Pisos de madeira estão sempre em alta no mercado, consistem em um clássica escolha na hora de decidir por qual material optar para usar no acabamento de uma construção residencial ou até mesmo comercial.

Eles possuem boa durabilidade desde que tratados da maneira correta, os cuidados específicos requeridos garantem mãos do que sua resistência, mas também sua preservação estética.

Existem diversas marcas que oferecem esse produto, geralmente variando do comum ao piso laminado de madeira. É importante que o consumidor escolha o utensílio que mais atenda às suas necessidades e que tenha uma boa qualidade.

Dúvidas mais comuns sobre pisos de madeira

As obras residenciais geram diversos questionamentos, principalmente no que diz respeito à escolha dos itens para acabamento. Para te ajudar, aqui estão as 6 dúvidas mais comuns sobre esse produto tão popular no mercado de materiais para construção:

1. Como impermeabilizar o piso de madeira?

A impermeabilização deve ser feita por meio de artigos específicos para a realização do processo em madeira.

Há grande variedade de produtos com essa finalidade no mercado, todos eles prometem maior proteção da madeira para que esta não sofra com infiltrações que poderiam comprometer a qualidade da matéria.

Esse cuidado previne até mesmo um possível apodrecimento do material, que como se trata de um item orgânico sofre com a ação de microrganismos.

Entretanto, o meio mais eficaz de proteger o acabamento do apetrecho utilizado é garantindo a impermeabilidade do contra piso, visto que é ele o principal responsável por levar a umidade para a madeira.

A proteção é feita através da aplicação de uma manta asfáltica ou de produtos impermeabilizantes na hora da construção do chão.

Essas maneiras aqui apresentadas são eficazes e aconselhadas por engenheiros, arquitetos e outros profissionais na área da construção civil. O piso de madeira demanda cuidados especiais para que seja preservado e dure bastante.

2. Como pode ser feito o clareamento de piso de madeira?

O clareamento de piso de madeira é um processo complexo, mas que pode sim ser realizado, desde que com o auxílio de um especialista preparado.

O método consiste na raspagem do piso e depois a aplicação de um ácido que promove o clareamento.

Para isso, é importante que um profissional com conhecimento dos procedimentos de raspagem de pisos de madeira execute o procedimento, evitando danos no acabamento e garantindo resultados positivos.

3. É possível restaurar tacos de madeira?

Sim, é possível restaurar tacos de madeira, e o processo depende da qualidade do material usado para a confecção do piso, quanto mais maciça for, melhor será o resultado.

Com o uso de utensílios adequados e a ajuda de um profissional, o piso, mesmo que velho, pode tornar-se aparentemente novo, contribuindo para harmonização estética do ambiente.

4. O piso laminado possui qualidade inferior ao de madeira maciça?

Sim, possui. Contudo, é possível garantir a sua durabilidade através de uma boa manutenção. Além disso, adquirir o produto de marcas confiáveis também garante a qualidade do piso.

O desgaste sofrido por ele com a passagem do tempo é maior, mas é possível retardar o processo com alguns cuidados especiais, inclusive do dia a dia.

5. Como evitar a infestação de cupins no piso de madeira?

Os cupins são uma espécie de praga se se alimentam de madeira e podem destruir toda a estrutura de um piso, pois quando não combatidos se proliferam rapidamente, comprometendo assim toda uma instalação.

É recomendável a dedetização frequente do piso e tratamento adequado. Além disso, é possível injetar inseticida a fim de combater rapidamente este problema, antes que ele se alastre e cause grandes prejuízos.

6. É viável instalar novos pisos de madeira sob um já existente?

Sim, é viável desde que feito por profissionais especializados, caso seja realizado de forma errada, pode comprometer tanto o material que será encoberto, quanto o novo.

Embora seja viável, o processo não é recomendável, é melhor que haja a restauração do piso antigo, pois eles podem até mesmo garantir a valorização do imóvel.

O processo pode ser muito oneroso já que demanda uma série de reparos ao acabamento já existente.

Para isso, é necessário assegurar que ele não tenha cupins, rachaduras, infiltrações ou quaisquer outros problemas que podem prejudicar a instalação e durabilidade do novo produto.

Valores dos pisos de madeira

Um dos questionamentos mais comuns de qualquer pessoa envolvida em um projeto de construção é o valor dos materiais.

No caso dos pisos, não é diferente.

De modo geral, esses componentes são acessíveis, cujo valores dependem do tipo de piso escolhido, quantidade e cuidados para a instalação.

Então, para informações mais assertivas, é válido consultar empresas especializadas no ramo, realizando uma pesquisa de mercado e escolhendo assim pela opção com melhor relação de custo e benefício.