tapeceiro

Considerada uma forma de arte têxtil, a tapeçaria se iniciou como um trabalho de tecido produzido em uma tear vertical, peça para fabricação de tecidos, malhas, tapetes e outros diversos artefatos do mesmo segmento, por um tapeceiro.

Nessa peça, o tapeceiro artesão entrelaça um dos pontos coloridos do material utilizado para a fabricação dos tecidos e trabalha nela manualmente até que comece a tomar a forma do seu objetivo, seja qual tipo de textura for.

Enfim, a tapeçaria é a arte de colocar em lãs diversos tipos e cores de pinturas por artistas, com o objetivo principal de decorar ambientes, deixá-los mais diferenciados e elegantes para cada gosto.

Seu nascimento foi na época romana, mas sua principal expressão se situou na França, na época mais artística e cultural, que foi no reinado de Luís XV, durante o Renascimento, período história entre os Séculos XIV e XVI.

Mas com o passar de todos esses anos, a profissão foi crescendo e expandindo seu segmentos, e hoje há tipos de tapeceiros diferenciados, que fazem de arte até melhoria de estofados e móveis com a ajuda de seu grampeador rocama e outros instrumentos

Hoje, essa profissão é capaz de incorporar móveis usados na sociedade novamente, pois eles restauram peças estragadas ou mal utilizadas e dão uma cara nova ao que seria chamado de “lixo” por muitas pessoas.

Funções do profissional tapeceiro

A visão do tapeceiro para o objeto vai além, e ele usa de toda sua criatividade para modificá-lo e dar uma vida nova a eles, sejam poltronas, estofados, pufes ou outros tipos de utensílios.

Algumas de suas funções consistem em:

  • Analisar as características da tarefa;
  • Reparar as peças;
  • Medir locais para instalação;
  • Aplicar todas suas técnicas juntamente com seu maior aliado, o grampeador de tapeceiro.

Com todas essas ferramentas, ele é capaz de renovar ambientes e deixá-los espetaculares, principalmente de uma forma mais sustentável, pois você não comprará nada para pôr no lugar, e sim irá reutilizar o que já tinha antes.

Supondo, se seu sofá está envelhecido, ao contratar o tapeceiro, ele analisará e definirá as prioridades para conservação do móvel, entender as características para realizar sua tarefa, como estudar o tipo de material que utilizará, como tecidos e qual o grampeador preço acessível será melhor.

Após solicitar o fornecimento de tudo que necessita, começa o reparo do sofá, que é nosso exemplo. Ele será desmontado para que o profissional confeccione moldes para futura substituição e reparação das áreas danificadas.

Também haverá a parte da costura e dos revestimentos, reposição de suas molas para finalização. E o que não for mais usado após sua reforma, será levado por ele para que seja utilizado em outros trabalhos.

Não só a reforma de sofá é feita, mas como instalação de cortinas, carpetes, tapetes e persianas, que será executada por ele mesmo e aplicada conforme sua produção finalizar.

E para que possamos entender como tudo isso pode ser feito, é interessante saber quais os materiais usados e os mais importantes, como o grampeador de pressão, martelos, alicates, colar especial, materiais de costuras, etc.

Materiais utilizados pelos artesãos

Alguns utensílios como em todas as profissões são necessários para que ela consiga se desenvolver em todo seu âmbito, e alguns deles são encontrados facilmente, como a tesoura, que possui somente uma utilidade, mas é indispensável para cortes de panos e outros utensílios.

O martelo ajuda a fixar o trabalho dos pregos e parafusos que serão inseridos nos móveis e materiais reutilizados e que estão em seu local de trabalho.

Já o grampeador de madeira possui três tipos de especificações e serve para diversos segmentos do mercado, e não só para tapeçaria, assim como ajuda sapateiros, montagens de estandes, entre outros serviços.

Eles se consistem em três tipos, que são o mecânico, que serve para projetos pequenos e simples reparos dentro de uma casa ou estabelecimento.

O elétrico que já é utilizado para feitos mais contínuos e maiores que os anteriores, ajudado a diminuir esforço repetitivo.

E, por fim, temos o grampeador pneumático, que funciona com um sistema de ar comprido e é indicado para profissionais e ramos industriais.

Nele é apertado um gatilho, quase com nenhum uso de força, ajudando a pregar mais rápido, aumentando a produção e diminuindo lesões de funcionários.

Caso você tenha se interessado, saiba que é fácil ter um desses. Basta procurar na internet onde comprar um grampeador de tapeceiro, que encontrará a resposta e o endereço mais perto de você por um valor acessível.