Recentemente, arquitetos com clientes mais modernos e sem medo de ousar têm apresentado ao público projetos de residências baseados totalmente em contêineres.

O uso do container habitável como matéria-prima para construções tem se popularizado nos últimos anos. Essa técnica, afinal, traz uma série de vantagens a quem opta por ela, tais como:

  • Sustentabilidade;
  • Baixo custo;
  • Mais rapidez na obra;
  • Resultado final mais moderno.

Tudo isso é possível pois, apesar de um compartimento do tipo não ser mais adequado para o transporte de mercadorias, o container continua resistente o suficiente para ser empregado em outros fins, como a construção civil.

Como a única alternativa para esse item seria o lixo, trata-se de uma opção sustentável. Devido ao fato de ele consistir na estrutura da edificação, o custo do aproveitamento é baixo, e, o período necessário para o trabalho, alto.

Apesar disso, nem todas as pessoas conhecem as potencialidades oferecidas pelas construções à base de contêineres. Se você é uma delas, continue lendo e confira alguns dos locais e estruturas que podem ser construídos com base neles:

Residências

Com algumas adaptações, como retoques na pintura e a criação de orifícios para uma porta de correr e para janelas, o resultado final costuma ser moderno e fora do comum, perfeito para moradores com esse perfil.

Outra vantagem do uso destes compartimentos para erguer casas é que eles se comportam como estruturas modulares: nesse caso, cada módulo (ou compartimento) pode ser posicionado e combinado com os outros de inúmeras maneiras, de modo que cada imóvel construído com essa técnica é único.

Bares e restaurantes

Quem trabalha no ramo de bares e restaurantes sabe que os clientes não querem simplesmente comer fora: eles normalmente estão em busca de uma experiência.

E o que há de mais diferenciado do que comer ou beber no interior de um estabelecimento feito totalmente com contêineres? Isso faz com que cada vez mais empreendedores do ramo optem por construir seus negócios dessa maneira atípica.

Nesse caso, é preciso que a atenção durante a elaboração do projeto seja redobrada: é fundamental que o ambiente criado seja convidativo.

Por conta disso, recomenda-se investir em itens como a janela blindex, para aproveitar ao máximo a luz do interior, e contar com estruturas hidráulica e elétrica de qualidade, que não deixem nem os funcionários nem os clientes na mão na hora de usá-las, seja para ir ao banheiro ou para acender luzes.

Do mesmo modo, é fundamental que o espaço no interior dos compartimentos seja aproveitado da forma mais eficiente possível, para que as mesas do salão e toda a infraestrutura necessária caibam confortavelmente neles.

Por conta disso, recomenda-se a instalação de itens que não ocupem espaço, como a porta de vidro de correr.

Escritórios

Espaços de trabalho, principalmente de empresas que atuam em segmentos com mais margem para a descontração e a criatividade, podem ser montados no interior de contêineres sem maiores problemas.

Porém, é interessante contar com uma decoração elaborada de modo profissional, que mostre que aquele é um espaço onde atua um estabelecimento sério.

A boa notícia é que, por mais que os móveis, itens decorativos e piso laminado preço sejam altos, o custo de construir com contêineres é bastante reduzido quando comparado a uma estrutura tradicional de alvenaria ou de concreto armado.

Assim, no fim das contas, os investimentos se equilibram, tornando essa opção acessível para boa parte das pessoas.

Piscinas

Em um país majoritariamente tropical como o Brasil, o sonho de consumo de muitas pessoas é ter uma piscina em casa, para se refrescar nos dias em que os termômetros atingirem temperaturas mais altas.

Até então, quem investia nessa estrutura tinha que optar por uma piscina em alvenaria, construída do zero e sob medida, ou por um modelo em fibra, que vem pré pronto e demanda apenas a escavação do terreno para a sua instalação.

Porém, nem todos sabem que, mais recentemente, surgiu outra opção interessante para quem pretende investir nesse item para casa: construi-lo com base em um container.

Por mais que ele possa ser instalado de modo semelhante à piscina de fibra, esse item proporciona um efeito mais interessante quando é instalado de forma elevada, mostrando que ele é feito a partir de um compartimento.

Para que ele proporcione um apelo ainda mais moderno, recomenda-se trocar parte de suas paredes por vidro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *