A segurança em um estabelecimento é importante para todos e tem sido cada dia mais a prioridade dos projetos de obras e construção. Mas além de prover um ambiente mais seguro para todos e para a estrutura dos espaços é preciso deixá-lo preparado com equipamentos e pessoas devidamente treinadas para agir nessas situações de risco.

Ou seja, o projeto de segurança é composto por alguns elementos que juntos podem promover um espaço mais confiável e tranquilo, principalmente para as pessoas que passam a maior parte do seu tempo neles, como ocorre nos estabelecimentos no qual as pessoas trabalham.

Além disso, nos espaços corporativos a segurança do trabalho, principalmente no Brasil, é obrigatória e regida por normas, regulamentos, decretos e leis que precisam ser seguidas a fim de gerar um espaço melhor a todos que lá transitam.

Estrutura segura

A segurança no trabalho é responsável por melhorar não apenas processos, mas também as estruturas a fim de torná-las seguras a todos, por isso são profissionais devidamente treinados e capacitados para a função.

Quanto as estruturas, elas são responsáveis por solicitar e verificar a instalação de sistema de combate a incêndio a fim de assegurar que foram realizados de forma correta e segura e que estão funcionando devidamente, para que caso seja necessário o seu uso não ocorram sustos ou imprevistos.

Além disso, há outros equipamentos e sistemas eletrônicos que podem ser usados para auxiliar os profissionais em situações de emergia ou incêndio.

Aqui estamos falando dos alarmes de incêndio, que nas fábricas e empresas são instalados em diversos pontos e são comandados por uma central de alarme a fim de ter mais controle e organização para verificação e manutenção dos mesmos.

Mas esses são os equipamentos que foram desenvolvidos com o passar do tempo e avanço das tecnologias. Além desses, há outros que também são importante para controlar e organizar o caos que pode ocorrer em situações de risco. Sendo eles:

  • Extintor de incendio;
  • Gerador;
  • Saída de emergência;
  • Hidrante;
  • Mangueiras.

Cada um desses equipamentos são importantes, o gerador é o responsável por deixar o local iluminado e não acentuar a sensação de pânico e desespero quando há a queda de energia ocasionada pela situação de risco, além de ajudar na identificação de saídas de emergências.

O extintor serve para controlar o incêndio que pode ser causado por diversas formas, também por isso há algumas modalidades de extintores que podem ser usados para cada tipo de incêndio. Por isso o treinamento de uma equipe é importante, pois ela conseguira identificar a causa do incêndio e usar o extintor correto.

Segurança no trabalho

Assim, além dos equipamentos e profissionais o treinamento da equipe é de extrema importância. Uma das normas de segurança do trabalho é que seja criada uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida como CIPA.

Nessa comissão os trabalhadores são orientados para saberem agir em situações de risco, há curso de combate a incêndio que ensina como agir e com identificar os riscos que possam ocasionar os incêndios e principalmente como preveni-los, contribuindo para a segurança do trabalho de todos os outros colaboradores.

Além desse, há outros cursos e treinamentos que são passados com o objetivo de prevenir acidentes.

Assim, essa equipe contribui com a segurança e controle dos equipamentos que possuem data de vencimento ou precisam ser reabastecidos como o processo de recarga de extintores SP, que precisa ser acompanhado e controlado para que possa ser utilizado em situações de emergência.

Com toda a estrutura equipada, com os acessórios colocados em locais estratégicos e de forma correta e com uma equipe de profissionais capacitados e treinados para identificar, controlar, prevenir e agir em situações de risco é possível que a empresa crie uma boa rede de proteção a todos os colaboradores e pessoas que ficam ao entorno desses locais.

Com isso, ao promover um ambiente seguro aos seus colaboradores as empresas conseguem também promover um ambiente em que os colaboradores se sintam mais protegidos e assim conseguem produzir mais e melhor.

E, principalmente, contribuem para a formação de uma imagem positiva da empresa que se preocupa não apenas com os resultados, mas também com a sua equipe e com o bem-estar físico, mental e até mesmo social de todos os colaboradores.