quarto

A decoração é um componente fundamental para os espaços, pois traz personalidade, fluidez e organicidade do ambiente. Um dos espaços que muitas vezes são deixados de serem pensados são os quartos para crianças.

Isso acontece porque muitas pessoas acham difícil pensar em quarto planejado para crianças e acabam caindo nos clichês. Porém, esse ambiente é essencial para o desenvolvimento dos pequenos.

Neste sentido no presente artigo abordaremos dicas de como decorar um quarto infantil, e também sobre um modelo de quarto que vem ganhando espaço cada vez mais: o quarto montessoriano, por terem componentes que variam como papel de parede vinilizado infantil e permitem a educação delas.

3 dicas para decoração de quarto infantil

A decoração de um quarto infantil é fundamental para que a personalidade da criança seja expressa, e por isso é preciso que se tenha componentes de criatividade que se alinham com organização e estética.

Para que essa combinação seja possível, abaixo abordaremos três dicas que podem ser usados para compor um quarto infantil bonito.

1. Trabalhe com as cores

As cores são essencial para os quartos e podem ir além do tradicional rosa e azul. Ouse nas cores das cortinas persianas para quarto, nas paredes e até mesmo no teto. É aconselhável mesclar tons pastéis com cores mais fortes, criando um contraste bonito e atraente.

Também é possível fazer uma combinação de cores mais atemporais como branco, bege e cinza claro, e quando as crianças crescerem podem manter a mesma cor ou mudar, caso for o caso.

2. Invista nos móveis

Os móveis são fundamentais para garantir o conforto das crianças e bebês. Assim, não compre móveis muito grandes, nem muito pequenos, mas que seja ideal para os pequenos.

Busque também móveis reguláveis como mesas e cadeiras, para que acompanhem crescimento das crianças.

Móveis com linhas retas são mais fáceis de harmonizar com elementos decorativos como sanca de gesso, e também de encaixar nos espaços.

Portanto, observe o tamanho dos seguintes móveis:

  • Camas;
  • Cômodas;
  • Penteadeiras;
  • Mesas laterais.

3. Valorize a iluminação

As luzes devem ser valorizadas em um quarto infantil. Assim, é aconselhável que as janelas não sejam obstruídas com móveis, e indica-se o uso de cortinas leves e claras, que asseguram a entrada da luz natural no quarto.

Já quando falamos da luz artificial é importante focá-las em pontos importantes, como nas cabeceiras e guarda-roupas, e também para iluminar o quarto de maneira geral dando valorização a estética do papel de parede 3D presente.

Essas três dicas são fundamentais para o desenvolvimento de uma decoração adequada e bastante agradável nos quartos infantis.

Segurança para quarto infantil

Um ponto fundamental para que o quarto infantil seja um ambiente agradável e confortável é a atenção à segurança. Isso porque as crianças precisam estar protegidas de acidentes dentro do próprio quarto.

E para isso, são usados alguns componentes como o protetor de porta, por exemplo, este componente evita que as crianças machuquem os dedos no vão das portas.

Podem ser usados também os protetores de tomadas, que no geral, é uma pequena peça que se encaixa na saída de energia (tomada), evitando que as crianças coloquem os dedos e sofram choques.

Tem também os protetores de quinas, que são usados nas beiradas dos móveis, evita acidentes dos pequenos em superfícies pontiagudas.

Assim como, revestimentos antiderrapantes, que são aplicados nos pisos para evitarem quedas e machucados. Devem ser colocados, principalmente, quando for feito a reforma piso de madeira.

Quarto montessoriano

O quarto montessoriano é um quarto para crianças e bebês e recebem esse nome por ser baseado em uma metodologia de ensino de uma educadora italiana conhecida como Maria Montessori, em 1907.

Esse método prioriza a autoeducação, assim, um quarto montessoriano é decorado e mobilado com elementos na altura das crianças, fazendo com que seja estimulado a explorar o espaço.

Assim, ao invés de camas altas, são usados colchões no chão fazendo com que tenham liberdade de deitar, sentar e ficar na cama quando quiserem.

Os brinquedos devem estar espalhados pelo quarto de modo que possam pegá-los a vontade, despertando interesse. Os especialistas indicam um rodízio da disposição desses brinquedos a cada quinze dias.

São elementos de um quarto montessoriano:

  • Espelho;
  • Barra fixa na parede;
  • Tapetes;
  • Armários baixo.

Assim, vimos que para a composição de um quarto infantil agradável e confortável e que estimulam a educação é importante a atenção aos detalhes e o cuidado, pois, só assim, as crianças se desenvolverão de forma plena e adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *