casa

Às vezes, a ideia de reformar a casa aparece. Morar no mesmo local durante muito tempo pode acabar nos enjoando. Além disso, móveis e itens de decoração se desgastam e saem de moda.

Para ajudar a decidir como fazer para decorar a sua casa e deixá-la aconchegante de novo, separamos algumas dicas de decoração que são tendência e podem mudar completamente o visual de um ambiente.

1. Restaurar o piso

Uma das coisas que mais altera o visual de um lugar é o piso, principalmente se ele for de madeira. Por isso, a restauração de piso de madeira é uma forma fácil e eficiente de melhorar a decoração de um ambiente.

Isso porque o piso de madeira, principalmente a maciça, se desgasta com o tempo, dando a impressão de velhice e descuidado.

Para essa restauração, ocorre a raspagem e a aplicação de uma nova camada de resina. Caso seja interessante, é possível colocar o piso laminado de madeira, que tem a vida útil bem longa também. Mas restaurar acaba tendo um custo bem menor.

Sendo assim, as vantagens de optar por essa atitude são:

  • Não é preciso gastar com trocas;
  • É possível pintar;
  • Embelezamento do material;
  • Aumento da vida útil.

2. Fazer decorações de gesso

Outra forma que tem sido muito utilizada é a instalação de gesso, principalmente no teto. Por ser um material extremamente moldável, a placa de gesso acaba sendo bastante utilizada quando a ideia é realizar espaços personalizados e decorados. O nome dessa decoração é sanca.

As sancas de gesso trazem uma aparência moderna e elegante ao local. Pelo custo do material ser baixo, acaba sendo uma escolha simples de ser feita. Para isso, contratar os serviços de uma empresa de forro de gesso é o ideal.

Inclusive, existe mais de um tipo de sanca de gesso: a sanca aberta, fechada e invertida. No primeiro caso, ela é feita com um espaço aberto e muito utilizada para iluminação indireta.

No segundo, ela é feita sem nenhuma abertura. Por último, a sanca invertida também tem aberturas, mas em suas laterais.

3. Fazer móveis planejados para a casa

Encomendar moveis planejados também é uma ótima forma de renovar o ambiente. Hoje, é possível fazer todos os tipos de móveis dessa forma, de acordo com a personalidade dos moradores e com o tamanho do ambiente.

Aliás, essa é a maior vantagem de escolher fazer móveis planejados: a otimização do espaço.

Com essa opção, espaços pequenos são utilizados da melhor forma possível, evitando que o local pareça apertado. Um exemplo disso é o closet planejado preço.

Independentemente do tamanho do espaço utilizado para essa finalidade, com um bom planejamento é possível fazer um local bonito e aconchegante.

4. Renovar as paredes

Assim como os pisos, a parede é outro local que, se modificada, muda todo o ambiente da casa. Por isso, quando se quer alterar poucas coisas, é indicado mudar a cor da parede.

Cores alegres ou desenhos são algumas das opções que podem ser escolhidas. Além disso, alterar as paredes é uma atividade com custo baixo.

Renovar a pintura das paredes também deixa o ambiente mais moderno e com cara de novo. E não são só as tintas que podem ser utilizadas para essa finalidade.

Adesivos também podem fazer uma grande diferença, principalmente quando utilizados com sabedoria. Inclusive, é possível até personalizar esses materiais, para que fiquem da forma desejada.

5. Apostar em objetos de decoração para casa

Por fim, chegamos aos objetos de decoração. Eles são a forma mais fácil de modificar um local. Além disso, são também a parte mais barata de toda a reforma.

Apenas um objeto diferenciado pode alterar todo o ambiente da casa. Vasos, quadros, almofadas e outros itens podem ser inseridos nessa partes.

É muito comum utilizar objetos coloridos para dar a cor do local. Apostar em móveis, pisos e paredes neutros pode ser uma boa ideia nesse caso.

Assim, toda vez que a vontade de mudar aparecer, é possível trocar os objetos e as posições dos itens para que se tenha um novo espaço.

Existem objetos para todos os gostos: minimalista, histórico e até infantil. O que importa, na verdade, é se sentir bem na nossa própria casa. As decorações e a forma como tudo é encaixado tem grande parte nisso. Então, por que não mudar?