e pesquisas corretas do solo e das rochas, é possível prever e prevenir acidentes e catástrofes, principalmente quando falamos em grandes construções.

É importante se lembrar que todas as etapas de uma construção são importantes: desde a análise do solo até o último tijolo colocado. Por isso, a engenharia geotécnica deve estar presente do início ao final de uma obra.