revestimento

Um dos componentes principais dentro de uma casa é o revestimento do chão que pode ser variado. Antigamente o mais comum era o de madeira, conhecido como assoalho e que tinha que passar pela ação de raspar assoalho para ficar brilhante e elegante. Os assoalhos ainda são peças bonitas e bastante utilizadas.

No entanto, com o advento das tecnologias de construção civil, muitos materiais de pisos foram sendo desenvolvidos, com muitos estilos, acabamentos e texturas. Mas, para que o revestimento de chão seja escolhido é preciso que todos os detalhes do projeto sejam conhecidos.

Somente com a analise de vários fatores como:

  • Facilidade de instalação;
  • Qualidade;
  • Orçamento;
  • Projeto arquitetônico.

É possível escolher entre os diversos materiais como porcelanatos imitando Marmore, assoalhos de madeira, cimento, entre outros materiais.

Neste artigo iremos falar sobre os diversos tipos de pisos disponíveis no mercado da construção civil, suas principais características e dicas para que o piso seja conservado.

Tipos de pisos para residências

Escolher os pisos para casas e apartamentos pode ser uma atividade bastante complexa, mesmo para profissionais como designers de interiores.

Isso acontece por conta da quantidade de cores, formatos e acabamentos existente entre os pisos, que vão de piso laminado branco até o de concreto queimado.

No entanto, para que dúvidas sejam sanadas, falaremos sobre três tipos de pisos que são usados nas residências e apartamentos.

1. revestimento de cerâmica

Os pisos de cerâmica são um dos mais usados nas residências brasileiras e possuem diversos tamanhos, cores, texturas, e por conta disso o valor desses pisos podem variar bastante.

Esse tipo de piso é bastante procurado por conta das características que possuem como a alta resistência e a fácil limpeza, e também é uma das alternativas mais econômicas para um bom acabamento e sensação de bem-estar, pois estes pisos permitem que o ambiente fique menos quente.

Os pisos de cerâmica também possuem diferentes pontos a serem verificados, como a resistência à abrasão e o coeficiente de atrito.

O coeficiente de resistência à abrasão é tabelado e demonstra a durabilidade de cada tipo de cerâmica, e o coeficiente de atrito é quanto o material é menos derrapante.

2. Pisos de porcelanato

O porcelato branco ou de outra cor tem como características a qualidade e a resistência do material. E também é procurado por conta da variedade de texturas disponíveis que imitam a madeira, o mármore, o cimento e outros.

Os acabamentos encontrados para porcelanato são variados como: o polido, o acetinado, o natural e o esmaltado.

O piso porcelanato polido dá brilho ao piso, e mais indicado para quartos e salas. Já o piso porcelanato acetinado tem menos brilho, porém, mais resistente, e são ideais para banheiro e lavanderia.

Os pisos porcelanatos podem ser complementados com rodapé poliestireno, tornando o espaço altamente bonito e elegante.

3. Pisos laminados

Os pisos laminados são indicados para quem está procurando a aparência do piso de madeira, visto que os assoalhos de madeira são muito caros. Os pisos laminados que imitam a madeira são feitos com madeira aglomerado, tendo um custo muito menor.

É um piso bastante versátil e pode ser usado em quartos, salas, e escritórios, porém, em ambientes úmidos como cozinhas, lavanderias ele não é indicado.

Assim, esses são os três tipos de pisos mais usados nas construções civis, porém, há outros tipos como:

  1. Cimento queimado (usado com resina epoxi para piso de concreto);
  2. Piso vinílico;
  3. Tábua corrida;
  4. Parquet.

Dicas de manutenção para o revestimento

Para que a qualidade dos pisos seja mantida é preciso bastante atenção para o cuidado diário e até mesmo semanalmente deles. E falaremos sobre alguns desses cuidados abaixo.

Um primeiro ponto é remover a sujeira de forma adequada, primeiro com a vassoura ou então um aspirador, depois passa-se um pano umedecido sobre a superfície, depois o chão se seca naturalmente e depois passa-se um pano seco de algodão.

Use equipamentos de limpeza adequados para cada tipo de piso. Pisos de madeira usam produtos específicos, laminados outros e assim por diante. Para saber com mais detalhes é recomendado pesquisar ao fabricante. Isto assegura a qualidade dos pisos.

Assim, vimos que para a escolha de que piso instalar na casa é preciso verificar o tipo de decoração que será feita e também o material que é mais resistente e garante qualidade e elegância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *