Para a facilitação dos processos de transporte e armazenagem de cargas, muitas vezes são usadas empilhadeiras. As empilhadeiras são máquinas de carga e descarga de mercadorias posicionadas em paletes. Os paletes, por sua vez, são bases especiais, geralmente de madeira, que têm locais apropriados para o encaixe das palhetas na empilhadeira. As empilhadeiras são máquinas geralmente operadas por um profissional, e têm a capacidade de carga muito mais alta que a de um ser humano. Podem ter uma capacidade de carga de 1000 kg a 16000 kg e altura de até 14 metros.

As empilhadeiras são muito utilizadas por tornar muito mais rápido e prático o manejo de carga

Empilhadeiras são fabricadas em diversos modelos, sendo que os tipos mais usados em centros de distribuição e galpões fechados são as empilhadeiras de combustão em gás liquefeito (GLP), assim como as elétricas. E ainda existem acessórios para adequar elas ao trabalho específico e aumentar, assim, sua capacidade. Elas podem ser usadas em:

  • Armazéns;
  • Depósitos;
  • Fábricas;
  • Aeroportos;
  • Portos;
  • Supermercados.

Existem diversos modelos, alguns deles são: manuais, de combustão, elétricas e portuárias. E podemos separá-las em 6 classes:

1- Equipamentos frontais elétricos, com formato parecido com as de combustão, mas movidos a bateria tracionária.
2- Linha elétrica de armazém: uma empilhadeira retrátil, que seleciona pedidos, e é um tipo de empilhadeira trilateral.
3- Transpaleteiras e empilhadeiras patoladas: por ter dimensões menores, são conhecidas como linha júnior, entre os fabricantes.
4- Motor à combustão com pneus tipo cushion, não maciços.
5- Motor à combustão com qualquer tipo de pneus.
6- Rebocadores: muito usados em campos de futebol, golfe, aeroportos e lugares que necessitam de transporte de materiais e pessoas.
7- Hidráulica manual: que não necessita de motor.

Podemos separar de acordo com os seguintes tipos também:

Elétricas

Empilhadeiras usadas geralmente em locais fechados. São equipamentos, que por suas características operacionais, se tornam muito versáteis. Muito usados em depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas. Geralmente são equipamentos compactos e isto facilita sua operação por entre corredores estreitos e locais apertados. Possuem uma torre de elevação alta que aumenta a possibilidade de armazenagem em prateleiras. Seus motores são movidos à energia elétrica, armazenada em bateria tracionária (maioria de 48v). O motor elétrico possibilita que ela seja silenciosa, e isto faz a diferença principalmente em locais fechados, já que muitos ruídos altos podem prejudicar a produtividade e a saúde. Geralmente elas possuem um alto grau de giro sobre o próprio eixo.

Manuais

Existem vários modelos. Mas seu grande diferencial é permitir que o operador possa operá-las em pé, segurando o timão ou sobre o equipamento.

Combustão

Usadas principalmente em áreas abertas, como pátios. São as empilhadeiras GLP, à diesel ou gasolina. Geralmente tem um porte maior e podem aguentar cargas maiores também.

Portuárias

Equipamentos bem mais robustos, próprios para grandes cargas e transporte de contêineres. Usada para carga e descarga de navios.

A produção de ruídos é um fator a se pensar quando se trabalha em um ambiente fechado

As empilhadeiras podem ser usadas em oficinas também, já que são fáceis de operar e possuem uma capacidade grande de levantar carga. Podem ser usadas para carregar motores e outros componentes pesados, presentes nas oficinas mecânicas.

Quando se fala de empilhadeiras, não necessariamente, é preciso comprar um equipamento. Há situações em que se pode apenas alugar. Para situações únicas, ou que exigem a máquina por um tempo determinado, o aluguel de empilhadeira pode ser uma opção econômica, já que evitará o gasto de compra do equipamento, que é maior. Além disso, ao se comprar um equipamento, existe a preocupação com o cuidado e manutenção, dessa forma, quando se compra uma empilhadeira deve-se atentar ao uso do combustível, manutenção e troca de peças. Mas ao realizar a locação, a responsabilidade fica sobre a empresa locadora. O aluguel de transpaleteira e empilhadeira, ainda pode estar associado com a contratação dos serviços de operador também, para que não seja necessário contratar um novo funcionário, ou submeter os funcionários a um treinamento específico. Os tipos de empilhadeira para alugar são diversos, tudo depende da necessidade.

Seja para alugar ou comprar, empilhadeiras têm diversas funções e usabilidades, e podem facilitar e acelerar muito o serviço, aumentando a produtividade e diminuindo o desgaste dos funcionários. Um serviço feito de maneira efetiva, afeta na dinâmica do ambiente e até na disposição dos funcionários. O importante é ter o planejamento correto, para não acabar tendo gastos desnecessários, e um bom equipamento parado, sem uso, desvalorizando em seu estoque.