infiltrações

O acabamento de uma residência é muito importante para garantir beleza, conforto e também proteger o espaço de alguns problemas como infiltrações e complicações na estrutura.

Desse modo, quando a residência começa a aparentar bolor, mau cheiro, ou descascamento de paredes, podemos dizer que é resultado de falhas no acabamento.

Assim, é importante procurar um contrato de serviço de pintura residencial ou fazer por si mesmo a pintura dos ambientes com produtos impermeabilizantes que garante a segurança contra a umidade. Isso é necessário porque as infiltrações são grandes inimigos das estruturas, além de arrecadar problemas de saúde.

Os problemas de infiltrações podem começar com goteiras, manchas ou rachaduras, danificando pisos, azulejos e pinturas. Desse modo, é preciso investir em equipamentos impermeabilizantes como a manta aluminizada para laje que ajuda na proteção física e nas infiltrações.

Neste artigo abordaremos sobre como usar revestimentos e a pintura para evitar infiltrações e outro problemas.

Pinturas impermeabilizantes para evitar infiltrações

As infiltrações são problemas comuns em residências em que não ocorre uma correta aplicação dos acabamentos. Para resolver isto é possível usar uma pintura impermeabilizante.

No entanto, antes de fazer a aplicação dessa tinta, que evita a proliferação de mofos e fungos, manchas escura e outros problemas é necessário atentar-se para alguns elementos, que falaremos abaixo.

1. Saiba a origem do problema

Antes da aplicação de acabamento da pintura impermeabilizante é necessário conhecer a origem da infiltração na parede.

A infiltração pode ter várias origens como em:

  • Tubulações com vazamento;
  • Defeitos na descarga;
  • Passagem de água da chuva pelas lajes e paredes;
  • Defeitos em tubulações internas.

Assim, é importante conhecer a origem do problema da infiltração para depois fazer a impermeabilização e a pintura com a tinta adequada.

Caso o problema da infiltração não seja resolvida na origem, pode ocorrer problemas maiores, causando prejuízos maiores.

2. Escolha o produto ideal

Outro fator importante para que o acabamento para evitar infiltrações é a escolha do produto certo. Isto acontece porque a pintura externa de casas modernas usam produtos diferenciados dos usados na pintura interna das casas.

Sempre verifique se o material é adequado, ou seja, que oferece as exigências para os projetos de impermeabilização. Esse ponto é importante, pois garantirá a proteção das estruturas.

Sempre que possível leia os boletins técnicos dos fabricantes e leia o rótulo das embalagens.

Além da pintura, é importante ver as especificações técnicas de outros produtos para projetos de impermeabilização como o de revestimento monolítico autonivelante, argamassas, entre outros.

3. Execução da pintura

Resolvendo os problemas da origem da infiltração e escolhendo o produto ideal já é possível executar a pintura. Aconselha-se que a pintura seja aplicada em dias sem chuva, isso favorece a aderência da pintura.

A grande vantagem das tintas impermeabilizantes é que elas não precisam do uso de selador, pois este produto possuem essa função. A vantagem é que essa tinta dilui em água, e a quantidade é indicada sempre pelo produtor.

Revestimentos cerâmicos para evitar infiltrações

Além das pinturas com tinta impermeabilizante, é possível usar os revestimentos cerâmicos para dar um acabamento em superfícies que foram prejudicadas pelas infiltrações.

Os passos para a aplicação desse material consiste nos mesmos da pintura residencial. Primeiro é importante resolver a origem da infiltração, o uso de material correto e então a aplicação do revestimento.

Falaremos abaixo sobre alguns tipos de revestimentos cerâmicos que podem ser usados para as superfícies.

1. Cerâmicas comuns

As cerâmicas comuns são muito usadas e tem grande durabilidade. Sua composição é bem simples, com argila e minerais que passam por um tipo de queima em alta temperatura.

Esse processo de queima é que determina a resistência e a abrasão do revestimento.

Esse tipo de cerâmica pode ser usada em paredes e pisos.

2. Porcelanatos

Os porcelanatos são um tipo de cerâmica que tem em sua composição porcelana e minerais. A grande vantagem é que a absorção da água nesses produtos é mínima, podendo ser resistente e durável.

Existem variados tipos de porcelanatos, inclusive, modelos específicos em áreas externas e internas, com acabamentos diversos, dos polidos até os acetinados. Verifique qual o melhor para o eu projeto.

Assim, vimos que para que a infiltração seja tratada é importante a descoberta do problema da infiltração, em paredes de concreto ou em placa de drywall e depois aplicar o produto correto para que a infiltração não ocorra novamente, seja a pintura ou o revestimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *