Quem tem um carro sabe a importância de estacioná-lo em um local coberto. A luz solar, as chuvas, os ventos que carregam consigo pequenos gravetos, folhas e muita poeira, tudo isso colabora para que a lataria do carro precise de uma repaginada em pouco tempo.

Tratamentos estéticos para carros, como o polimento e aplicação de verniz, são mais frequentes em carros que não possuem uma garagem coberta.

Isso mostra o porquê da cobertura e do toldo para garagem serem tão comuns. Esses equipamentos existem em diferentes tamanhos e modelos, por exemplo:

  • Toldo retrátil;
  • Toldo cortina;
  • Cobertura em túnel;
  • Cobertura automática;
  • Toldo inclinado;
  • Sombreiros.

É uma forma prática, com aplicação rápida e fácil, de possuir um local coberto para o seu carro passar suas horas de inatividade. Quando se fala de toldos e coberturas para a área externa da casa, muitas pessoas logo pensam em um material transparente, para garantir a passagem de luz e deixar o local mais iluminado.

Entretanto, não é recomendado que se use um material cem por cento transparente, pois os raios solares prejudicam o carro e, além disso, todo mundo detesta chegar ao carro e o encontrar quente.

Coberturas de policarbonato

Nesse sentido, a cobertura em policarbonato apresenta vantagens em relação à cobertura de vidro. Esse material aproveita a luz solar, mas não permite a sua passagem completa.

Possuindo proteção contra os raios ultravioletas, que podem degradar e mudar a cor de diversos materiais, ela é a opção mais segura para os carros.

Além disso, o desempenho térmico do policarbonato é muito conhecido e apresenta vantagens. Afinal, não há nada pior do que chegar ao seu carro e o encontrar quente e desconfortável.

Não existe apenas um tipo de Cobertura de policarbonato para garagem. As chapas desse material podem ser alveolares, refletivas ou compactas. As alveolares possuem a aparência do vidro canelado, algo que lembra uma colmeia de abelhas.

As refletivas são as citadas anteriormente, ideias por proteger os veículos, ou quaisquer materiais sob elas, dos nocivos raios ultravioleta. Já as compactas são chapas de maior espessura, o que reduz a passagem de luz e a transmissão de calor.

Toldos

Um erro de muitas pessoas é pensar nas chuvas, sobretudo as de granito, que agridem muito a superfície do veículo, mas não pensar no radiação solar e nos perigos que ela representa. Não é raro que os carros fiquem com manchas na pintura, por causa da exposição excessiva ao Sol.

Essa situação pode ser aceita quando a garagem da empresa não é coberta e seria inviável optar por uma garagem avulsa. Entretanto, quando a ausência de cobertura está na própria casa, não há desculpas.

Por exemplo, uma alternativa ainda mais barata e prática é o Toldo cortina para garagem. O toldo cortina também é conhecido como toldo vertical ou “de enrolar”, e quando não está sendo usado ica compactado na sua estrutura metálica superior.

É a opção perfeita para quem deseja proteger o carro sem gastar muito, mas não gostaria de perder a luminosidade propiciada pela garagem. Isto é, o toldo só seria montado quando o carro estivesse presente, deixando a área livre por todo o tempo restante.

A mesma vantagem aparece com o toldo retrátil, que pode ser manual ou automático e ter um caimento inclinado ou ser horizontal.

As lonas de toldo são mais baratas que as placas de cobertura, mas também vale apontar que são menos resistentes e podem vir a precisar de manutenção com o passar dos anos.

Uma vantagem decorativa que pode ser apontada nas lonas, é que elas aparecem em diversas cores, com padrões como listras. Ao final, é preciso alertar que ao procurar por Empresas de toldos em sorocaba, o foco deve ser uma empresa que trabalhe com material de qualidade.

O ideal é que as estruturas metálicas sejam resistente à corrosão, o que é possível com o uso de metais galvanizados.

Caso não se queira desembolsar o capital necessário, para um material melhor, pode-se optar por aplicar produtos sobre as estruturas, voltados para lhes conferir impermeabilização, como é o caso do verniz.

Mas se deve lembrar de retocar anualmente. No mais, procure uma cobertura ou toldo que atenda às suas preferências estéticas, informe-se sobre os gastos a longo prazo e garanta que seu carro será tratado como merece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *